Os Marinhos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que nos disseram os macroinvertebrados do Rio Raia?
Advertisements

“Oceanos, Biodiversidade e Saúde Humana”
Rio Douro.
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES
Zona Costeira e Marinha
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
Os animais.
E.E Camilo Bonfim Tema: Importância do Iodo para o organismo.
Crustáceos e Aracnídeos
Algas Trabalho realizado por Soeirinho 1 Ana Rita Marques
Os Macroinvertebrados sobre o nível de poluição do rio Zêzere?
Água e Voluntariado Concurso Água Jovem Escola EBI/JI José Carlos da Maia.
Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado.
Frederico Guedes nº9 João Costa nº12 Miguel Gonçalves nº16
Qualidade Da Água Conclusão Introdução Resultados Metodologia
Recursos biológicos.
Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies,
Animais invertebrados
Trabalho realizado por: Beatriz Seiça Nº3 / Vanessa Pimenta Nº19
Trabalho realizado por: Abel Quental,4179 Manuel Ramos,4187 Pedro Leal,4236 Tiago Centeno, 4267.
O Que Dizem os Macro invertebrados sobre a Poluição do Rio Trancão?
Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies,
O Que Dizem os Macro Invertebrados da Nossa Zona?
Índice Introdução Introdução Introdução Introdução -Enquadramento. Teórico; -Enquadramento. Teórico;Enquadramento. TeóricoEnquadramento. Teórico -Localização;
Rio Ferreira.
As algas na nossa alimentação!
Angra do Heroísmo Unidade de Formação da Cáritas da Ilha Terceira Açores Teresa Barata – Linguagem e Comunicação; Ana Alves – Matemática Para a Vida Mata.
CARACTERIZAÇÃO PETROFÍSICA DE ROCHAS E SOLOS COMO CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DO PERMAFROST E DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NA ANTÁRCTIDA JOGO ... PETROFÍSICA.
O que dizem os macroinvertebrados da poluição tua zona
O que dizem os macroinvertebrados da tua zona?
Catástrofes naturais.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
O QUE DIZEM OS MACROINVERTEBRADOS DA POLUIÇÃO DA TUA ZONA?
O que dizem os macroinvertebrados da poluição da tua zona?
O que dizem os macroinvertebrados da poluição do rio trancão?
O que é que dizem os macro invertebrados da poluição na Ribeira
O que dizem os macroinvertebrados sobre a poluição da minha zona
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
“OS DOURADINHOS” APRESENTAM…
O QUE DIZEM OS MACROINVERTEBRADOS DA POLUIÇÃO DO RIO TEJO (PARQUE DAS NAÇÕES)? 1º DESAFIO Bruno Santos Miguel Castel-Branco Miguel Silva João Cabral.
Recursos Biológicos Vídeo.
Perigos naturais e antrópicos
Meio Ambiente e Edificações
OIKOS (CASA) + LOGOS (ESTUDO)
Aula de Ciências Divertida sobre a água
Rochas dominantes Calcário.
Tema: Alterações climáticas Trabalho realizado por:
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Educação Ambiental.
Predação.
Extinção de Espécies Carina Marinho Nº 6 Filipe Fernandes Nº10 8ºD
Relação interespecífica
Trabalho realizado por: Leonor Rodrigues Nº16 Luís Almeida Nº17 Margarida Mateus Nº18 Marta Monteiro Nº19 Marta Real Nº20 Escola S/3 S.Pedro.
Meio Ambiente: o que tenho haver com isso?
Atividade dos seres vivos
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 1º bimestre: 6º ano.
Terreiro do Paço Lisboa Projeto “Nós Propomos”
Profª Adriana Braz Moreira
~ , `.
Introdução Num mundo distante existia uma terra chamada Duendilândia. Os seus habitantes, os Duendes, só conheciam três cores: azul ciano, amarelo e magenta.
O Meio Ambiente !.
Relações interespecíficas
Introdução Pretendemos com este trabalho proporcionar aos alunos do 1ºCiclo um conhecimento mais profundo sobre a ÁGUA. A água, deixou de ser, como até.
Ecossistema É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e.
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Níveis de organização dos seres vivos
Ecologia.
Transcrição da apresentação:

