DO MUSEU DO HOSPITAL E DAS CALDAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha.
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
A reforma & a contra reforma religiosa
Barroco.
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
Barroco Brasileiro.
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
ARTE COLONIAL Preocupado com que outros povos ocupassem terras brasileiras, o rei de Portugal enviou, em 1530, uma expedição comandada por Martim Afonso.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Barroco Pernambuco e Paraíba.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
IGREJA, COMUNIDADE TERAPÊUTICA. CUIDADO DOM A INFECÇÃO HOSPITALAR!
1 Macabeus 6,1-13 Naqueles dias, o rei Antíoco estava percorrendo as províncias mais altas do seu império, quando.
O desenvolvimento da Cidade A partir do Rio Douro
A EQUIPA COMPREENSÃO.
M i r a n d a d o D o u r o Visita ao Centro Histórico
DO MUSEU DO HOSPITAL E DAS CALDAS
Nuestra señora de aparecida
Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes
Trabalho realizado por: Alice Almeida 9ºE Nº4
Vestes Litúrgicas.
Pelourinho & Torre Relógio
1 – ANTES DA LEI A Palavra de Deus na consciência
DO MUSEU DO HOSPITAL E DAS CALDAS
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO. Objecto dos finais do século XIX, tipo móvel, de forma rectangular, com duas portas em madeira acastanhada.
NOS OBJECTOS DO MUSEU DO HOSPITAL E DAS CALDAS
TÁBUA DO CARNEIRO WEBQUEST Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão.
Servos Consagrados a Deus
HISTÓRIAS DA CIDADE NOS OBJECTOS DO MUSEU DO HOSPITAL E DAS CALDAS
A Santa Ceia Leonardo Da Vinci.
MAPA DA ÁFRICA.
Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora
Arraiolos é uma vila portuguesa no Distrito de Évora, na região Alentejo com cerca de habitantes. É sede de um município com 684,08 km² de área.
Qualidades Presentes Na Vida De Um Líder
IGREJA DE CRISTO- Fortaleza Ce LIÇÃO N. 08
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Permanecer na Consagração de Vida
HISTÓRIA idade média feudalismo
A Expansão Portuguesa.
Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes Teatro D. Maria II
CRENTE SEM COMPROMISSO
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Barroco no Brasil ( ).
Pr. Wellington Dias da Silva
Torre de marfim.
Santidade X Legalismo.
«Devora-me o zelo pela tua casa».
Sabemos que o principal produto fabricado na marcenaria é o mobiliário. Reconhecer os estilos de mobiliário ao longo tempo é fundamental para o marceneiro,
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão WEBQUEST CADEIRINHA.
Centro Hospital Caldas da Rainha 1. Fachada do museu do hospital e das Caldas 2. Tábua do Almoxarife para a conta do carneiro.
A Expansão Portuguesa.
História da Cultura e das Artes
A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria e faz parte da Região de Turismo do Oeste. Esta vila guarda séculos de história dentro das suas muralhas.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
QUIZ – Descobrir o mundo
Portugal na Europa do Antigo Regime
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão  Mesa de madeira utilizada nos tratamentos por inalação, apresentando um tampo em mármore de liós, com.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Coimbra nem sempre teve este nome pois, em tempos idos, chamava-se Aeminium No entanto, depois da invasão de Conímbriga pelos Suevos, no ano de 464, esta.
Michel Costa. Ter bem definido o número de colportores que pretende levar. Saber o número de colportores para cada área. Saber o histórico dos seus colportores.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
Egito Manifestação artística que teve a sua supremacia na religião durante um longo período de tempo, estendendo-se aproximadamente pelos últimos 3000.
São Petersburgo A Veneza do Norte Avanço automático.
Prof. Túlio Barbosa É toda sentença aberta expressa por meio de uma IGUALDADE.
O BARROCO.
Transcrição da apresentação:

DO MUSEU DO HOSPITAL E DAS CALDAS HISTÓRIAS DA CIDADE NOS OBJECTOS DO MUSEU DO HOSPITAL E DAS CALDAS Introdução Dalmática Tarefa Processo Avaliação Conclusão

Histórias da cidade no MHC Dalmática Introdução A Dalmática é um paramento religioso sendo aberto dos lados com mangas largas e compridas. Feito de brocado a cor de ouro e veludo de seda de cor carmesim, apresenta uma rica decoração com motivos vegetalistas. Na frente, bordado a fio de seda dourado, estão representadas as armas reais bipartidas de D. João II e de D. Leonor. Atrás, também bordado a fio de seda dourado, está representado o camaroeiro, símbolo da Rainha.

Histórias da cidade no MHC Dalmática Introdução De fabrico Italiano, de inícios do século XVI, a dalmática foi uma oferta da rainha D. Leonor à Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, o que pode ser interpretado como um gesto de apreço pelo Hospital e pela Igreja que, nas Caldas da Rainha mandou construir.

Histórias da cidade no MHC Dalmática Introdução A riqueza desta peça leva a supor que só seria utilizada em momentos solenes. Talvez, por isso, tenha chegado aos nossos dias em tão bom estado de conservação.

Resolve as palavras cruzadas Histórias da cidade no MHC Dalmática 1. O corpo do príncipe, filho da rainha, foi encontrado numas… 2.Local onde se realizavam cultos religiosos. 3.Edificio construído e fundado às ordens da rainha. 4.Local onde está exposta a Dalmática. 5.O símbolo e a rede dos pescadores e as. . . da rainha 6.País onde se pensa ter sido feita a Dalmática. 7.Cor predominante da Dalmática. 8.Grupo social que presidia aos cultos religiosos 9. Título de D. Leonor. Tarefa Resolve as palavras cruzadas D A L M T I C

Processo Lê a introdução; Resolve o crucigrama; Histórias da cidade no MHC Dalmática Processo Lê a introdução; Resolve o crucigrama; Compara as tuas respostas com as nossas.

Avaliação r e d s i g j a h o p t l m u I á c n Histórias da cidade no MHC Dalmática Avaliação r e d s i g j a h o p t l m u I á c n

Conclusão Reconhecemos no objecto estudado um grande valor artístico. Histórias da cidade no MHC Dalmática Conclusão Reconhecemos no objecto estudado um grande valor artístico. Para além deste aspecto, o estudo realizado ajudou-nos a compreender a atenção dispensada pela Rainha à Igreja de Nossa Senhora do Pópulo. Conhecemos também práticas e objectos de culto, bem como outros paramentos religiosos que, à época, assumiam uma grande importância na vida das comunidades, como a de Caldas da Rainha. Menu

Histórias da cidade no MHC Dalmática Conclusão Tivemos a possibilidade de enriquecer os nossos conhecimentos em relação à História da nossa cidade, explorando um dos mais importantes museus das Caldas da Rainha: o Museu do Hospital e das Caldas.

Trabalho realizado por: Histórias da cidade no MHC Dalmática Trabalho realizado por: Diogo Almeida nº 11 Laura Carreira nº 15 Sara Paulo nº 24 João Rodrigues nº 27