Intertextualidade Discursiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Advertisements

INTERTEXTUALIDADE.
CANÇÃO DO EXÍLIO Gonçalves Dias.
CANÇÃO DE EXILIO Gonçalves Dias
Figuras de Linguagem - Sintaxe -
As relações entre os textos
Seja Líder De Si Mesmo.
AULA 12 ENUNCIAÇÃO E DISCURSO I TEXTO, CONTEXTO E INTERTEXTO
INTERTEXTUALIDADE Prof° Estefan Adaptado.
COMO VAI VOCÊ COMO VAI VOCÊ.
GOSTO MUITO DE VOCE !.
Uma declaração de amor à você...
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Intertextualidade.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
INTERTEXTUALIDADE. INTERTEXTUALIDADE INTERTEXTUALIDADE É uma interação entre textos, um “diálogo” que se dá entre eles. A intertextualidade está ligada.
Textualidade.
Intencionalidade Discursiva
INTERTEXTUALIDADE.
Intertextualidade discursiva
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
A partir do próximo amanhecer
Como é grande o meu amor por Você
Outros slides em carmenligiapoetisa no
Composição : Édson Arantes do Nascimento "Pelé"
GOSTO MUITO DE VOCÊ!!!.
Conceito e características
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
EM SANTIDADE, EM SANTIDADE, EM SANTIDADE SOBRE A TERRA EU DEVO ANDAR EM SANTIDADE, EM SANTIDADE, EM SANTIDADE, TUA GRAÇA POSSO ALCANÇAR E ROMPER COM AS.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
CAP.7 Intertextualidade Discursiva
“MÃE... MINHA CRIANÇA ” Vendo você mãezinha penso nos mistérios desta doença, Alzheimer. Quem na vida nunca passou pela saudade dos tempos de criança?
Intertextualidade Metalinguagem.
O QUE É VIVER BEM? RUTH JACOBSEN CLICAR.
Denotação e Conotação Intertextualidade Metalinguagem.
Interdiscursividade e Intertextualidade
SEGURANDO UM AO OUTRO A dedicada enfermeira, sobrecarregada com tantos pacientes a atender, viu um jovem entrar no quarto e, inclinando-se sobre o paciente.
Eu sou um poeta.
INTERTEXTUALIDADE Para entender o que é o conceito de "intertextualidade", um exemplo divertido. O jogo do "não confunda": · Não confunda "bife à milanesa"
NOÇÕES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Intertextualidade discursiva
Linguagens e Códigos Língua Portuguesa PASTICHE
CANÇÃO DO EXÌLIO GONÇALVES DIAS.
SOBRE LEITURA Percepção do dito e do não-dito
COMO COMBINAMOS AS PALAVRAS DA LÍNGUA??
SIM. É CLARO QUE VOU LHE DESEJAR UM FELIZ NATAL...
Vampiro (Caetano Veloso)
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO
A casa do fim da Rua Vocês conhecem a história dessa casa? Era um dia tranquilo, estava voltando da escola com meus amigos. Que casa?
EP 08 – Páginas 44 a 49 TÍTULO, PARÁGRAFO E TÓPICO FRASAL TÍTULO: Uma espécie de Cartão de Visitas. É a possibilidade de se imprimir ao texto traços próprios.
EDUCAÇÃO INFANTIL Arte nas Festas juninas PROF. LETICIA JUNHO/2012.
História de amor.
Sonhadores Osho. Sonhadores Osho Música Silk road Kitaro.
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
Intertextualidade Equipe: Professora: Maria Aparecida César Amorim
 Hoje eu estava aqui no meu canto, pensando na vida, quando resolvi conversar com aquele amigo que está sempre ao nosso lado o Anjo da Guarda: - Meu querido.
AMIGO ROBERTO CARLOS.
Grande Chicão, fique com Deus!
A eterna relação entre textos
A Terra é sem vida, e nada Vive mais que o coração
LITERATURA.
Equipe:Daniel Danilo Elias Lacerda Felipe Louriel Renato
SOBRE MIM.
VOCÊ PASSOU Nem me lembro quanto tempo faz, que já não a vejo mais.
Naja Slides A MINHA HISTÓRIA JOSÉ AUGUSTO
Mudança de Atitude Certo dia desses uma senhora chegava à casa de uma das consultas médicas e disse aos familiares: - Pedi franqueza ao meu médico, pedi.
Português Professora: Patrícia Portela. INTERTEXTUALIDADE.
Transcrição da apresentação:

Intertextualidade Discursiva Prof.ª Marcelle Pimentel

INTERTEXTUALIDADE Um texto faz alusão a outro texto, sendo este retomado ou aludido. Referência explícita ou implícita de um texto em outro. Diálogo entre um texto original e um texto novo, o qual produzirá novos sentidos. Vale lembrar que a identificação de outros textos em uma composição varia de acordo com o conhecimento de mundo de cada um.

