Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. CORTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Slide Padrão Videoconferência FE - Unicamp
Advertisements

A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
PUC.Goiás VARIÁVEIS ARQUITETÔNICAS
Interpretação de imagens e confecção de mapas
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS
ORGANIZAÇÃO PERCEPTIVA
Introdução aos Princípios e elementos de design
REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS: CORTES E FACHADAS
CENTRO UNIVERSITÁRIO FIAMFAAM Arquitetura e Urbanismo
ALGUMAS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE UM POWERPOINT
CURSO ALTOQI EBERICK NA PRÁTICA
Projeto IV Trabalho 1: Centro Clínico
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
Como Fazer Um Cartaz!.
CURSO DE GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS E URBANOS
Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. FACHADA.
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. Elevação IMPLANTAÇÃO.
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. PLANTA BAIXA.
FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
Praça São Francisco da Glória
Metodologia Visual Tridimensional
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Análise qualitativa de uma Exposição
PARTIDO ARQUITETÔNICO
NOÇÕES DE DESENHO À MÃO LIVRE
Praça São Francisco da Glória
Introdução ao Projeto de Arquitetura
PORTIFÓLIO.
Metodolgia de Elaboração de Projeto Arquitetônico
O desenho Foi a primeira manifestação gráfica, estética e cultural da história da humanidade. È uma das primordiais formas de expressão deixadas pelos.
António Manuel Corado Pombo Fernandes
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS
Percepção PPB Aula.
ELEMENTOS DO DESENHO ARQUITETÔNICO
PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS V
Desenho basico de arquitetura
7ª Jornada Científica da Embrapa Gado de Corte
REPRESENTAÇAO DOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS
A Arte do Antigo Egito Bianca Lobato Carlos Arrelias Evandson Muniz
Metodologia Visual Dyogenes PERCEPÇÃO DA FORMA.
O DESENHO ARQUITETÔNICO
DESENHO ARQUITETÔNICO SEÇÕES OU ELEVAÇÕES DE UMA EDIFICAÇÃO
FALANDO SOBRE ARTE Construção de um glossário ilustrado
Linguagem Visual Raquel Evangelista Silva Oficina de Publicidade e Propaganda.
(A psicologia da Forma)
Componentes da interação humano-computador
PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
ILUMINAÇÃO NATURAL MODELOS EM ESCALA REDUZIDA
PROCESSO PASSO A PASSO EFEITO JEANS. PROCESSO PASSO A PASSO EFEITO JEANS.
PAISAGISMO I AULA 2.
Técnicas de Fotografia Prof. Lucas Alves
Título da apresentação
GESTALT Trata-se da pregnância da forma.
Sec. XX Aproximadamente em 1907
FASES DO DESENHO INFANTIL
Desenho Técnicas de desenho.
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Desenhar espaços. Linhas orientadoras Na fase inicial de um desenho recorre-se habitualmente a linhas orientadoras, ou seja para tactear a posição das.
PROJETO DE EDIFICAÇÕES
Desenho Técnico.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO FIGURA E FUNDO Em todos os estilos artísticos, a forma depende da habilidade e da perceção do artista, mas.
Quanto ao tema (assunto, documento ou arte)
Transcrição da apresentação:

Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. CORTE

- Linha de corte de paredes e estruturas com maior espessura. Aspectos Positivos: - Presença significativa de figura/escala humana, o que confere maior noção espacial. - Presença de cores nos mobiliários, o que proporciona destaque ao layout projetado. - Linha de corte de paredes e estruturas com maior espessura. Aspectos Negativos: - Ausência de hachura do terreno, que deve ser representada em corte segundo as normas técnicas. - Ausência de sombras, o que não evidencia os volumes e não proporciona noção tridimensional. - Ausência de fundo e elementos de entorno, o que prejudica a contextualização. Fonte: http://www.ufjf.br/frederico_braida/files/2011/02/TFGFRED-AG-AF-prancha-03-V00.jpg

Corte: Aspectos positivos: Presença da figura humana, com apenas seu contorno, proporcionando continuidade e leveza ao desenho, e nos dando uma referência de escala Uso de texturas, tornando o objeto arquitetônico mais realístico Uso de cores na vegetação, destacando-as do objeto arquitetônico Aspectos negativos: Ausência da hachura no terreno (Norma técnica) Ausência de skyline e fundo

Corte: Aspectos positivos: Presença da figura humana em uma cor de contraste com o restante da representação Uso de texturas, tornando o objeto arquitetônico mais realístico Uso de transparência para evidenciar o que esta mais próximo, proporcionando mais leveza ao desenho Aspectos negativos: Ausência da hachura no terreno (Norma técnica) Ausência de skyline e fundo

Aspectos positivos: A presença da escala humana foi representada com grande relevância possibilitando o maior entendimento das elevações e noção do espaço presente. O preenchimento das paredes seccionadas fez com que representação se torne evidente e legível.

