Moutinho M. S. ; Ferreira D. B. ; Silva C. A. L. ; Araújo J. B

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão de Saúde da Mulher- Cofen  Valdecyr Herdy Alves  Vera Cristina Augusta Marques Bonazzi  Maria do Rozário de Fatima Borges Sampaio  Maria.
Advertisements

Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Acompanhamento do desenvolvimento infantil – instrumentos e estratégias.
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
FACULDADES INTA Curso de Graduação em Enfermagem
Santa Terezinha, Cocal, PI Lanna Ágda Furtado Gomes
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Renata Vale Soares da Fonseca Orientadora: Érica Almeida Coelho
Orientador: Jandro Moraes Cortes
Universidade Aberta do SUS – UnaSUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância  Turma 2 INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Melhoria da atenção ao pré-natal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Orientadora:Teresinha Heck Weiller
ASSISTÊNCIA DE PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA USF TAMANDUÁ DE PASSIRA, PE
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
O trabalho do Fonoaudiólogo do NASF
Nesval Roberto Souza Silva Orientadora: Mariangela Soares
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
Universidade Federal de Pelotas
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
Título - Arial 36pt - Bold Nome dos autores Instituição
Universidade Federal de Pelotas
ATENÇÃO ÀS PUÉRPERAS E AOS RECÉM-NASCIDOS
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Thalita Zanes Maio Bandeira Orientadora: Dayana Kelly Silva Oliveira
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Estratégia de Saúde da Família Getúlio Vargas, Pelotas/RS Especializando: Cayo Otávio Moraes Lopes.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
A UTI Neonatal: Uma Visão Materna
1 Maternidade Municipal Mãe Esperança Porto Velho, 21 de Agosto de 2018 Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA Curso de Medicina Disciplina:Saúde.
INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O CONTROLE ADEQUADO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CÔNEGO LUÍS CIRILO DA SILVA ARNALDO G. RODRIGUEZ MARTINEZ*
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Método Mãe Canguru: aplicação no Brasil, evidências científicas e impacto sobre o aleitamento materno Sonia Isoyama Venancio, Honorina de Almeida J Pediatr.
Dicleia Vitor Ferreira Orientador – Pablo Viana Stolz
Talita de Aquino César Figueiredo Orientadora: Ângela Wilma Rocha
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de conclusão de curso
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Orientadora: Bibiana Bauer Barcellos
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Ludnilanne de Moura Santos Orientadora: Seiko Nomiyama
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhora da atenção ao pré-natal.
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Método Mãe Canguru: aplicação no Brasil, evidências científicas e impacto sobre o aleitamento materno Sonia Isoyama Venancio, Honorina de Almeida J Pediatr.
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Moutinho M. S. ; Ferreira D. B. ; Silva C. A. L. ; Moreira A. A. M. F
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

APLICABILIDADE DO MÉTODO CANGURU NA PRIMEIRA MATERNIDADE PRIVADA EM BRASÍLIA Moutinho M.S.; Ferreira D.B.; Silva C.A.L.; Araújo J.B.; Costa L.B.; Moreira A.A.M.F.; Aragão J.F.C,; Sato S.Y.C.F.; OBJETIVO: Relatar a implementação do Método Canguru na rede privada e quais os benefícios identificados. RESULTADOS: : A partir da formação recebida, foram implementadas medidas para instituir o método na unidade de terapia neonatal. Realizada sensibilização de toda a equipe que presta assistência ao bebê e instituídas novas práticas na unidade. Houve modificação nos horários de visitas, incluindo visita dos avós e irmãos, além de reforçar a permanência dos pais por 24 horas na unidade. Foram reduzidos ruídos e luminosidade no ambiente, estimulado ainda mais o contato pele a pele (posição canguru) e implementado o toque contingente, necessários para o bebê se manter tranquilo e seguro. Após a implementação do método, foi observada maior participação dos pais nos cuidados com o bebê, reduzindo assim a ansiedade e dúvidas, tornando-os protagonistas no cuidado. Também contribuiu para o aumento da adesão ao aleitamento materno exclusivo. MÉTODO: Análise qualitativa. Foi realizado curso de capacitação à equipe assistencial baseando-se na Norma de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de baixo peso – Método Canguru, oferecida pelo Ministério da Saúde, com aulas, discussões práticas e oficinas que enfatizaram a humanização nos cuidados com o bebê e sua família, reforçando o estímulo à amamentação e fortalecimento do vínculo do bebê com sua família. CONCLUSÕES: Assim, foi observado que o Método Canguru contribuiu substancialmente para o processo de humanização na assistência prestada ao recém-nascido nesta unidade, aumentou a segurança e confiança dos pais na equipe, sendo uma grande estratégia na redução da morbimortalidade neonatal. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém‑nascido de baixo peso: Método Canguru/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011. 204 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém-nascido: Método Canguru : manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. 2. 3. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017. 340 p. : il. . 2. Método Canguru. 3. Saúde da Criança. I. Título. II. Série. C * Médica coordenadora da neonatologia da Maternidade Brasília Contato e-mail : afialho@materbrasilia.com.br