Pesquisa realizada por:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

Formação TIC no ensino superior
Inquéritos Colectivos de Cidadãos Alguns resultados.
Parceiros na Aprendizagem. Oferecer acesso a tecnologias inovadoras para que pessoas e negócios alcancem seu potencial pleno. Missão.
Realidade dos Centros Urbanos
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
PROJECTO TÁ na REDE Tecnologias de Apoio em Rede Nº DE ORIGEM :277/4.3/C/LVT.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) Ministério da Ciência e do Ensino Superior Portugal III Reunião de Coordenação Regional da Rede ScienTI Dr.ª
Formação Inicial de Formadores
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
GFEC Sector de Inserção Profissional Apresentado por Marta Craveiro
Fase 2: Diagnóstico dos Públicos
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Buenos Aires, de Setembro de 1999 Sociedad de la Información en el Mercosur y América Latina 1 Sociedade da Informação: Prioridades para Portugal.
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Eleições e meios de comunicação social
Março ª Edição do Programa de Estágios Profissionais da Administração Pública Em finais de 2005 o XVII Governo Constitucional lançou uma Edição de.
Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Tecnologia na terceira idade
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Questionário/Roteiro
Disparidades de Género no Mercado de Trabalho Português
OBJECTIVOS : induzir nos jovens o gosto pela investigação e pela cultura científicas, familiarizá-los na prática com modalidades de produção e produtos.
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Comportamento no Trânsito
INCLUSÃO DIGITAL ROMPENDO BARREIRAS.
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
As convicções, os comportamentos e os valores económicos dos jovens
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
dos Objectivos à Concretização
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Os biólogos e o emprego em Portugal
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Da investigação à divulgação Projecto de investigação “As crianças e a Internet” Estágio As Artes do Ofício “Os jovens e a Internet” Objectivos Integrado.
Web 2.0 Instituição: Escola Superior de Educação Curso: Promoção Artística e Património UC: Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Vânia Janela.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Programa Inovar Bartolomeu Milton Chefe Aux. Dptº Gov. Electrónica / Luanda,
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
BEST Porto Apresentação Recrutamento Agenda BEST – O que é? – Identidade e Serviços – Estrutura Interna BEST Porto – Estrutura Interna – Em 2010.
Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Redes Sociais.
Escola Superior de Educação de Viseu – IPV Educação Social Ano lectivo 2008/2009 2ºano, 1º semestre Docente: Teresa Gouveia Discentes: Ana Bandeira nº6943.
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
A ESTIMULAÇÃO COGNITIVA ALIADA ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NA VIDA DOS SENIORES Trabalho Realizado no Âmbito da Disciplina de Metodologia de Investigação/Intervenção.
Estudo de usuários: as necessidades de informação dos jogadores de League of Legends Glauce Alves, Hallini Jardim, Julianna Martins, Mário Gonçalves, Phillipe.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa realizada por: Os Jovens e a Internet AS ARTES DO OFICIO: SER INVESTIGADOR EM CIÊNCIAS SOCIAIS Estágio Científico de Verão para Jovens 2008 Pesquisa realizada por: Alicia Lopes Ana Filipa Luz Fátima Campos Monitora: Ana Delicado

Questões de Partida: Para que usam os jovens a Internet? Quais os efeitos da Internet nos jovens?

Definição de conceitos: Jovens – Indivíduos dos 12 aos 25 anos; Internet – “É, simplesmente, uma rede de redes de computadores interligados por uma linguagem informática comum que permite comunicar, em tempo real ou diferido, a partir de qualquer ponto do planeta para qualquer outro…”. Fonte: CARDOSO, Gustavo, et al (2005), “A Sociedade em Rede em Portugal”, pp. 20, Porto, Campo de Letras – Editores S.A.

Metodologia Pesquisa Bibliográfica; Entrevistas a representantes de instituições que promovem o uso da Internet pelos jovens; Inquérito por questionário a jovens.

