O que fazer e o que não fazer

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
Advertisements

QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS? QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ?
Como Preparar Seminários
Criando bons Slides no Powerpoint
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Apresentações Eletrônicas
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Como Conduzir uma Apresentação
Dicas para apresentação em banca
ALGUMAS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE UM POWERPOINT
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
SEMINÁRIOS Orientações Profa Ms. Ivanice Magalhães da Silva
MPU -Prova Discursiva-
Deve‐se usar palavras‐chave. No Máximo 12 linhas por slides.
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
Como Apresentar a Monografia
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
MAPAS MENTAIS TONY BUZAN.
DICAS PARA APRESENTAÇÃO
-Tantra- Música: Songbird – Barbra Streisand.
Oficina de Oratória Falar e Falar.
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Criatividade e anúncio em tempos de rede
1- COLOQUE TÍTULO O título auxilia o ouvinte a identificar as informações que irá observar.
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
Oratória.
Preparar, Apontar... Ivan Horvath Codas. Texto Completo X Anotações A Leitura Vantagens das Anotações: Naturalidade Fluidez Ênfase.
Dicas para Apresentações
DIAGRAMAÇÃO Disciplina: Oficina de Produção Gráfica
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Interpretação Consecutiva
Metodologia e Redação Científica
Uma formidável ferramenta de comunicação
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
Apresentação do Projeto Interdisciplinar
Kembleton Wiggins (Soul Winning Made Easier) – Pacific Press Concordância cognitiva.
Apresentações Orais Universidade Federal de Pernambuco
Ilustração.
TIPOLOGIA E DESIGN.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Introdução à Didática Aula 3
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Ferramentas da Qualidade
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
Como Falar Bem em Público
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Dicas para usar o powerpoint e fazer uma boa apresentação
Resumo das Dicas Domínio de conteúdo + Simplicidade =
Algoritmos e Programação I
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Tecnologias Aplicadas à Capacitação e ao Desenvolvimento de Pessoas Profª Msc. Adriana Silva.
Como elaborar slides para apresentações orais
Utilização Eficaz do PowerPoint
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
Dicas para Aumentar seu Poder de Persuasão:. Caros(as) Alunos(as): Apresento a seguir as dez dicas para ajudar você a aumentar seu poder de persuasão.
A Construção da Leitura e da Escrita. DICAS PARA MELHOR FALAR EM PÚBLICO.
Normas da APA Tabelas e Figuras.
Dicas para uma boa apresentação
Transcrição da apresentação:

O que fazer e o que não fazer Comunicação Empresarial aula 10

Lembre-se: Você está num palco Para falar em público você está pisando em um palco num sentido literal, onde o colorido e as suas expressões idiomáticas se sobrepõem à sua linguagem técnica, profissional. Nunca é suficiente ter algo de valor a dizer. fazer uso de palavras e imagens para atingir corações e mentes. É preciso ter talento e estilo; se você pretende interessá-los, seu discurso deve brilhar .

PENSE COMO UM OUVINTE Coloque-se no lugar do seu público; pense em coisas que tenham um efeito positivo e que permaneçam em suas mentes.

CONTE HISTÓRIAS As suas histórias devem apoiar a sua mensagem ou pelo menos uma das submensagens.

APRESENTE ILUSTRAÇÕES Transforme palavras importantes idéias e conceitos em imagens ; fique certo de que as pessoas viram tudo aquilo que você quer que se lembrem; Seu material visual deve ser simples, original e digno de nota; Escreva pouco – teste da camiseta. Descomplique: não tente sobressair muito

UTILIZE A EMOÇÃO PARA DAR EFEITO Paixão vale mais do mil técnicas; Seja sincero. Seja apaixonado pela sua mensagem e pela sua platéia;

APROVEITE OS CURTOS ESPAÇOS DE ATENÇÃO Variação da atenção numa apresentação – tem tendência de queda; Avise que vai terminar; Apresente seus pontos mais importantes no início e no final , principalmente no final; Guarde as imagens importantes para o final; Faça sessões mais curtas.

ESCREVA COMO UM ORADOR FLUENTE Construa argumentos; Escreva para ser ouvido; O argumento: 1) é um caminho no ritmo do apresentador 2) é ouvido apenas uma vez 3) é ouvido na ordem apresentada. Crie uma ponte sobre o vazio. Fale sempre com naturalidade.

