ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Advertisements

QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
Unidade Saúde Vila Ramos
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Prefeitura Municipal de Pedreira
Necessidades Prioritárias para Estruturação dos Serviços
Outros Sistemas de Informações em Saúde
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
Programa de Saúde da Família
Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Saúde AP 5.III Posto de Saúde Prof. Sávio Antunes PSF Antares.
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: construção e fortalecimento da prática profissional no apoio matricial às equipes de SF Prof. Ed.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Alexandro Pinto Cristiano Melo Juliano Melo Luciana Benevides
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
Como funcionam as unidades de saúde da familia
RECURSOS HUMANOS Prof.ª Dr.ª Ana Daniela Silveira.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
UBS REPÚBLICA GRUPO SAÚDE DO HOMEM SAÚDE DO HOMEM Com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina. Em a UBS.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
II Congresso de Secretarias Municipais de Saúde
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
“Intensificação do cuidado para melhoria da adesão ao tratamento de pessoas com Hipertensão Arterial atendidas na atenção primária: ensaio clínico pragmático”
ESF Integralidade da assistência
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
ÁREA TÉCNICA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ATENÇÃO BÁSICA
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Área Técnica de Alimentação e Nutrição – ATAN
Saúde na comunidade Prof Rodrigo Bueno. Saúde na comunidade A saúde na comunidade deve contar com o apoio de equipe multidisciplinar. A saúde deve estar.
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Gestão da Clínica e Diretrizes Clínicas
SELEÇÃO DE INDICADORES
ESF FALCÃO PEREGRINO - CAJATI RETROSPECTIVA 2014.
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Secretaria Municipal de Saúde de Paula Cândido PAULA CÂNDIDO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER CÉRVICOUTERINO Márcia Helena de oliveira Enfª. ESF.
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
A INSERÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PSF como Porta de Entrada do SUS
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
VISITA DOMICILIAR Tarsila Cunha.
Lílian Rodrigues de Oliveira
SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO
PASA Normas Operacionais Básica. SUS. Aula 2. POLÍTICAS DE ATENÇÃO A SAÚDE DO ADULTO NORMAS OPERACIONAIS DO SUS.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
CRIAÇÃO DO NASF.
Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso Superintendência de Atenção à Saúde Coordenadoria de Atenção Primária.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Equipe Técnica Secretaria Municipal de Saúde

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA A Estratégia de Saúde da Família tem como base o território em que atua. As áreas para atuação são organizadas por bairros na contagem de 3.500 à 4.000 pessoas para o atendimento de 01 Equipe da Estratégia de Saúde da Família.

Ações da Equipe da ESF Consultas médicas; Procedimentos de enfermagem; Visitas domiciliares do profissional médico, enfermeiro, técnico/auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde.

Atividades da ESF Grupos de educação em saúde com portadores de hipertensão arterial sistêmica, Diabetes Mellitus, idosos, gestantes, adolescentes, obesidade, entre outros. Atendimento individual do enfermeiro através de consultas de enfermagem de pré-natal de baixo risco, planejamento familiar, hipertensos, diabéticos, crianças, preventivo de câncer de colo uterino e mama;

Objetivos Específicos da ESF: Democratização de conhecimentos do processo de saúde/doença, da organização dos serviços e da produção social de saúde; Reconhecer a saúde como um direito de cidadania e, portanto expressão de qualidade de vida; Estimular a organização da comunidade para o efetivo exercício do controle social.

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES FUNCIONAMENTO DA EQUIPE Inicio das atividades: das 8:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h. Este horário deverá estar em consonância com os membros da equipe. Os agentes possuem seu horário de trabalho das 8:00 às 12:00hs e das 13:00 às 17:00hs.

ATRIBUIÇÕES DOS ACS Realizar mapeamento de sua microárea; Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro – cadastrar somente as famílias que serão acompanhadas mensalmente; Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco;

ATRIBUIÇÕES DOS ACS Nos casos de visitas domiciliares em que a família não quer receber a visita do agente, este deverá proceder da seguinte maneira: far-se-á três visitas consecutivas, no caso de negação em todas, o agente deverá solicitar assinatura da família em uma declaração que dispensa a visita deste, além de comunicar sua equipe. Tendo a declaração em mãos, o agente voltará a visitar a família a cada 6 meses, a fim de saber se houve mudança na conduta da família frente as visitas.

A Importância das Informações de Saúde As informações de saúde são de extrema importância para o acompanhamento de saúde do território. Informações básicas: diabetes, hipertensão, gestantes, crianças com diarréia e problemas respiratórios, tuberculose, hanseníase, uso de medicamento controlado, etc.

OBRIGADA!