Judaísmo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
Principais características
A RELIGIÃO DE ISRAEL 1) Terminologia: Hebreus= descendentes de Heber, antepassado de Abraão; Israelitas= descendentes dos 12 filhos de Israel,
Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 03.
Os grandes espaços religiosos
Hinduísmo.
Os Hebreus.
história da salvação A História da Salvação
19 de Julho de 2009 Domingo XVI Música: Salmo 22 em hebraico
Nosso Senhor Jesus Cristo Música: Salmo 109 (H. Schütz)
A promessa: descendencia e terra
Religiões Abraâmicas Judaísmo E.B. 2/3 do Couto Mineiro E..M.R.C
ENSINO RELIGIOSO 6º ANO PROFESSOR ALEX SALES
Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
Judaísmo.
Hebreus Localização: Palestina entre a Mesopotâmia e o Egito 2000 a.C
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir na história.
Judaísmo Trabalho de: Alexandre Silva nº1 9ºA Mélanie Costa nº13 9ºA.
28/03/2010 CULTO DE CELEBRAÇÃO.
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
Festas Religiosas Festas tradição cristã: Páscoa e Natal, dia dos mortos, todos os santos etc. Festas hinduístas: Divali e Dussera Festas muçulmana: Id.
Religiões Uma síntese geral.
Hebreus.
Trabalho realizado por: Joana Anacleto Número 15 Ano: 7º Turma: A
Judaísmo Disciplina: educação religiosa moral e católica
O Judaísmo Afonso Henriques 7ºA EMRC 2011/2012.
Islamismo, Judaísmo e Cristianismo
As Religiões Abraâmicas
A História do Calendário!.
O judaísmo Trabalho elaborado por:
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
O Anjo e Maria.
O Judaísmo Trabalho realizado por: Daniel Carvalho Azevedo nº6 7ªA
FELIZ PASCOA Procura-se o Autor. FELIZ PASCOA Procura-se o Autor.
Josias, o Rei Menino..
Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
Estado, Cultura e Sociedade
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
Apresentação de Jesus no Templo
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
TEMAS BÍBLICOS.
Pêssach é um feriado judaico de origem bíblica com oito dias de duração. Marca o nascimento dos judeus como um povo há mais de anos, e também seu.
JUDAÍSMO.
Judaísmo.
COMO SURGIRAM OS DIAS, OS MESES, OS ANOS E OS CALENDÁRIOS?
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
Os Hebreus.
Os Filhos de Abrão ou Abrãao
Hebreus Originários da clã semita de Heber e seus descendentes eram nômades, patriarcal, politeísta, organizado em tribos independentes administradas por.
Judaísmo.
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Hebreus.
O Judaísmo Trabalho elaborado por: Diogo Monteiro Nº8 7ºA
01/09/2007 a 07/09/2007 6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes.
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Hebreus.
Nascimento de São João Baptista 24 de junho de 2012 Música instrumental (2’) da Liturgia judaico-espanhola.
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
Judaísmo.
Judaísmo.
Origem O Judaísmo surgiu no Oriente Médio, há 3500 anos, fundado por Abraão e Moisés. É considerada a primeira religião monoteísta da história, que deu.
Advento    .
Judaísmo.
HISTÓRIA MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS. História – Ciência Humana  Necessidade de documentos históricos: eles comprovam os fatos;  Utiliza dados.
Cultura Judaica.
A Religião Monoteísta dos Judeus. Os hebreus eram pastores nómadas da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,
Os Livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio
Transcrição da apresentação:

Judaísmo

A Origem do Judaísmo 1ª religião monoteísta, começou a 3768 a.C.; Abraão e Moisés Saul,David e Salomão Templo de Jerusalém

Moisés/ Abraão Abraão- Primeiro a receber um chamamento de Deus,estabeleceu com Ele uma aliança,primeiro a tomar a circuncisão como rito hebraico, o seu filho era Isaac, neto Jacob – linha patriarcal de referência ao povo Judeu. Jacob mais tarde foi chamado de Israel por Deus, e teve 12 filhos, que deu origem a 12 tribos do povo judeu; Moisés- Líder hebreu que salvou os descendentes de Abraão, escravizados no Egipto, recebeu de Deus os Dez Mandamentos (Tora) e as Tábuas da Lei.