ESCOLHA SUAS PALAVRAS COM CUIDADO Linguagem deve ser simples e pessoal mesmo quando estiver falando para um público especializado; Encontre as suas palavras certas e a sua maneira de expressá-las. Escolha as cores emocionais das palvras. Encontre frases fortes e palavras fortes.

PALAVRAS QUE FAVORECEM -descoberta -garantia -amor - provado - segurança - nós - fácil - saúde - dinheiro - resultado - economizar - você

Regra do 5 para 1 Para cada EU diga cinco Nós ou SEUS;

UTILIZE IMAGENS PARA MAXIMIZAR IMPACTOS Imagens são a implantação de palavras que evocam figuras nas mentes para ilustrar os pensamentos do orador . Tente ENVOLVER seus ouvintes. Uma imagem mental vale por mil palavras. Uma imagem pode levar o argumento adiante com muito mais força e convicção do que a pura razão.

TENHA RITMO Palavras de ligação , de transição – naturalmente, por falar nisso, todavia, vejam vocês, muito bem . A regra de três – enumerar 3 idéias Sentenças paralelas Repetição da idéia com emoção.

Recursos audiovisuais

Como devem ser

Quais são

GRÁFICOS E CORES 1- GRÁFICOS = Facilitam a compreensão e interpretação de dados numéricos..

2- MAPAS Facilitam o acompanhamento e fixação através da orientação geográfica dos participantes. Os mapas devem ressaltar o que for relevante, isto é, conter somente as informações necessárias, evitando detalhes e excesso de texto. Procure enfatizar os itens mais importantes através do uso de diferentes cores.

3- FIGURAS/ ÍCONES/ DESENHOS/ IMAGENS = Ilustram uma idéia, facilitando a retenção e fixação de uma informação importante. tudo o que for mostrado deve ter uma relação estreita e imediata com os conceitos apresentados. Certifique-se de que o recurso que você irá utilizar será adequado para a apresentação de uma determinada imagem.

TABELAS Facilitam a comparação entre dois ou mais itens e consequentemente a identificação de diferenças e semelhanças. Permitem a visualização rápida e análise de vários itens simultaneamente. Coloque somente o que for essencial em uma tabela, para que ela não fique poluída, dificultando a interpretação dos dados. Lembre-se de que os itens contidos em uma tabela devem ser lidos pelos presentes; portanto, fique atento ao tamanho da fonte utilizada (fator visibilidade).

5- TEXTOS Devem permitir a leitura rápida de uma idéia, portanto devem ser facilmente legíveis. Evite textos longos; prefira blocos separados. Use fonte “limpas”, com traços lineares, sem enfeites. Para títulos, fonte “Arial” ou “Tahoma”, tamanhos entre 36 e 44. Para textos, as mesmas fontes ou ainda “Times New Roman”, tamanhos entre 20 e 28, dependendo da quantidade de texto a ser inserida.

6- CORES Ilustram o material. podem prejudicar uma apresentação. diferentes cores transmitem diferentes idéias as cores escolhidas devem estar em harmonia entre si, com a mensagem, com a ocasião e com o público alvo faça uma simulação prévia para verificar se aquela é a melhor cor a ser utilizada as cores devem ser repetidas nas várias telas, caso elas refiram-se à mesma variável ( ex. ano, mês, número de pessoas, títulos, sub títulos etc.).

7- PRINCÍPIOS GERAIS Centro de Interesse: selecione o estímulo principal e procure destacá-lo do todo, usando uma cor ou intensidade cromática diferente, mudança de tamanho ou de fonte, etc. Blocos: evite textos longos, procure reunir as informações em blocos. Equilíbrio: procure criar uma sensação de equilíbrio, dispondo texto, objetos e figuras harmoniosamente. Proporção: estabeleça uma relação adequada entre o tamanho das partes e o tamanho do todo. Contraste: procure fazer oposição de cores, formas e linhas para conseguir bons efeitos que chamam a atenção.

RESPONDENDO PERGUNTAS Antecipe algumas perguntas. Ouça a pergunta com atenção; Identifique a pergunta pela ordem Seja paciente Parefraseie a pergunta Divida a pergunta longa Relacione com sua apresentação Evite conflitos Atenda o máximo Diga que não sabe Responda sucintamente Demonstre sempre cordialidade.