PROVÉRBIOS “Uma boa noite de sono combate os males” “Quem espera sempre alcança” “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço" “Pense, antes de agir” “Devagar se vai longe” “Quem semeia vento, colhe tempestade”

BOM CONSELHO (CHICO BUARQUE) Bom Conselho Ouça um bom conselho Que eu lhe dou de graça Inútil dormir que a dor não passa Espere sentado Ou você se cansa Está provado, quem espera nunca alcança Venha, meu amigo Deixe esse regaço Brinque com meu fogo Venha se queimar Faça como eu digo Faça como eu faço Aja duas vezes antes de pensar Corro atrás do tempo Vim de não sei onde Devagar é que não se vai longe Eu semeio vento na minha cidade Vou pra rua e bebo a tempestade (Chico Buarque, 1972)

TÉCNICAS DE INTERTEXTUALIDADE PARÁFRASE - Na paráfrase as palavras são mudadas, porém a ideia do texto é confirmada pelo novo texto, a alusão ocorre para atualizar, reafirmar os sentidos ou alguns sentidos do texto citado. É dizer com outras palavras o que já foi dito.  Texto Original Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá, As aves que aqui gorjeiam Não gorjeiam como lá. (Gonçalves Dias, “Canção do exílio”). Paráfrase Meus olhos brasileiros se fecham saudosos Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’. Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’? Eu tão esquecido de minha terra… Ai terra que tem palmeiras Onde canta o sabiá! (Carlos Drummond de Andrade, “Europa, França e Bahia”).

TÉCNICAS DE INTERTEXTUALIDADE PARÓDIA - A paródia é uma forma de contestar ou ridicularizar outros textos, há uma ruptura com as ideologias impostas e por isso é objeto de interesse para os estudiosos da língua e das artes. Ocorre, aqui, um choque de interpretação, a voz do texto original é retomada para transformar seu sentido, leva o leitor a uma reflexão crítica de suas verdades incontestadas anteriormente, com esse processo há uma indagação sobre os dogmas estabelecidos e uma busca pela verdade real, concebida através do raciocínio e da crítica.

EXEMPLO DE PARÓDIA TEXTO ORIGINAL Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como os de lá. (“Canção do exílio”, de Gonçalves Dias).

PARÓDIA Minha terra não tem palmeiras... E em vez de um mero sabiá, Cantam aves invisíveis Nas palmeiras que não há. Minha terra tem relógios, Cada qual com a sua hora Nos mais diversos instantes... Mas onde o instante de agora? Mas onde a palavra “onde”? Terra ingrata, ingrato filho, Sob os céus da minha terra Eu canto a Canção do Exílio! (Mário Quintana)

pastiche É definido como obra literária ou artística em que se imita abertamente o estilo de outros escritores, pintores, músicos, etc. Não tem ,contudo, função de satirizar,criticar a obra de origem,diferindo,assim, da paródia. Modernamente, o pastiche pode ser visto como uma espécie de colagem ou montagem, tornando- se retalhos de vários textos.

Quadrilha(Drummond) João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história

QUADRILHA DA SUJEIRA(Ricardo Azevedo) João joga um palitinho de sorvete na  rua de Teresa que joga uma latinha de  refrigerante na rua de Raimundo que  joga um saquinho plástico na rua de  Joaquim que joga uma garrafinha  velha na rua de Lili.  Lili joga um pedacinho de isopor na  rua de João que joga uma embalagenzinha  de não sei o que na rua de Teresa que  joga um lencinho de papel na rua de  Raimundo que joga uma tampinha de  refrigerante na rua de Joaquim que joga  um papelzinho de bala na rua de J. Pinto  Fernandes que ainda nem tinha  entrado na história.