Saul / David/ Salomão Quando chegaram a terra Prometida,as 12 tribos reuniram-se e Saul foi considerado Rei. Sucessor de Saul, David,de Judá,conquistou Jerusalém que ficou a capital do reino. Deus fizera um pacto com ele, que o reino permanecia na sua linhagem e o Messias viria da sua descendência. Salomão,filho de David,construiu o Templo De Jerusalém onde estaria a Arca Sagrada.

-A 587 a 538 a.C., o Templo foi destruído por um rei babilónio que saqueou Jerusalém e a 538 a.C. Voltou a ser reconstruido por Herodes, judeus voltam a Canaã; -A 63 a.C., Jerusalém foi conquistado por Pompeu e tropas romanas destruiram o Templo. Judeus fugiram para Mediterrâneo e tentaram seguir a sua fé por Sinagogas.

Perseguições Durante a dispersão dos judeus, estes foram exilados na Inglaterra,França, Espanha, e outros países por acusações como envenenarem água,causarem peste negra,foram obrigados ao baptismo e mortos pelos cruzados, queimados no interior de Sinagogas. Outro facto histórico foi o Holocausto na II Guerra Mundial, onde foram mortos cerca de 6milhões de Judeus.

Ramificações do Judaísmo Dispersão por todo o mundo, levando a vários ramos do Judaísmo: Jerusalém Os Sefarditas: Presentes na Europa,mais em Portugal,Espanha, América Do Sul e E.U.A. Influências hispânicas e muçulmanas. Os Asquenazes: Presentes na também na europa, mais em França e Alemanha. Estão ligados mais á cultura cristã. Judaismo Rabinico: Nasceu após a destruição do 2º Templo e ramificou-se por mais 4 meios(ortodoxo,conservador,reformista,reconstrucionista).

Quem é considerado judeu? É considerado judeu todo aquele que nasce de pais judaicos ou aquele que se converteu de acordo com todas as leis do Judaísmo. Conceito da vida/morte – Têm sempre presente a néfesh (alma) varia conforme as ramificações do Judaísmo.

Conceito de Deus Toda a vida depende de um único Deus, e tudo o que é de bom provém desse Deus, é escrito com as letras IHVH que quer dizer em hebraico “eu sou quem sou”, é lido como “Jeová” ou “Javé”, por vezes os judeus nem pronunciam o seu nome, devido a ser um nome poderoso e sagrado, então dizem “o Senhor” ou “o Nome”; Omnisciente – Jeová foi o Criador do Mundo; Omnipresente – Está sempre presente; Omnipotente –Todo-Poderoso, poder ilimitado; É um ser eterno, infinito, tem um total comando sobre a Natureza, é um espírito, não tem corpo;

Costumes culturais e alimentares; Cultura Judaica Os símbolos; Calendário; Costumes culturais e alimentares; Festas; Literatura;

Símbolos Menorah É um candelabro de sete braços(sendo o numero sete o numero da perfeição) feito por Moisés para se colocar no Santuário.

Estrela de David Formada por dois triângulos, um virado para cima e outro para baixo. Este símbolo era cravado nos escudos dos guerreiros do Rei David.

Tora Exemplar manuscrito enrolado em pergaminho, contém a historia desde a origem da vida até á peregrinação dos 40 anos á Terra Prometida, incluindo os 10 mandamentos que Deus deu a Moisés. Em cada cerimónia religiosa, o Tora é lido.

Talmude Obra que contém discussões rabínicas, leis, tradições, costumes, lendas e histórias Judaicas. Contém o Tora. O seu compilador foi Judá Hakkadesch em 200 d.c.

Sidur Nome dado ao livro que contém as orações judaicas – oração da manhã (Shacharit) ; oração da tarde (Minchá); oração da noite (Arvit).

- Templo destinado aos cultos Judaicos, como orações, leituras A Sinagoga - Templo destinado aos cultos Judaicos, como orações, leituras Bíblicas e ritos.

O Muro das Lamentações Única parte que restou do segundo Templo de Jerusalém, destruído a 70 d.C.; Reúne os judeus do mundo para fazerem as suas orações e entregarem os seus pedidos escritos em pequenos papéis e colocados no grande Muro.

O Rabino É o Judeu considerado mais sábio, de uma comunidade, para ensinar e guiar, espiritualmente, os seus fieis. Normalmente são escolhidos pelos lideres da comunidade. Os únicos ritos que o Rabino tem de prestar são o get (divórcio) e situações que exigem a decisão de um tribunal rabínico.