Aspectos positivos: A representação da vegetação em segundo plano através da opacidade foi utilizada de forma harmoniosa conversando com a linguagem geral. Aspectos negativos: A hierarquia de cores dificultou o entendimento volumétrico de profundidade, cheios e vazios

Corte Aspectos Positivos Aspectos Negativos Contraste entre a imagem e o fundo; Por vezes o fundo destoa da parte mais importante do desenho. Paleta de cores boa; Uso de skyline; Uso de escala humana

Aspectos Positivos Aspectos Negativos Contraste entre a imagem e o fundo; Insuficiência de escala humana; Uso de escala humana Ausência de skyline.

Aspecto Positivo Aspecto Negativo Representação significativa da figura humana e vegetação. A tonalidade da cor da vegetação esta ideal, não carregando assim o corte e também não tirando a atenção do foco principal que é o edifício. Ausência de representação da hachura do terreno, sendo um aspecto importante da norma técnica. Não possui uma boa relação figura e fundo, isso se dá devido ao não uso da cor. Falta profundidade no desenho.

Aspectos Positivos Aspectos Negativos A perspectiva atmosférica confere profundidade ao desenho; A aplicação das cores pontualmente ajuda na compreensão do projeto. A presença da escala humana confere noção de escala. Aspectos Negativos A falta de homogeneidade na cor das figuras humanas dificultam a leitura; O excesso de texturas deixa o desenho confuso; O solo deveria ter sido trabalhado de uma maneira diferente do céu.

5 CORTE (+) Contorno do desenho confere-lhe continuidade; Diferenciação de espessura de linhas propicia boa relação de sobreposição de planos; Presença de figuras humana e trabalho compositivo de fundo por meio de transparências que caracteriza profundidade do plano ; Demarcação em níveis do terreno, embora isso seja feito por cor e espessura e não por hachuras, conforme a norma técnica. 5

CORTE (-) 6 Ausência de sombras que conferem profundidade ao corte, embora haja diferenciação de linhas; Desenho com pouca expressão visual, apesar do contraste pela cor de fundo e de elementos vegetativos em transparência. Linha do terreno pouco espessa e linear que não demarcam o nivelamento do piso e a profundidade do plano.

ASPECTOS POSITIVOS indicação dos pavimentos nas laterais; representação do entorno em cinza dando destaque ao projeto; demarcação das lajes/pisos em preto, dando destaque e hierarquia; representação de pessoas coerente com o desenho, em tons de cinza variados, criando profundidade; uso de azul para destacar as áreas envidraçadas (com reflexos e transparências); representação de vegetação. ASPECTOS NEGATIVOS demarcação dos espaços internos muito sutil, não permitindo uma leitura clara dos ambientes; ausência da hachura marcando o terreno.

ASPECTOS POSITIVOS indicação dos pavimentos nas laterais; representação do entorno em cinza dando destaque ao projeto; demarcação das lajes/pisos em preto, dando destaque e hierarquia; representação de pessoas coerente com o desenho, em tons de cinza variados, criando profundidade; uso de azul para destacar as áreas envidraçadas (com reflexos e transparências); representação de vegetação; representação da edificação anexa ao projeto. ASPECTOS NEGATIVOS demarcação dos espaços internos muito sutil, não permitindo uma leitura clara dos ambientes; ausência da hachura marcando o terreno.

Desenho com pouco contraste; Aspectos negativos Ausência de sombras; Desenho com pouco contraste;

Boa espessura de linha ; Terreno demarcado com hachuras; Aspectos positivos Figura e fundo; Sombra; Boa espessura de linha ; Terreno demarcado com hachuras; Figura humana.

Aspectos positivos – presença significativa de figura humana , uso de vegetação no entorno . Aspectos negativos – ausência de elementos skyline e de cores.