Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os tecidos animais.
Advertisements

Níveis de Organização do Corpo Humano.
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
DAS CÉLULAS AOS SERES VIVOS
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
Colégio Maria Imaculada
Tecidos Animais.
Centro Universitário Candido Rondon
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Ciências Assunto: Tecidos do Corpo Humano
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 24. Histologia Animal.
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
Tecido Muscular. O tecido muscular é constituído por células alongadas, altamente especializadas e dotadas de capacidade contrátil, denominadas fibras.
Tecido Nervoso Trabalho de Biologia 4° Bimestre Nicole Maciel 22 Larissa Souza 16 Igor Uostin 10 Tainá Silva 24.
Fisiologia do sistema cardiovascular Parte II
Histologia do Tecido Muscular
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO
Colégio Maria Imaculada
HISTOLOGIA ANIMAL TECIDOS EPITELIAIS.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
Sistema esquelético e muscular
SISTEMA NERVOSO.
TECIDO MUSCULAR Formado pelas células denominada miócitos ou fibras musculares. Capacidade de contração, geram movimentos do corpo. São classificado em.
Histologia do Tecido Epitelial
O neurónio e a transmissão nervosa. 2/12 Corpo celular Núcleo Dendrites Axónio Bainha de mielina Arborização terminal Fibras musculares.
Histologia Profa. Mirelle Saes
Professor: Guilherme Vieira
HISTOLOGIA ANIMAL.
HISTOLOGIA Página 111.
TECIDO MUSCULAR.
SISTEMA NERVOSO Página 138.
Neurofisiologia Aula 1.
Sistema Nervoso Marcus Ferrassoli.
PROFESSORA Ana Cecilia
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO. GLÂNDULA: é um órgão cuja função é produzir e secretar algumas substâncias com um função pré-determinada.
Retomada de critérios avaliativos Av 2 – 3º trimestre
HISTOLOGIA HUMANA.
Sistema Nervoso.
Diversidade Celular.
Fisiologia humana II: coordenação nervosa e sentidos
HISTOLOGIA ANIMAL Estudo dos tecidos; Quatro grupos: Epitelial;
Professor: Guilherme Vieira
Estudo dos tecidos.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
SISTEMA MUSCULAR E MOVIMENTO
TECIDO MUSCULAR E NERVOSO Katynha Bessa 8° Ano. PARA RELEMBRAR Tecidos Adultos do Corpo Humano: Tecidos Epiteliais Tecidos Conjuntivos Propriamente Dito.
Corpo Humano Aula: 01 Professor: Oldair José Tavares Pereira.
Os tecidos.
TECIDOS Histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano.
QUIZ DE CIÊNCIAS.
Sistema Nervoso Introdução
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os.
TECIDO MUSCULAR FUNÇÕES Movimento do corpo;
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Estudo Base 8° ano Prof. Alexandre.
Histologia do Sistema nervoso
Prof.ª: Esp. Leidiane Campos Barcelos
Estudo dos tecidos.
TATO O sentido do tato não se encontra em uma região específica, pois todas as regiões do organismo possuem mecanorreceptores responsáveis pela percepção.
1. É função do tecido epitelial:
TRABALHO DE CIÊNCIAS SISTEMA LOCOMOTOR.  O sistema locomotor é formado pelos ossos, articulações e músculos esqueléticos e representa a integração entre.
Revisão para o teste de Ciências
Sistema Tegumentar Lena Beatriz Enfermeira/Docente.
Histologia animal Larissa de Medeiros Pereira. Histologia – histórico Histologia (do grego, hydton, tecido + logos, estudos) é o estudo dos tecidos biológicos.
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TERESINA-CET DISCIPLINA: HISTOLOGIA PROFESSORA: FRANCISCA MAIRANA SISTEMA IMUNITARIO E ORGÃOS LINFÁTICOS.
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO -Constitui superfícies externas e internas do organismo. - Células fortemente aderidas, escassa substância intercelular.
Anatomia da pele Clínica de Beleza e Saúde.
Transcrição da apresentação:

Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células. HISTOLOGIA

Tecido Epitelial Tecido Epitelial ou epitélio, caracteriza-se pela presença de células estreitamente unidas, com pouca substância intercelular. Raramente apresenta terminações nervosas e não apresentam vasos sanguíneos. Os nutrientes chegam aos epitélios através do tecido conjuntivo mais próximo. Reveste todas as superfícies internas e externas e forma as glândulas. Pode ser classificado como: Tecido Epitelial de Revestimento e Tecido Epitelial Glandular.

