2007/2008 Maria Manuel Rodrigues de Carvalho Orientador: Prof. Doutora Cidália Fonte, FCTUC Co-Orientador: Prof. Doutor Gonçalo Paiva Dias, ESTGA-UA Modelação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Nacional de Exploração e Gestão Cadastral
Advertisements

APS I Análise e Projeto de Sistemas I
Comparação entre Plataformas
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
Princípios da Orientação a Objetos e a Linguagem UML
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
1 AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PLANOS E PROGRAMAS DE TRANSPORTES NO AMBIENTE Maria Isabel Guerra Ana Paula Rodrigues AUDITORIA AMBIENTAL MOPTH.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
METODOLOGIA LEGISLATIVA
QUALIDADE da LEGISLAÇÃO
Rational Unified Process
_____________________
Modelagem de Software Orientado a Objetos
Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo Aula 1
Unified Modeling Language (UML) - Modelação da Arquitectura -
12 de Dezembro de 2002 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrando: Rogério Dias Paulo Orientador: Professor Doutor Adriano Carvalho.
2 Período de realização Julho de 2007 a Julho de 2008 Entidades envolvidas Universidade de Aveiro – Dep. de Comunicação e Arte Inova-Ria – empresa associada:
© 2005, it - instituto de telecomunicações. Todos os direitos reservados. LOcalização de PESsoas em Ambientes Interiores 1º Workshop TELESAL 23 de Novembro.
2 Connector Plataforma interactiva para a promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Projeto de Sistemas de Software
APSI III Aline Vasconcelos
Bruno Tardiole Kuehne Orientador: Prof. Dr. Marcos José Santana
Engenharia de Requisitos
Análise e Projeto de Sistemas
Carlos Alberto de Freitas Pereira Júnior
Composição e Geração de Aplicações usando Aspectos
FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE IMPACTO BASEADO EM RASTREABILIDADE DE
Aula 9 Fases do desenvolvimento de software UML Diagramas de classes
Fases do desenvolvimento de software UML
Classes e objetos Modelagem
PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA
Gina Rafael 10ªs Jornadas PORBASE Maio 2006 Biblioteca Nacional
Mestrado em ENGENHARIA GEOGRÁFICA Lídia Mota 21 Outubro 2007.
CLC 6 FORMADORA: Serafina Lains FORMANDO: Paulo Almeida ADMINISTRAÇÃO
O Cadastro como ferramenta para o desenvolvimento em Portugal
Apresentação do Sistema
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
Introdução UML, Diagrama de Classes e Comunicação/Colabaração
Visão Geral do RUP.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Projeto de Sistemas de Software
Problemas e Práticas Recomendadas no Desenvolvimento de Software
Planeamento da localização de antenas de uma Rede Wireless
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Serviços de Informação Geográfica e Cadastral na Web
2012 / Julho – Raul Costa Alves
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV ENGENHARIA DE SOFTWARE: DA TEORIA À PRÁTICA GRUPO 13.
CÂMARA MUNICIPAL DE ABRANTES 01.FEV.10. mais espaço ao urbanismo Criado com o objectivo de criar maior e melhor acesso entre o munícipe e a Divisão de.
UML Modelagem e Programação Orientada a Objetos
2-Setembro h:30m CLUBE LITERÁRIO DO PORTO Apresentação PROT-N Organização Campo Aberto.
1.
Ética e informação geográfica
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 20 de Junho de 2006.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
CONSTRUÇÃO DE UM PORTAL QUE APÓIE A SELEÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP DO TIPO SL/CA, Engenharias. Nome(s) do(s) autor(es), Diogo Domingos Cedório e.
NOVO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO
UML e a Ferramenta Astah
Linguagem de Modelagem Unificada
Unified Modeling Language
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
Uma Extensão do Fluxo de Análise e Projeto do RUP com suporte a Desenvolvimento Baseado em Componentes Eduardo Almeida
1 UML : Unified Modeling Language Mecatrônica, 2010.
Associa ç ão Portuguesa de Bibliotec á rios, Arquivistas e Documentalistas Sec ç ão de Arquivos Municipais 9 º ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS MUNICIPAIS.
Transcrição da apresentação:

2007/2008 Maria Manuel Rodrigues de Carvalho Orientador: Prof. Doutora Cidália Fonte, FCTUC Co-Orientador: Prof. Doutor Gonçalo Paiva Dias, ESTGA-UA Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML Mestrado em Engenharia Geográfica

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML2 Objectivo Motivação Análise Bibliográfica Bibliografia

