TESTANDO O movimento "hip-hop" é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,
Advertisements

Movimento Hip Hop.
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Grafite Sim! Pichação Não!
Diverte-te com Hip-Hop
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
FORMAS DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL. O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, CIDADANIA E JUSTIÇA NO MUNDO GLOBALIZADO: UM ESTUDO VOLTADO AOS.
ESCOLA ESTADUAL DR.MARTINHO MARQUES ARTE CONTEMPORÂNEA E SUAS DEFINIÇÕES ALUNOS:IGOR E GILMAR professoras : EDNA E MARILZA COORDENADORA:ELIANA.
GLOBALIZAÇÃO ESPAÇO E CIDADANIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE MILTON SANTOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO MARCELO FARIA.
Educação básica e de qualidade para todos. Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física VISÃO BINOCULAR.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
PACTO PARA O FORTALECIMENTO Profª Mse. Judith Aparecida de Souza Bedê
Meios de Comunicação em massa.
REDES GEOGRÁFICAS Os fluxos de globalização ocorrem através de redes, que abarcam o mundo inteiro, mas não todo o espaço geográfico.Eles atingem principalmente.
Otimizando a apresentação
A Capoeira.
TECNOLOGIA DIGITAL E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Sociedade da informação e sociedade de massas
INDÚSTRIA CULTURAL.
Globalização Trabalho de Sociologia 2007/2008
DESIGUAL- DADE SO CIAL Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL / (conexões de saberes – Sociologia)
Notas em “FREEDOM IN THE COMMONS: TOWARDS A POLITICAL ECONOMY OF INFORMATION”, de Yochai Benkler Daniel Guerrini Mestrando do PPG em Sociologia da UFRGS.
Profa. Consuelo Holanda
CONHECIMENTOS SENSÍVEIS
SURREALISMO A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento.
3º Ano – Prof. Ricardo Lima
aula 15 – Ciberativismo e cultura hacker
Globalização.
Antropológica DO Espelho
Arte Contemporânea Mundial
INDÚSTRIA CULTURAL E CULTURA DE MASSA
Panorama Econômico Mundial 2014
HIPERTEXTO.
Uma visão cultural e política Por Manuel Castells
Globalização e Sociedade
Elementos da sintaxe visual
Scrapbook mixed media ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE DE SCRAPBOOK MIXED MEDIA ( CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBIDA.
A estruturação da personalidade
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Informática e Sociedade
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
As três formas de globalização
 É um estilo de dança moderna voltada para a diferença e inovação no mundo artístico. É algo pouco comum e ainda pouco explorado, sendo importante dar.
A DIVERSIDADE CULTURAL
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Colégio menino Jesus Historia do Teatro HISTORIA DO TEATRO O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas.
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
Seminário Internacional O Trabalho no Setor Público Municipal
Globalização e Espaço geográfico Situação de aprendizagem 1
A Mídia e a Modernidade John B. Thompson
Defesa da Vida e da Cultura da Paz
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Uma rede urbana pode ser entendida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
GEOGRAFIA Prof. Orlando Castro. Relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. PROF. ORLANDO CASTRO.
Professora: Viviane #aula2.
Cultura.
AULA 2 – Ciberespaço, política e poder
A palavra técnica vem do grego téchne, que se traduz por “arte” ou “ciência”. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um.
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
Poder e política em Nicolau Maquiavel e max weber
Dissertação argumentativa
A Comunicação e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável
aula 06 – Ciberativismo e cultura hacker
Como fazer verdadeiros amigos
Transcrição da apresentação:

TESTANDO O movimento "hip-hop" é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova lorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o "break"). No "hip-hop" os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política. Enraizado nas camadas populares urbanas, o "hip-hop" afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade - o que, no entanto, não significa que o "hip-hop" brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, "break" parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas. (Adaptado de Ciência e Cultura, 2004)

a) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista a) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.     b) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.     c) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.     d) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.     e) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.   

A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque: a) questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento. b) considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais. c) enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. d) descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado. e) concebe a rede de computadores como o espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.

Na sociedade contemporânea, onde as relações sociais tendem a reger-se por imagens midiáticas, a imagem de um indivíduo, principalmente na indústria do espetáculo, pode agregar valor econômico na medida de seu incremento técnico: amplitude do espelhamento e da atenção pública. Aparecer é então mais do que ser; o sujeito é famoso porque é falado. Nesse âmbito, a lógica circulatória do mercado, ao mesmo tempo que acena democraticamente para as massas com supostos “ganhos distributivos” (a informação ilimitada, a quebra das supostas hierarquias culturais), afeta a velha cultura disseminada na esfera pública. A participação nas redes sociais, a obsessão dos selfies, tanto falar e ser falado quanto ser visto são índices do desejo de “espelhamento”. SODRÉ, M. Disponível em: http://alias.estadao.com.br. Acesso em: 9 fev. 2015 (adaptado).

A crítica contida no texto sobre a sociedade contemporânea enfatiza a) a prática identitária autorreferente. b) a dinâmica política democratizante. c) a produção instantânea de notícias. d) os processos difusores de informações. e) os mecanismos de convergência tecnológica.

@janelaideia Janelaideia.wordpress.com