Tecido Epitelial de Revestimento Revestimento externo e interno do corpo, dos órgãos e vasos sanguíneos. Receptor de estímulos. Proteção do corpo contra agentes estranhos que podem causar doenças (vírus, bactérias e fungos). A absorção e troca de substâncias. Forma a camada mais externa da pele, denominada epiderme. A epiderme protege o organismo contra a invasão de agentes estranhos e impede a perda de água, devido a presença de queratina, proteína impermeabilizante.

Tecido Epitelial Glandular Forma as glândulas, estruturas que produzem e eliminam secreções. A pele possui a glândula sudorípara (elimina suor) e a sebácea (elimina óleo que lubrifica a pele e os pelos). Existem outras glândulas como mamárias, lacrimais, salivares, hipófise, tireoide e supra-renais. São responsáveis pela eliminação do leite, lagrima, saliva, enzimas e hormônios.

Classificação das Glândulas: As glândulas exócrinas apresentam ductos excretores que lançam sua secreção para fora do corpo ou para o interior de cavidades de órgãos. Já as glândulas endócrinas lançam sua secreção no sangue e não possuem ductos excretores. As glândulas ditas mistas apresentam regiões endócrinas e exócrinas ao mesmo tempo.

Tecido Conjuntivo É formado por células com grande quantidade de substância intercelular. Apresenta fibras de proteína, como o colágeno e a elastina. Os diferentes tipos de células e de substância entre as células formam os diferentes tipos de tecidos conjuntivos.

Tecido Conjuntivo Propriamente Dito – composto de substância intercelular gelatinosa e fibras de proteínas, o que confere resistência e elasticidade. Ex. Derme que forma a pele. Está localizada abaixo da epiderme. Tecido Adiposo – situado na tela subcutânea ou hipoderme, é rico me células que armazenam gorduras, os adipócitos. Esse tecido tem como função reserva energética, isolante térmico e proteção contra choques mecânicos. Tecido Ósseo – formado por substância intercelular rica em sais de cálcio e colágeno. As células são denominadas osteócitos. Tem função de proteção dos órgãos, sustentação do corpo e reserva de cálcio. Os ossos apresentam pequenos canais por onde passam os vasos sanguíneos que nutrem as células dos ossos. Tecido Cartilaginoso – forma as cartilagens. Está presente na orelha externa, no nariz, nas vias respiratórias, entre as vértebras, no esqueleto dos embriões e nas extremidades dos ossos na articulação. Tecido Sanguíneo – é formado pelo plasma (parte líquida) e as células sanguíneas. As hemácias ou glóbulos vermelhos transportam oxigênio, os leucócitos ou glóbulos brancos são responsáveis pela defesa e as plaquetas participam do processo de coagulação.

Tecido Muscular O tecido muscular relaciona-se com a locomoção e outros movimentos do corpo. Entre as suas principais características estão: excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. Os músculos representam 40% da massa corporal. Por isso, em muitos animais o tecido muscular é o mais abundante. As células do tecido muscular são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. São ricas em duas proteínas: actina e miosina. Funções: Movimento do corpo / Estabilização e postura / Regulação do volume dos órgãos / Produção de calor

Classificação dos Músculos: O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sanguíneos. O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo. O tecido muscular cardíaco apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária).

Tecido Nervoso O tecido nervoso é um tecido de comunicação, capaz de receber, interpretar e responder aos estímulos. As células do tecido nervoso são altamente especializadas no processamento de informações. Os neurônios transmitem os impulsos nervosos e as células da glia atuam junto com eles. A função do tecido nervoso é fazer as comunicações entre os órgãos do corpo e o meio externo. Tudo acontece de forma muito rápida. Através dos neurônios, o sistema nervoso recebe estímulos, decodifica as mensagens e elabora respostas.

Células Nervosas: Neurônios: Os neurônios transmitem informações através de mediadores químicos, os neurotransmissores, e de impulsos elétricos. Podemos identificar três regiões na maioria dos neurônios, são elas: Corpo celular: nele se localizam o núcleo e as organelas, por exemplo, mitocôndrias. Axônio: é um prolongamento longo do corpo celular, geralmente único, de espessura constante. É envolvido por macroglias de dois tipos: Oligodendrócitos e Células de Schwann. Dendritos: são prolongamentos curtos do corpo celular, com muitas ramificações que se afinam nas pontas.

Existem dois tipos de células gliais, a saber: Neurôglia ou Glia: As células da glia, ou neuróglias, são muito mais numerosas do os neurônios. Sua função é nutrir e proteger o sistema nervoso. Além disso, ajudam na regulação das sinapses e transmissão dos impulsos elétricos. Existem dois tipos de células gliais, a saber: Microglias: protegem o sistema nervoso, agindo de forma semelhante aos macrófagos. Macroglias: há quatro subtipos, cada uma com função específica, ajudando na transmissão dos impulsos nervosos. São elas: os astrócitos, os oligodendrócitos, os ependimócitos e as células de Schwann.