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML3 Objectivo Desenvolvimento de um Modelo para descrever operações de loteamento recorrendo à linguagem UML (Unified Modelling Language) Aplicação do modelo proposto –Câmara Municipal de Coimbra –Câmara Municipal de Águeda

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML4 Objectivo Processo de licenciamento de loteamentos Processo: conjunto de documentos em que se traduzem os actos e formalidades que integram o processo administrativo. (Código de Procedimento Administrativo) Licenciamento: (ou procedimento de licença) procedimento que conduz à emissão de alvará. (Código de Procedimento Administrativo) Operações de loteamento, as acções que tenham por objecto ou por efeito a constituição de um ou mais lotes destinados, imediata ou subsequentemente, à edificação urbana e que resulte da divisão de um ou vários prédios ou do seu reparcelamento (Lei n.º 60/2007 de 4 de Setembro)

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML5 Motivação Loteamentos Procedimento da competência das câmaras municipais, tem influência directa no parcelamento do território, e por conseguinte no cadastro predial. Alterações que constituirão no futuro a contribuição directa, por parte das câmaras municipais, na actualização da informação do SiNErGIC (Sistema Nacional de Exploração de e Gestão de Informação Cadastral)

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML6 Motivação Regime Jurídico da Urbanização e Edificação DL 555/99 de 16 de Dezembro –Lei 13/2000 de 20 de Julho –DL 177/2001 de 4 de Junho –Lei 15/2002 de 22 de Fevereiro –Lei 4-A/2003 de 19 de Fevereiro –DL 157/2006 de 8 de Agosto –Lei 60/2007 de 4 de Setembro

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML7 Motivação Lei 60/2007 de 4 Set –6ª alteração ao DL 555/99 –SIMPLEX (Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa) –Objectivo de simplificar o procedimento de licenciamento urbanístico –Implementação da informatização dos processos –Entrará em vigor no dia 3 de Março de 2008

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML8 Motivação UML - Unified Modelling Language (Linguagem de Modelação Unificada) Grady Booch, Ivar Jacobson e James Rumbaugh projectistas de sistemas orientados para objectos. Linguagem para especificação, documentação, visualização e desenvolvimento de sistemas orientados para objectos.

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML9 Motivação Out 1995: Apresentada publicamente pela primeira vez Nov 1997: Adoptada pelo OMG (Object Management Group, organização internacional que aprova padrões abertos para aplicações orientadas a objectos, fundado em 1989) Ago 2007: Versão de UML

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML10 Motivação Não é uma metodologia de desenvolvimento, ou seja, não diz o que fazer primeiro e em seguida ou como projectar um sistema, mas auxilia na visualização do desenho e na comunicação entre objectos. Independente da linguagem de programação, do domínio de aplicação, do processo ou metodologia de desenvolvimento. Vocabulário de fácil entendimento, o que facilita a comunicação entre todas as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento de um sistema.

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML11 Motivação Governo Electrónico Local, Cidades Digitais –Assegurar a facilidade de partilha de informação com quem o pretenda (munícipes, empresas locais, cidadãos, munícipes deslocados, outros órgãos do poder local e central). –Relaciona o poder político e a Administração Pública local com o cidadão e com as empresas recorrendo à troca de informação de base electrónica (L. Gouveia, 2004)

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML12 Análise Bibliográfica A Modular Standard for the Cadastral Domain: Application to the Portuguese Cadastre Modelo conceptual de âmbito cadastral adaptado ao Cadastro Português, recorrendo à Modelação UML para descrever as principais classes do modelo proposto. "Análise, simplificação e desmaterialização de processos de uma câmara municipal Trabalho desenvolvido no âmbito da validação de uma plataforma de governo electrónico em que o objecto de estudo foi a Câmara Municipal de Aveiro. Todos os processos foram descritos recorrendo à linguagem UML.

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML13 Análise Bibliográfica Why is unified modelling language, UML, for cadastral systems ? Apresenta o uso de UML na descrição dos sistemas de informação cadastral em termos de modelos funcionais, estáticos e dinâmicos. The Unified Modelling Language (UML) in Cadastral System Development O objectivo deste trabalho foi determinar como UML pode ser usada no desenvolvimento do sistema cadastral e as suas potencialidades. Foi usado como base da investigação o Sistema Cadastral da Zâmbia.

