Nome do bosque Localização Serra dos Candeeiros - Bezerra

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Transcrição da apresentação:

Nome do bosque Localização Serra dos Candeeiros - Bezerra Serro Ventoso Nome da escola EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva Localidade e distrito Rio Maior - Santarém Professores + disciplinas Mónica Penteado – Ciências da Natureza Anabela Simão – Ciências da Natureza Teresa Pulquério – Ciências da Natureza Sandra Ascendo – Ciências da Natureza Ano de escolaridade + Número de alunos 6º ano – 120 alunos

Homalothecium sericeum Flora: espécies dominantes (outras espécies) / aspetos relevantes O Carvalho português, é a espécie dominante no bosque. Relativamente a outras espécies existentes no bosque explorado, destacamos, musgos (Scleropodium purum; Homalothecium sericeum), líquenes (Sticta spp. e Candelaria concolor), fetos (Polypodium sp.; Pteridium aquilinum), pilriteiro (Crataegus monogyna), madressilva (Lonicera etrusca), ranúnculos (Ranunculus spp.), medronheiro (Arbutus unedo), alecrim (Rosmarinus officinalis), rosmaninho (Lavandula stoechas), azevinho (Ilex aquifolium), centáurea-parda (Centaurea pullata), trovisco (Daphne gnidium), murta (Myrtus communis), hera (Hedera helix). Quercus faginea Homalothecium sericeum

Xanthoria parietina Ramalina spp. Polypodium vulgare Ceterach officinarum

Asplenium trichomanes Pteridium aquilinum Asplenium trichomanes Pilriteiro – Crataegus monogyna Madressilva - Lonicera etrusca

Jacinto dos campos - Hyacinthoides hispanica Morião -Anagallis monelli Narcisos -Narcissus bulbocodium Cardinho-das-almorreimas, -Centaurea pullata

Carrasco – Quercus coccifera Trovisco macho - Euphorbia characias Euphorbia myrsinites Polygonatum odoratum Carrasco – Quercus coccifera Trovisco macho - Euphorbia characias

Roselha grande - Cistus albidus Cistus salvifolius Romulea bulbocodium Pilriteiro – Crataegus monogyna

Fauna observada No bosque apenas se observaram pequenos animais, tais como abelhas, borboletas, minhocas, caracóis, formigas. No entanto, foi possível ouvir o som de algumas aves, tal como o cuco . A rocha dominante é o calcário. Borboletas

Minhoca Caracol Formigas Abelha

Rochas dominantes Calcário

Eventuais perturbações no bosque Resíduos humanos

Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades A componente teórica foi apresentada pelas várias professoras de Ciências da Natureza, em sala de aula. Foi elaborado um PPT a partir da ficha do aluno e do professor e este foi explorado ao longo de algumas aulas. Dividiu-se cada turma em pequenos grupos de modo a que no dia da visita cada grupo trabalha-se um tema e foram dadas indicações acerca do material a levar, bem como alguma indicações relativas à recolha de amostras.

Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades A componente prática foi dada num bosque na região na região de Rio Maior com o apoio de técnicos da Ecoteca do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Estes ajudaram os alunos no preenchimento da ficha de caracterização do bosque e deram-lhes eventuais indicações acerca das espécies possíveis de recolher.

Actividade prática de identificação do tipo de solo. Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades A componente experimental/laboratorial foi executada na escola, em sala de aula. Utilizando lupas, microscópios, bibliografia adequada especializada como guias de campo e floras, e pesquisando na internet os alunos procuraram determinar as espécies com o apoio do professor. Actividade prática de identificação do tipo de solo.

Actividade prática de identificação das características do solo. Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades A componente experimental/laboratorial foi executada na escola, em sala de aula. Utilizando lupas, microscópios, bibliografia adequada especializada como guias de campo e floras, e pesquisando na internet os alunos procuraram determinar as espécies com o apoio do professor. Actividade prática de identificação das características do solo.

Actividade prática de identificação de algumas das espécies recolhidas Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades A componente experimental/laboratorial foi executada na escola, em sala de aula. Utilizando lupas, microscópios, bibliografia adequada especializada como guias de campo e floras, e pesquisando na internet os alunos procuraram determinar as espécies com o apoio do professor. Actividade prática de identificação de algumas das espécies recolhidas

Actividades/ aprendizagens/ eventuais dificuldades Com as fotografias do bosque está a ser elaborado um álbum de fotografias (e-book) com identificação das plantas observadas que ficará online na primeira quinzena de Junho. Ao longo do projecto surgiram algumas dificuldades, mas a principal deveu-se ao facto de apenas termos iniciado este no final do segundo período, de modo a enquadrar o tema do projecto com os conteúdos do 6º ano. Neste momento, ainda não foi possível terminar o livro digital, porque o tempo tem sido muito apertado, é preciso cumprir o programa, e nem sempre é possível ocupar aulas para o desenvolvimento do projecto. Assim que este estiver concluído, será enviado o endereço.