Requisitos Iniciais Aeronave de Transporte Comercial

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Transcrição da apresentação:

Requisitos Iniciais Aeronave de Transporte Comercial Base de certificação FAR 25 Propor Família de Aeronaves: 50 a 120 passageiros Alcance máximo 8000 km (reserva de combustível: 6%) Velocidade de Cruzeiro Mach 0.7 a 0.9 2

Baixo custo operacional Metas estabelecidas Conquistar Mercado Baixo custo operacional Fácil manutenção Partes comuns Aeronaves leves Compósitos Motores eficientes Consumo combustível Menor emissão sonora Qualidade Conforto Alcance Design Interno Externo 3

Análise de mercado Concorrentes Embraer (EMB 170, EMB 175, EMB 190, EMB 195) Bombardier (CRJ 700, CRJ 705 , CRJ 900, CRJ 1000, CS100) Mitsubishi (MRJ 70) Sukhoi (Superjet) Airbus (A318) Boeing (B 737-600) ACAC - China (ARJ 21-900) 4

Rotas regionais: de 1000 a 2500 km Análise de mercado Futuros clientes Renovação de frota: a partir de 5 anos Novas rotas Mais de 140 empresas de linhas aéreas Tendência: descentralização de rotas Rotas regionais: de 1000 a 2500 km Colocar grafico ou comentario 5000 aeronaves em 2026 Long range: 3500 km 5

Análise de mercado 1000 km 2500 Km 3500 km 6

Análise de mercado Número de assentos 2026 2006 Maior crescimento relativo: 70 a 110 passageiros Estimativa da categoria: 5000 aeronaves em serviço 7

Missão 8

Conceito 9

Conceito 9

Conceito 9

Conceito 9

Conceito 9

Conceito Blended Winglets Diminui a intensidade dos vórtices de ponta de asa Diminui consumo combustível – cerca de 3% Diminui custo operacional Melhora desempenho: carga paga / alcance Pouco acréscimo de peso – cerca de 0,5% do peso vazio Sem impactos significantes em manutenção, operações em solo ou em vôo 9

Conceito Uso de materiais compósitos Diminuição de peso da aeronave Liberdade nas formas: aerodinâmica Maior eficiência estrutural Métodos de reparos inovadores Necessidade de desenvolvimento de conhecimento nesta área Dificuldade de homologação Aumento de demanda por compósitos. 10

Conceito Uso de materiais compósitos - Análise Boeing 787 20% de economia de combustível em relação aos concorrentes 10% mais barato a milha por passageiro que os aviões da mesma categoria Diminuir 1% no peso do avião diminui em 0,75%-1% o consumo de combustível 10

Conceito Uso de materiais compósitos - Análise Boeing 787 10

Conceito Uso de materiais compósitos 10

Conceito Uso de materiais compósitos 10

Conceito Uso de materiais compósitos Reparabilidade e Manutenção: Utilização de NDT para verificação de fadiga, trincas , etc. -Ultrasom baixa freqüência -CT scan -Termografia Projetar visando simplicidade no reparo. Tecnicas mais comuns de reparo: -non-patch repairs: adequado para pequenos danos -bonded external patch repairs: reparos de laminados compósitos com menos de 2 mm de espessura -bonded scarf repairs: adequado para seções de compósito espessas 10

Conceito Partes comuns 11

Conceito Layout interno 13

Estimativa de Peso Método Raymer – banco de dados Estimativa de Wfuel:16,5% Calculo de Wpayload : Passageiro=77,3 kg Bagagem=26 kg : banco de dados Iterações Número de Assentos 108 92 MTOW (W0) [Kg] 56700 47900 13

Estimativa de Peso Método Torenbeek Estimativa de Weng Estimativa de Wfuel (Banco de Dados) Calculo de Wpayload Passageiro=77,3 kg Bagagem=26 kg Iterações Número de Assentos 108 92 MTOW (W0) [Kg] 52300 48500 13

Estimativa de Carga Alar Banco de dados Número de Assentos 108 92 W/S [Kg/m2] 484,2 484,8 13

Carga de Potência Método Raymer Atitude T/W Cruzeiro 0,06 Subida 0,28 Decolagem 0,26 13

