TIC 10º ano Construir Bases de Dados Grupo de Trabalho António Arroio/CRIE-FCUL 5 Abril 2006
O dia de hoje A construção de bases de dados Almoço Pôr em comum (grupos Rita e Ana) + Comentários (T Faria, e outras) 30 min + 15min Descrição do percurso até aqui Como começámos -> tema, objectivos, quem a vai usar, para quê? Ao consultar a base de dados, que informação se obtém? tipo de dados, de itens? Em que situações serão úteis? Dificuldades sentidas e como as ultrapassámos? Para onde vamos? Mais umas linhas de orientação na construção (T Faria) 60 min Mãos na massa (todos) 60 min Almoço Pôr em comum (todos os grupos) + Comentários (T Faria, e outras) 45 min + 25 min Daqui para a frente 60 min Com as Bases de dados e Trabalho de Projecto Individual e à distância Creditação da Oficina de formação
Como começar? Escolher o tema Pesquisar e seleccionar informação Definir a estrutura que informação incluir? como organizá-la? que categorias criar? que campos definir? construir várias tabelas ou uma única? estabelecer relações entre tabelas?
Como começar no Microsoft Access? Criar uma base de dados vazia Criar uma base de dados usando ajudas passo a passo Como é guardada e gerida a informação no Access? Que tipos de objectos se podem criar?
Criar a estrutura de uma tabela Tipo de Dados Nome do campo Propriedades do campo
Gravar a tabela e definir a chave primária Se não for indicado um campo, o Access acrescenta um com a designação “ID” do tipo numeração automática
O Exemplo da Base de Dados “Biblioteca Escolar”
Criar Tabelas Auxiliares Criar a tabela auxiliar “Actividades” na tabela “Leitores” Cursor no campo actividade Seleccionar pesquisa Seleccionar caixa de combinação Escolher a tabela “Actividades”
Criar Tabelas Auxiliares Aspecto Final na tabela “Leitores”
Definir Relações entre Tabelas Menu Ferramentas, Relações... um para muitos um para um Para que o estabelecimento de relações resulte, o campo de ligação, tem de ter o mesmo nome e ser do mesmo tipo nas duas tabelas
Base de Dados “Biblioteca Escolar” Tabela Leitores depois da definição dos relacionamentos
Relações entre Tabelas e Desempenho da Base de Dados A organização e a gestão de informação numa base de dados melhoram se os dados se encontrarem armazenados em várias tabelas e não apenas numa. As tabelas com informação duplicada são ineficazes e podem provocar problemas
Daqui para a frente (na plataforma) 60 min O dia de hoje Almoço Pôr em comum (todos os grupos) 45 min O projecto – o quê e para quê O que descobriram – questões técnicas e potencialidades As dificuldades – existentes hoje e antecipadas Daqui para a frente (na plataforma) 60 min O que nos propomos fazer e como trabalhar Individual/Grupo; à distância Creditação da Oficina de formação