Vestuário Talit Kipá Pequeno chapeu em forma de circunferência, usado como símbolo da religião, um constante temor a Deus, necessidade de honrar Deus a todo o momento. Talit Xale feito de seda,lã ou linho, usado nas orações principalmente nas Shacharit (oração feita pela manhã).

Calendário Judaico Cada mês inicia-se com a lua nova, e começa quando se refere à criação do mundo. Mês Duração Equivalente ao nosso calendário Nissan 30 dias Março –Abril Iyar 29 dias Abril -Maio Sivan 30 dias Maio -Junho Tammuz 29 dias Junho -Julho Av 30 dias Julho -Agosto Elul 29 dias Agosto -Setembro Tishrei 30 dias Setembro -Outubro Heshvan 29/30 dias Outubro -Novembro Kislev 30/29 dias Novembro -Dezembro Tevet 29 dias Dezembro -Janeiro Shevat 30 dias Janeiro -Fevereiro Adar 29/30 dias Fevereiro -Março Adar II 29 dias Março -Abril

Shivá- Sete dias de luto pela morte de alguém próximo. Costumes Culturais: Shabat - Sábado, dia de descanço. Brit Milá- No nascimento de um judeu, ao 8º dia de nascimento fazem-lhe uma circuncisão como símbolo de aliança entre Deus e o povo de Israel. Peiot- Ordena todos os judeus a não rapar as laterais da cabeça. Zeved habat- Boas-vindas aos bebés do sexo feminino. O pai comparece no primeiro shabat depois do nascimento. O Rabino abençoa os pais da menina e é lhe dado o nome. B'nai Mitzvá- Quando uma criança passa a ser maior de idade (Raparigas - 12 anos e um dia. Rapazes – 13 anos mais um dia) Shivá- Sete dias de luto pela morte de alguém próximo. Gastronómicos: Cashrut – Alimento que pode ser ingerido pelos Judeus como couves, vinhos, especiarias, molhos, cerveja e pão. Treif - Alimento que é proibido ser ingerido, como carne de porco,cabrito e vaca, camarão, lagosta, peixes que não possuem escamas e carne com sangue.

Festas Judaicas As festas judaicas têm, em geral, um triplo sentido: além de comemorar um fato histórico e metafísico, comemoram também uma passagem agricola ou natural, como o fim do inverno, etc. Sabath – O Sábado é considerado o dia de descanso, em que ninguém trabalha. É um dia de repouso, oração, meditação e de alegria. Pessach – Comemora a libertação dos judeus da escravidão no Egipto, é comemorada com um jantar cerimonial familiar. Também ligado à natureza como a festa da Primavera. Shavuot – Pentecostes, comemora a entrega da Tora a Moisés no monte Sinai. Realiza-se na Sinagoga a leitura dos Dez Mandamentos (Tora). Sucot- Os judeus relembram o caminho do deserto que fizeram até Canã, os judeus praticantes constroem cabanas em pátios ou varandas, onde vão tomar as suas refeições. Tambem é a festa do fim da colheita, onde os cereais são guardados antes do Inverno. Rosh Hashana – O Ano Novo, é uma auto-reflexão das acções feitas durante todo o ano, fazem rituais com base no arrependimento e no perdão. Iniciam o jejum de 24 horas, onde confessam os seus pecados na sinagoga, pedem o perdão a Deus. Yom kippur – Depois do Rosh Hashana segue-se um dia de Expiação, o dia do perdão.

Língua e Literatura Língua O hebraico (também chamado לשון הקודש Lashon haKodesh ("A Língua Sagrada") ) é a principal língua utilizada no judaísmo utilizado como língua litúrgica durante séculos. No entanto, diversas comunidades judaicas utilizam outros idiomas cuja origem, na sua maioria, surge da mistura do hebraico com outras línguas locais, como o aramaico, dzhidi, judeu-árabe, karaim e ladino. Literatura Os principais livros de escrita judaica são livros religiosos, sendo o mais importante o Tora. Normalmente está sempre implícito o facto de Deus ser eterno. Têm também livros de ética, filosofia, poesia judaica clássica, etc.

Bibliografia http://religioes.home.sapo.pt/judaismo.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Judaismo http://lisboareligiosa.cm-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=38 Nova Enciclopédia Portuguesa, Ediclube, 1996- Volumes 1, 7, 14, 17, 23, 24 e 25. “Guerras e Religiões – Judaísmo”, Novi, Quid; Novas Tecnologias de Informação, Lda; 2002. http://www.judaismo.com.br/siteantigo/interessante/calendar.htm