Constraint Analysis Método Mattingly Região de Solução 13

Constraint Analysis Comparação 13

Área de Asa Torenbeek Carga alar do banco de dados S ≥ W0 / (0,5. ρ .VTO2. CLmax) CLmax = 2,4 (Torenbeek: double sloted flap) VTO = 140 mph = 225 km/h S = 111,3 m2 Alongamento inicial: 9 Afilamento inicial: 0,5 Envergadura: 31,5 m Corda média aerodinâmica: 3,5 m Corda da ponta: 2,3 m Corda da raiz: 4,7 m Carga alar do banco de dados S ≥ W0 / (W/S) W/S = 484,2 kg/m2 W0 = 52300 kg S = 108 m2 13

Comprimento das fuselagens Método Raymer High Density Pitch poltronas: XX pol 13

Aerodinâmica Aerofólio – Banco de dados Aeronave Aerofólio RAIZ PONTA Boeing 737-100 BAC449/450/451 BAC442B Douglas DC-9-30 DSMA-433A/434-A DSMA435A/436A Fairchild Dornier 428 Do A-5 Embraer ERJ-145 Embraer Supercritical YAK-42 TsAGI-Sr9 8,5% TSAGI-SR9 6,5% Fokker 100 Fokker 12,3% Fokker 9,6% B737 100 15,37% 10,80% Jane’s e UIUC 13

Aerodinâmica Aerofólio - Critérios estabelecidos Cl max > 1,8 Mcrit ≈ 0,75 Cm > -0,15 Cd minimizado Cl cruz ≈ 0,5 13

Aerodinâmica Aerofólio - Supercrítico Salomon 1 t 15% Mcrit 0,65 13

Aerodinâmica Aerofólio -Dispositivos de Hiper-Sustentação: Double Slotted Flap 13

Aerodinâmica Aerofólio do Leme: Laminar Simétrico Objetivo: Cd →mín 13

Aerodinâmica Distribuição de Sustentação - Anderson XXXXXXXXXX 13

Aerodinâmica Análises futuras Estol de ponta de asa Interferência da esteira da asa na empenagem Melhorar o aerofólio Otimização 3D Análise winglets 13

Desempenho Arrasto – HORUS 92 Velocidade de Máximo Planeio = 200 m/s Velocidade de Máximo Alcance = 248 m/s 13

Desempenho Arrasto – HORUS 108 Velocidade de Máximo Planeio = 216 m/s Velocidade de Máximo Alcance = 246 m/s 13

Desempenho Potência requerida – HORUS 92 Altitude [ft] 13

Desempenho Potência requerida – HORUS 108 Altitude [ft] 13

Desempenho Motores: 2 x PW1000 G 13

Desempenho Cálculo de alcance XXXXXXXXXX 13

Desempenho Cálculo de alcance XXXXXXXXXX 13

Desempenho Cálculo de decolagem e pouso XXXXXXXXXX 13

Desempenho Mais coisas feitas pelo Bomba XXXXXXXXXX 13

Desempenho Calculos futuros XXXXXXXXXX 13

Estruturas Pneus XXXXXXXXXX 13

Estruturas Calculos futuros XXXXXXXXXX 13

Estabilidade Volume de cauda 13

Estabilidade Calculo de CG - Raymer 13

Estabilidade Estabilidade estática Cmα = - 0,94 13

Estabilidade Margem estática 13

Estabilidade Trimagem 13 Alpha [º] ih [º] αh [º] δh [º] Margem estática 6 3,1 5,0 4,9 7,8% 5 4,4 4,1 8,1% 4 3,8 3,3 8,3% 3 2,5 8,5% 2 2,7 1,6 8,0% 1 2,1 0,8 6,6% 5,6% 13

Estabilidade Controle de pane assimétrica 13

Sistemas Piloto XXXXXXXXXX 13

Sistemas Piloto XXXXXXXXXX 13

Horus Aircraft Gráfico de Constrains Analysis 13

Horus Aircraft Aeronave confiável e design bem aceito pelo cliente final: o passageiro Longo alcance: leva o passageiro direto ao seu destino com baixo custo de operação Materiais compósitos: tecnologia, desempenho e menor custo operacional Winglets Melhor desempenho Menor consumo de combustível Motores PW 1000G Baixo consumo Baixo ruído 13

Horus Aircraft 13