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML14 Análise Bibliográfica Impact Analysis of Recent Geo-ICT Developments on Cadastral Systems Sugere a elaboração de um Modelo de base Cadastral padrão que possa ser usado em todos, ou quase todos, os países, que possa ser extendido e adaptado a cada país. Segundo os autores este modelo deverá ser descrito em UML. Modelling Cadastral Transactions in Greece Using UML Trabalho incide na criação de um modelo de transações cadastrais na Grécia, recorrendo à linguagem UML. Modelling the Cadastral Domain Uso da linguagem UML no desenvolvimento de um modelo cadastral, orientado para objectos, destinado a registar toda a informação do registo predial sueco.

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML15 Análise Bibliográfica Modelação de Sistemas de Informação Geográfica em UML Aplicação da linguagem UML na concepção e desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica. Análise de Sistemas de Informação – Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, Empréstimos Documentais Interbibliotecas Utilização da linguagem UML na construção de um documento de requisitos para especificar e definir as funções de um produto que visa a criação de um sistema de informação da RNBP, promovendo empréstimos e consultas interbibliotecas.

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML16 Bibliografia Hespanha, J P; Oosterom, P van ; Zevenbergen, J; Dias, G P A modular standard for the cadastral domain : application to the portuguese cadastre Computers, Environment and Urban Systems, vol. 30, Issue 5, Sep. 2006, p. 562 – 584 Dias, Gonçalo Paiva "Análise, simplificação e desmaterialização de processos de uma câmara municipal. 4º Congresso Nacional de Administração Pública, Lisboa, 2- 3 Nov Tuladhar, A.M., Why is unified modelling language, UML, for cadastral systems ? COST Workshop Towards a Cadastral Core Domain Model, Delft, The Netherlands, 2002 Muatmbo, Levi Shimi, The Unified modelling Language (UML) in Cadastral System Develoment, ITC International Institute for Geo-information Science and Earth Observation, March 2003, Netherlands

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML17 Bibliografia Oosterom, P van; Lemmen, C Impact Analysis of Recent Geo-ICT Developments on Cadastral Systems Computers, Environment and Urban Systems vol. 28, Issue 5, Sep. 2004, p Oosterom,P van et al. The core cadastral domain model Computers, Environment and Urban Systems vol. 30, Issue 5, Sep. 2006, p 627–660 Oosterom, P van; Lemmen, C The core cadastral domain model: a tool for the development of distributed and interoperable cadastral systems In M Villikka (Ed.), Proceedings 9th International Conference Map India, 2006, p 1-12 Frederiksberg, Denmark: FIG Arvanitis, Apostolos; Hamilou, Eleni modelling Cadastral Transactions in Greece Using UML, FIG Working Week 2004 Athens, Greece, May 22-27, 2004 Paasch, J M modelling the cadastral domain, 10th EC GI & GIS Workshop, ESDI State of the Art, Warsaw, Poland, 23-25, June 2004

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML18 Bibliografia Matos, João; Nery, Fernanda; Silva, Alberto; Sousa, Ricardo Modelação de Sistemas de Informação Geográfica em UML. ESIG2001 Bertini, Glauciene da Costa; Neto, Joel Cézar, Uma Modelagem Orientada a Objeto para o Mapa Urbano Básico de Belo Horizonte, Revista IP-Informática Pública, Belo Horizonte, vol. 6 (1): 33-51, 2004, Brasil Lisboa Filho, Jugurta; Iochpe, Cirano; Borges, Karla A. V., Reutilização de Esquema de Banco de Dados em Aplicações de Gestão Urbana Revista IP-Informática Pública, Belo Horizonte, vol. 4(1): , 2002, Brasil Vaz, Carlos; Pereira, Jorge; Teixeira, Miguel Análise de Sistemas de Informação - Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, Empréstimos Documentais Interbibliotecas Mestrado em Gestão de Informação, Porto, Jan Xavier, J M C S O impacto das Cidades Digitais na Sociedade da Informação. O caso Português Mestrado em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação. Universidade de Aveiro, 2004

21 Nov 2007Modelação do processo de licenciamento de loteamentos utilizando UML19 Bibliografia Alves, Sofia; Mendonça, Bruno Relatório de Pré-Estágio da Câmara de Loures Lisboa, Julho de 1997 Decreto-Lei n.º 555/99 de 16 de Dezembro, D.R. I Série, 291 (16/12/1999) Lei n.º 60/2007 de 4 de Setembro, D.R. I Série, 170 (04/09/2007) Guia das operações de loteamento DGOTDU Maio 2003 Nunes, Mauro; ONeill, Henrique Fundamental de UML Dez 2004