Cooperação universidade empresa: uma realidade concreta Ericeira, Fevereiro de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Compras Colaborativas
Advertisements

O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
São Paulo – Fevereiro de 2011 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
ATENÇÃO Esta apresentação possui áudio.
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção Expansão da Profissão Novas Áreas de Intervenção Carlos.
COMPROMISSO PORTUGAL: O CAPITAL HUMANO Luís Valadares Tavares
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Didáctica da Matemática
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
A Investigação Educacional em Portugal
Departamento dos distúrbios do sono São Paulo- fevereiro 2011.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Interdisciplinaridade
Lideranças nas organizações educativas
Sistemas de Apoio à Decisão Clínica
CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE USUÁRIOS DO BRASIL Letícia Caldas.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
FEIRAS E EVENTOS A REFERÊNCIA DO FRANCHISING EM PORTUGAL. Data: Maio de 2013 Local: Lisboa Data e Locais: 31 de Março - Faro | 21 de Abril - Coimbra.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
14OVEMBRO 2008I Encontro Nacional de Gestão do Risco e FarmacovigilânciA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS PLANOS DE GESTÃO DE RISCOS : PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS.
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
Centro de Investigação e Desenvolvimento da Microsoft no domínio da Fala e Língua Natural, em Portugal.
Políticas de ciência e Tecnologia, Out.-Dez. 2002
Profa. Dra. Renata Medici
Departamento do Ensino Secundário
Estatística Médica na WEB um Manual para uso de estudantes, investigadores e profissionais de Saúde Armando Teixeira Pinto, Ana Ferreira, Gareth Parry.
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Talentos para Inovação
Novos Serviços e Metodologias Destaques na área da Comunicação
Rodrigo Pacca / Daniel Novaes Desenvolvendo o Empreendedorismo na Universidade.
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Paulo Nicola Núcleo de Investigação da APMCG Paulo Nicola Núcleo de Investigação da APMCG O P APEL DAS A SSOCIAÇÕES P ROFISSIONAIS NO A POIO E D ESENVOLVIMENTO.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Estatística Descritiva
LOGO Progresso do Projecto
1 21 de Janeiro 2010 Encontro com Imprensa Formação Internacional Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública.
CONITEC
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
O Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino na Universidade Nova de Lisboa Patrícia Rosado Pinto Luís Espinha da Silveira Daniela Costa Ramos
Doenças crônicas, doenças endêmicas, doenças raras – Como priorizar? Dr. Marcos Santos MD MSc Chefe do Serviço de Oncologia/Radioterapia – Hospital Universitário.
Trabalho de conclusão de curso
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Gerência Geral de Regulação Econômica e Monitoramento de Mercado Regulação econômica na saúde: onde estamos e para onde vamos Alexandre Lemgruber 3º Encontro.
17/11/2004 David Tavares PREVENIR A DESCAPITALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA.
Universidade Aveiro – DDTE – Doutoramento em Didáctica
Novas Oportunidades para Agricultura
Antonio Garcia Reis Junior
01.1 Apresentação da RESSST Rede Europeia dos Serviços de Saúde Sem Tabaco (RESSST) A RESSST agrupa redes nacionais, regionais ou a coordenação nacional.
SIMPÓSIOS SOBRE SAÚDE BRASIL – PORTUGAL Rio de Janeiro, 8 de Julho de 2008 O sistema de saúde de Portugal Jorge Simões Universidade de Aveiro
O dever pessoal de cuidar da saúde: exigência para os indivíduos
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
Consultoria Informática em CRM Autores: João Ramos Nuno Batalha Ricardo Correia Sérgio Sequeira.
24 Fevereiro Debriefing Marcos R. Ymayo, MD, PhD Consultor - Jhpiego Fortalecimento dos Serviços Integrados de Saúde Sexual e Reprodutiva Curso de Prevenção.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
June 26-27, 2014 VISITA DOS DIRETORES DE HOSPITAIS FEDERAIS DO BRASIL Estrutura de Organização João Oliveira
Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial ( Mário Fidalgo )
Profª. Claudia Suzana Ferigolo
Direcção de Produtos e Serviços de Empresas Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial Lisboa, 18 de Novembro de 2015.
1 SEMINÁRIO sobre Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos Países de Língua portuguesa São Paulo 11 a 15 de Junho de 2007.
Produção Científica Nacional: Indicadores estatísticos e bibliométricos Equipa: Cristiana Agapito Rita Lopes Susana Silva – Fórum Estatístico – Lisboa,
LAB ODONTO Evento 24 de maio 2016 Mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas Alvin Toffler Mude antes de ser obrigado a fazê-lo Jack Welch.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Transcrição da apresentação:

Cooperação universidade empresa: uma realidade concreta Ericeira, Fevereiro de 2010

Acerca da Exigo Fundação Setembro de 2001 Consultoria para o sector da saúde Áreas de actuação Economia da saúde Disponibilidade para pagar por cuidados farmacêuticos Avaliação económica A discrete event simulation model in major depressive disorder: cost- effectiveness of agomelatineA discrete event simulation model in major depressive disorder: cost- effectiveness of agomelatine Investigação epidemiológica Utilização de Metoject na Artrite Reumatóide (UMAR): estudo observacional Avaliação de medidas regulamentares Avaliação do sistema de preços de referência (ANF) Avaliação da acessibilidade aos medicamentos em Portugal (APIFARMA) Colaboradores Economistas, estatísticos, farmacêuticos e matemáticos Em 2009, 30% da actividade para Brasil, Espanha, França, Finlândia e Holanda

Oportunidade! > 50% da actividade da Exigo resulta da aplicação de métodos estatísticos No mercado a maioria da investigação/consultoria de natureza quantitativa é muito incipiente Solicitação crescente de apoio à investigação de iniciativa local (ex: hospitais) Os decisores do sector da saúde não têm hábito de utilizar os métodos quantitativos para suportar as suas decisões (ex: industria farmacêutica, hospitais...)

Protocolo de cooperação técnica e científica O CEAUL Conhecimento e capacidade de reflexão Experiência de investigação teórica e empírica A Exigo Proximidade ao mercado Experiência de investigação empírica

Cooperação... de que forma? Projectos de investigação partilhada Meta-análise bayesiana: marcadores intermédios Consultoria estatística Estudo aberto, observacional, prospectivo, não controlado e multicêntrico em doentes adultos com artrite reumatóide activa grave, refractários ou Cálculo amostral e planeamento estatístico Edições técnico-científicas Glossário de termos estatísticos aplicados à Saúde Interpretação de resultados de ensaios clínicos Formação para os profissionais de saúde e indústria farmacêutica Dados de qualidade de vida: métodos estatísticos Análise de sobrevivência Oportunidade para alunos estagiários Criação de uma unidade/grupo de investigação de métodos estatísticos aplicados à avaliação de medicamentos Ex: SCHARR Médio/longo termo prestador de serviços para o sector público