Os Marinhos

Índice Introdução Materiais utilizados Local Mapa No campo No laboratório Conclusão e Resposta Bibliografia

Introdução Nós fizemos este trabalho no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza para responder à pergunta, “O que dizem os macro invertebrados da poluição da tua zona?”. RESPOSTA Este trabalho tem como principal objectivo responder à pergunta anterior e responder a algumas perguntas sobre o tema. TEORIA

Materiais Utilizados No campo: No laboratório : Botas Luvas Passador Taperwre Garrafa Bloco de notas Álcool No laboratório : Pinças Passador Tabuleiro de plástico Álcool Microscópio Lupa Goblé

Local Nós fomos ao rio Tejo em Portugal . Fomos de baixo da ponte junto do parque das nações. Comprimento: 10 km Latitude e longitude: 38 º Norte e 9º Oeste Tipo de sedimento: lama, algumas pedras e areia Vegetação: pouca vegetação ( arbustos ) Leito do rio: leito quase sempre igual Comprimento do rio: 1007 km Nascente: Serra de Albarracín (Espanha)

Mapa Albarracín Ponte Vasco da Gama

No campo A primeira coisa que fizemos foi ver qual era o melhor local para tirar a amostra. Depois de decidirmos qual era o melhor local tiramos algumas notas. Para tirarmos a amostra fizemos um buraco pequeno e tiramos alguma terra desse buraco para o taperware. Pusemos álcool no taperware para preservar os seres vivos. Em seguida tiramos uma amostra de água. A seguir de tirarmos as amostras andamos a procura de algum ser vivo como um caranguejo, vimos uns bichos muito pequenos debaixo de uma pedra que depois voltamos a por no sitio. Um de nós ficou com as amostras para levar para a aula de Ciências Naturais para analisar.

No laboratório Para começamos a trabalhar nas amostras tivemos que as por num tabuleiro e tivemos que separar os matérias. Com a ajuda de uma pinça e de uma lupa andamos à procura de seres vivos e de conchas. Num frasco, pusemos as coisas que achávamos que podiam ser alguma coisa. Passamos a amostra pelo passador para ver se encontrava mos mais alguma coisa. A seguir utilizamos o microscópio para analisar o que estava no frasco. Depois de observar o frasco concluímos que não havia nenhum macro invertebrado na amostra. Paramos de procurar e começámos a analisar o tipo de terra .

Teoria Vermelho Laranja <16 Extremamente Poluída 16-35 Azul >100 Muito Boa Verde 61-100 Boa Amarelo 36-60 Poluída Vermelho <16 Extremamente Poluída 16-35 Muito Poluída Laranja

Teoria (2) Ecossistema designa o conjunto formado por todos os factores bióticos e abióticos que actuam simultaneamente sobre determinada região. Factores Bióticos: As diversas populações de animais, plantas e bactérias. Factores Abióticos: São os factores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Temos ecossistemas terrestres e aquáticos. Um Ecossistema é caracterizado pela diversidade de espécies, inclui todos os organismos que nele vivem. Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar.

Conclusão e Resposta Nós achamos que devido as analises que fizemos e a nossa experiencia podiam haver duas conclusões. A primeira é que ,a aquela zona do rio é muito poluída pois não encontramos nenhum ser vivo e a probabilidade de encontramos algum numa zona poluída é muito baixa. A nossa segunda conclusão é que devido ao facto de ter sido a nossa primeira vez a fazer um trabalho deste tipo e termos pouca experiencia, possamos ter apanhado mal as amostras ou ter feito mal as análises pois achamos estranho não ter encontrado nenhum ser vivo .

Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Tejo http://www.knoow.net/ciencterravida/geografia/tejorio.htm http://images.google.pt/imghp?hl=pt-PT&tab=wi

Trabalho realizado por : Filipe madeira-3263 8ºB Diogo Silva-3398 8ºB Bruno Casaca-3457 8ºB