Adjunto Adnominal X Complemento Nominal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

TERMOS RELACIONADOS A NOMES
TERMOS RELACIONADOS AO NOME
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Adjunto adnominal, aposto, complemento nominal e vocativo
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Português Professora: Pollyanna Mattos Professora Pollyanna Mattos 1.
AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
As sugestões foram recolhidas rapidamente.
Revisão – termos da oração
Língua Portuguesa Complemento Nominal Fátima Liporage.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
(que, quem, qual, onde, cujo)
Classe Gramatical da palavra QUE
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
ADJUNTO ADNOMINAL Adjunto adnominal é o termo que caracteriza e/ou define o nome sem intermediação de um verbo. As classes de palavras que podem desempenhar.
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
COMPLEMENTO NOMINAL Complemento nominal, em análise sintática, é um termo integrante, referente a substantivo, adjetivo e advérbio, que completa o sentido.
Gramática da Sapatilha
Complemento Nominal e Adjunto Adnominal
Análise Sintática.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
Frase - Oração - Período
Sintaxe.
COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Adjunto Adnominal Definição: termo que modifica o sentido do substantivo, qualificando-o, especificando-o, determinando-o ou indeterminando-o.
8ª série/9º ano Prof.ª Cláudia Leal Keller
Termos Associados ao Nome
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
Análise Sintática Parte 2.
REVISÃO: PERÍODO SIMPLES
Escola Superior Madre Celeste
Complemento Nominal e Adjunto Adnominal
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
OS TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
Funções sintáticas Constituintes do predicado
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
Orações Subordinadas Substantivas
ADJUNTO ADNOMINAL E PREDICATIVO
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
Adjunto adnominal Adjunto adverbial
REVISÃO: 1ª AULA Período Simples.
Prof.ª irlane Araújo.
PAUTA – 16 / 9 / 14 Oração subordinada substantiva – pág. 25
Pré-vestibular Quilombo Ilha
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
TERMOS RELACIONADOS AO NOME PROFª.: ALINE BERNAR MATÉRIA: GRAMÁTICA.
Diferenças entre complemento nominal e adjunto adnominal
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Resumo Assuntos estudados
Funções morfológicas da partícula que
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
PAUTA – Oração subordinada substantiva – pág. 25 Exercícios.
A DJUNTO A DNOMINAL X C OMPLEMENTO N OMINAL. D IFERENÇAS 1ª - o complemento nominal se liga a substantivos abstratos, a adjetivos e a advérbios; o adjunto.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
Principais diferenças entre complemento nominal e adjunto adnominal
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Transcrição da apresentação:

Adjunto Adnominal X Complemento Nominal

Adjunto adnominal Adjunto adnominal é o termo que caracteriza e/ou define o nome sem intermediação de um verbo. As classes de palavras que podem desempenhar a função de adjunto adnominal são adjetivos, locuções adjetivas, pronomes, numerais e artigos. Ele é uma expressão que acompanha um ou mais nomes, conferindo-lhe um atributo. Trata-se, portanto, de um termo de valor adjetivo que modificará o nome a que se refere. Os adjuntos adnominais não determinam ou especificam o nome. Eles apenas conferem uma nova informação ao nome e, por isso, são chamados de modificadores.

Exemplos No desfile, duas meninas vestiam calças e camisetas verdes. O jogo de futebol foi suspenso até segunda ordem. O espetáculo coreográfico foi suspenso até segunda ordem. O passeio era demorado e filosófico. Nosso velho mestre sempre nos voltava à mente. O menino comprou dois carros. O primeiro sutiã nunca se esquece

Confusão com predicativo É importante notar que o adjunto adnominal pode estar em qualquer parte da oração e dá uma característica constante ao substantivo. Já o predicativo só se encontra no predicado, e dá uma característica momentânea ao substantivo. Podemos diferenciar um do outro substituindo a estrutura sintática por -o, -os, -a, -as. Veja os exemplos: Busquei o caderno velho. Busquei-o.

Atenção!!! Note que a estrutura o caderno velho pode ser substituída por -o. Isso caracteriza o adjunto adnominal. Considero sua decisão triste. Considero-a triste . Note que a estrutura sua decisão triste não pode ser substituída inteiramente, caracterizando o predicativo, que nesse caso é o predicativo do objeto, pois se refere ao substantivo decisão.

Confusão com complemento nominal É comum as pessoas fazerem confusão ao tentar classificar essas estruturas sintáticas. Uma dica é: sempre notar que o adjunto adnominal só trabalha para o substantivo (concreto ou abstrato), enquanto o complemento nominal pode trabalhar para o substantivo abstrato, adjetivo e advérbio. Quando uma estrutura que se está em dúvida quanto sua classificação estiver trabalhando para um adjetivo ou advérbio, certamente será complemento nominal.

Fique de olho!! Quando a estrutura estiver relacionada a um substantivo, basta olhar se este substantivo "existe" sem o auxílio de um complemento. Se existir, a estrutura é classificada como adjunto adnominal, se não, complemento nominal

Exemplos necessidade de atenção – note que necessidade não "existe" sem o complemento de "de atenção". Isso caracteriza o complemento nominal; chuva fria – note que chuva "existe" sem complemento, fria pode ser retirado, sem alterar o significado do substantivo. Isso caracteriza o adjunto adnominal.

E... Até que enfim aprendi!!!!