Possibilidades e estratégias de ampliação da oferta de cursos profissionais técnicos de nível médio: encaminhamentos.

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Transcrição da apresentação:

Possibilidades e estratégias de ampliação da oferta de cursos profissionais técnicos de nível médio: encaminhamentos

Institutos/Escolas que responderam ao formulário 1- Estaduais – da BA; MA; MT; PA e SE - 05 CE – 19 MG – 03 PE – 04 PI – 12 PR – 12 RJ – 04 RS – 03 SC – 06 SP – 30 SI – 04

2 – Institutos Federais – 09 AM; PB; PE; RJ; RS; SC e TO – 01 (07) MG – 02 3 – ETSUS – de AL; DF; MA; MG; MT; PA; PE; PI; PR; RN; RR; RS; SE; TO - 14 SP – 04 SC – 02 4 – EF- Universidade Federal – 05 MG – de PI, PR e RN – 03

2- Cursos Oferecidos 1.Técnico em ACSTécnico em ACS 2.Técnico em Análises ClínicasTécnico em Análises Clínicas 5.Técnico em Controle AmbientalTécnico em Controle Ambiental 6.Técnico em EnfermagemTécnico em Enfermagem 7.Téc. em Equip. BiomédicosTéc. em Equip. Biomédicos 9.Técnico em FarmáciaTécnico em Farmácia 10.Téc. em Gerência em SaúdeTéc. em Gerência em Saúde 11. Técnico em Saúde Bucal 12.Técnico em Meio AmbienteTécnico em Meio Ambiente 13.Técnico em Nutrição e DietéticaTécnico em Nutrição e Dietética 14.Técnico em Prótese Dentária 15.Técnico em RadiologiaTécnico em Radiologia 15.Téc. em Segur. do Trabalho 16.Téc em Vigilância em Saúde

Observações: A – em relação aos cursos que são oferecidos: Especializações: TE (CTI, Neonatal, Enfermagem do Trabalho, CC) Cursos em EAD (TE e TVS) Cursos não incluídos no Cat./MEC Técnico Cuidador de Crianças em Creches Técnico Cuidador de Idosos (pré requisito ser AE B - Cursos que já foram ofertados C – Cursos demandados:

O que caracteriza o perfil do aluno Faixa etária média dos alunos: entre anos ( curso de TE: 14 a 18 anos) Em geral, os alunos do(s) curso(s) do eixo ambiente, saúde e segurança já são trabalhadores de serviços da área de ambiente, saúde ou segurança: Não Formação do Professor Licenciados: em letras (português,espanhol); nas disciplinas de formação geral Bacharéis: em Enfermagem, em Ciências da Computação, Psicologia; em odontologia, em biomedicina, em med.veterinária; em farmácia, em serviço social; economia; Especialização e alguns com mestrado

1.Prioridades do SUS para a formação técnica profissional de nível médio Vigilância em saúde Radiologia Hemoterapia Citopatologia Enfermagem Órtese e Prótese Prótese Dentária Manutenção de equipamentos médicos Saúde Bucal Análises Clínicas

Facilidades: procura pelo curso; demanda do mercado; corpo docente Dificuldades: falta de professor; poucas ou falta de unidades de serviços de saúde para os estágios; infraestrutura da Instituição(laboratórios específicos, por exemplo) Sugestões

2 – Possibilidades de parcerias - A - Foco: trabalhador da Rede SUS Eixo da parceria Escola/Instituto com a SGTES Negociação base: CIES/CIB Operacionalização: assessoria da SGTES/ETSUS -B- Foco: clientela aberta Eixo: cursos prioritários SUS