Entrevistas Rodrigo Monteiro Baptista, Gestor dos Programas Prospecção e Negócios e Comunicação e Imagem - FDTI (Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação); Vera Menino, Coordenadora do Departamento Educativo e Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

Formação e certificação em TIC; A Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) instituída em 1991, pelo Instituto Português da Juventude e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional tem como missão a formação e qualificação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Actividades: Formação e certificação em TIC; “Ponto Ja” (local de acesso à internet); Manuais de TIC. Fonte: www.ipj.pt

Principais Objectivos da FDTI Combater a infoexclusão; Divulgação das TIC através das formações que oferecem. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

Participantes nas actividades da FDTI Participam anualmente 50 000 formandos, num total de 270 000 utilizadores; Os utilizadores são principalmente mulheres na faixa etária dos 25 anos. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

Diferenças entre a Oferta de Serviços “Não existem diferenças na oferta de um curso, por exemplo, de iniciação às TIC no Norte ou no Sul, existe sim diferenças no acesso doméstico”. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

Diferenças entre a Procura dos Serviços No sul a procura direcciona-se para a utilização mais prática da Internet; No Norte a procura direcciona-se mais para uma temática de interesses locais. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

Fonte: Entrevista a Vera Menino, Cib@rcafé O Cib@rcafé é um espaço integrado no Pavilhão do Conhecimento. Foi criado em Julho de 1999, data da criação do Pavilhão, por iniciativa do então ministro da Ciência e Tecnologia Mariano Gago. Actividades: Acesso à internet; Formação; Mediateca. Fonte: Entrevista a Vera Menino, Cib@rcafé

Objectivos da Criação do Cib@rCafé Divulgar a Internet; Difundir o seu uso; Mostrar o seu poder como ferramenta de trabalho. Fonte: Entrevista a Vera Menino, Cib@rcafé

Utilizadores do Cib@rCafé Cerca de 100 utilizadores por dia; Frequentam este espaço maioritariamente pessoas do sexo masculino; Desde adolescentes até aos 30 anos; Deslocam-se propositadamente a este local. Fonte: Entrevista a Vera Menino, Cib@rcafé

Formação na Área da Internet para os Jovens Prevenir contra os riscos da Internet; Saber criar e gerir a identidade digital. “Não podemos ver a Internet como um bicho papão”. Rodrigo Baptista, FDTI “Não é nenhum bicho de sete cabeças mas é preciso ter cuidado”. Vera Menino, Cib@rcafé

A Importância dos jovens obterem informação e formação na Área das TIC “As TIC (…) são tão importantes porque estão em todo o lado no nosso dia-a-dia (…) se não soubermos lidar com as TIC temos a vida dificultada…”. Rodrigo Baptista, FDTI “O mundo inteiro cabe na cabeça de um alfinete. (…) A comunicação passou a ser instantânea e isso é que é fundamental na Internet. Deixou de haver distância.” Vera Menino, Cib@rcafé

Inquérito por Questionário Inquérito de Rua; Inquérito Online; Setembro de 2008; Jovens entre os 12 e os 25 anos; Amostra = 68.

Todos os inquiridos já utilizaram a Internet; Praticamente todos os inquiridos costumam utilizar a Internet frequentemente; 56 dos 68 inquiridos utilizam a Internet todos ou quase todos os dias; Em média os inquiridos passam 15 horas por semana a utilizar a Internet.

Frequência do uso da Internet por Género (Média) Média: Entre 1 (Raramente) e 4 (Todos os dias ou quase)

Locais de Acesso à Internet (N.º)

Contactos Através de Mensagens Instantâneas, por Género (Média) Média: Entre 1 (Nunca) e 4 (Todos os dias ou quase)

Usos da Internet por Género (N.º)

Usos da Internet por Idade (N.º)

Opiniões sobre os Efeitos da Internet, por Género (Média) Média: Entre 1 (Não concordo nada) e 6 (Concordo totalmente).

Rodrigo Baptista, Representante da FDTI; AGRADECIMENTOS Rodrigo Baptista, Representante da FDTI; Vera Menino, Coordenadora do Departamento Educativo do Cyb@rCafé do Pavilhão do Conhecimento; Ana Delicado, Monitora.