Capítulo 7 México: um país latino-americano integrante do Nafta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
N.A.F.T.A..
Advertisements

A América Pré-Colombiana
TRANSFORMAÇÕES DA ECONOMIA BRASILEIRA PARTE I HISTÓRIA RECENTE
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012.
Estudante: GRAZY NAFTA E ALCA PROFESSORA:MARIA DE LOURDES
MÉXICO.
América Latina: países de industrialização tardia
AMÉRICA LATINA.
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
Aumento de produtividade e exportações agrícolas
Revolução Mexicana.
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
1 - A REVOLUÇÃO MEXICANA (1911):
Correção da Prova 4° Bimestre.
Obstáculos ao Desenvolvimento
Balanço da Atuação do Governo
Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
Prof. José Victor GayLussac
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
CANADÁ.
MÉXICO.
MEGA BLOCOS II.
Capítulo 7 Debatendo questões da população europeia
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
MÉXICO: PROSPERIDADE E MISÉRIA
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA
Da queda da monarquia à formação da URSS.
DIREITO ECONOMICO Polis POLITICA DIREITO ESTADO MONOPOLIZADOR
Capítulo 22 – Os países emergentes
ENCARGOS TRABALHISTAS E PRODUTIVIDADE: IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
AMÉRICA.
África: Aspectos Naturais.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
MÉXICO: ENTRE DOIS MUNDOS
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
EUA – SOCIEDADE E ECONOMIA
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
CAPÍTULO 24: CHINA.
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Revisão.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Confederação Asteca.
Produção Econômica da América Latina – parte II
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Japão e Tigres asiáticos
AMÉRICA CENTRAL E ANTILHAS
a) substituição de importações por similares nacionais.
SITUAÇÃO ATUAL DE SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA.
América Latina.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA
CANADÁ E MÉXICO.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Da queda da monarquia à formação da URSS.
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
A REVOLUÇÃO MEXICANA DE (1910)
Rússia e Europa Oriental
Industrialização Brasileira
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A CRISE MUNDIAL DE ANTECEDENTES:  EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.  Produção em larga escala (40% da produção industrial mundial). 
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 7 México: um país latino-americano integrante do Nafta Gabarito 2ª etapa Capítulo 7 México: um país latino-americano integrante do Nafta

Capítulo 7 Leitura complementar 01. Os Estados Unidos utilizam as maquiladoras para melhorarem sua competitividade internacional com os privilégios que lhes foram oferecidos por diversos governos mexicanos. Dentre os privilégios: pagam menos impostos que as empresas mexicanas, utilizam uma força de trabalho muito barata e possuem regulamentações ambientais que nunca são cumpridas

Capítulo 7 Leitura complementar 02. As indústrias "contaminam" a vida dos trabalhadores porque diminuem a qualidade de vida desses operários por meio de exaustivas horas de serviço e de péssimas condições de sobrevivência. Contaminam também a terra e os animais por não cumprirem os regulamentos ambientais, prejudicando a vida que existe próxima a elas.

Capítulo 7 Testando seus conhecimentos 01. a) O Império Asteca se formou a partir de alianças entre líderes de diversas tribos que habitavam na região, a fim de se fortalecerem e enfrentarem ataques inimigos. b) O consumo de milho, pimenta e chocolate, o idioma náhuatl, ainda falado por grande parte dos mexicanos, a utilização de elementos da mitologia asteca na arte e a exploração turística de sítios históricos da cultura asteca. 02. a) Aos Estados Unidos.

Capítulo 7 Testando seus conhecimentos 02. b) Ao interesse de empresas norte-americanas na exploração dos recursos minerais mexicanos, principalmente o petróleo. 03. a) A região norte do México apresenta baixa densidade demográfica. b) A região norte do México é domínio dos climas semi árido e desértico, o que dificulta o desenvolvimento da atividade agrícola.

Capítulo 7 Testando seus conhecimentos 05. A Revolução Mexicana foi uma revolta articulada por pequenos agricultores, sob a liderança de Emiliano Zapata, que tinha como principal objetivo a implementação de uma reforma agrária. Institucionalizada pela Constituição mexicana de 1917, essa reforma reorganizou o espaço rural, de modo que atualmente uma significativa parcela das terras produtivas é ocupada pela agricultura familiar. No entanto, há carência de políticas de investimento no setor, no sentido de incrementar a produtividade desses pequenos agricultores.

Capítulo 7 Testando seus conhecimentos 06.

Capítulo 7 Atividades propostas 01. A principal vantagem é a geração de milhões de empregos, principalmente para as camadas mais pobres da população. No entanto, as maquiladoras pagam baixos salários e são acusadas de irregularidades, como o uso de mão de obra infantil.

Capítulo 7 Atividades propostas 02. Nos anos 1980, por conta da retração dos preços do petróleo, importante item da pauta de exportações mexicanas, a economia do país entrou em crise, acarretando o endividamento do México, que passou a ter nos Estados Unidos seu principal credor. Os norte-americanos passaram, assim, a ter forte influência sobre os rumos da economia e da política mexicana, articulando a implementação de um conjunto de reformas neoliberais, cuja característica mais evidente foi o processo de privatização de estatais. A aproximação se intensificou na década de 1990 com a entrada do México no NAFTA e o aumento expressivo das maquiladoras.

Capítulo 7 Atividades propostas 03. a) Riscos de morte, problemas como falta de alimentação e de lugar para dormir, riscos de ser sequestrado. b) O governo norte-americano tem aumentado a fiscalização na sua fronteira, instalando inclusive sensores embaixo do solo. c) A queda na economia dos Estados Unidos e o aumento da dificuldade em transpassar a fronteira.

Capítulo 7 Atividades propostas 04. A entrada do México no NAFTA tem gerado um desenvolvimento na economia e um crescimento urbano, porém tem gerado uma dependência mexicana em relação à economia dos EUA.