Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
SISTEMA DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO - SISRCA
Sistema de Informação notificação e rotinas
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
SERVIÇO DE ARQUIVO MÉDICO
Outros Sistemas de Informações em Saúde
Sistema de Informações
O Ministério da Saúde, Apresenta o projeto SIAB plus
Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA
Contribuição da Tecnologia da Informação
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
8 AUDIHOSP A saúde no Brasil: caminhando rumo ao sistema único de informação. ENTENDENDO O FLUXO DO FATURAMENTO, PROCESSAMENTO E PAGAMENTO DO SISTEMA DE.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Ministério da Saúde CIHA Julho 2011
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Sistema Hospitalar Integrado SCH Atendimento Financeiro Faturamento Farmácia Enfermagem Almoxarifado Veículos Laboratório RX Agenda Médica.
SIGES Gestão da Saúde Pública.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
A Enfermagem na Era da Informática
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
DATASUS Ministério da Saúde Departamento de Informática do SUS
Aspectos clínicos: Registro : Dados médicos do paciente registrados de próprio punho, sem padronização ou mesmo, incompletos Acesso: Dificuldade em recuperação.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
MARINGÁ.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Sistemas de Informação
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE COPRO.
VISYS Fundada em: 1996 Objetivo: Oferecer a seus clientes ferramentas que contribuem diretamente com os resultados da empresa. Foco: Desenvolvimento de.
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo.
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
VSI HEALTH. VSI HEALTH - SOFTWARE Vsi Health, foi desenvolvido através das necessidades encontradas na administração pública, podendo atender quaisquer.
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
Saúde Mental Belo Horizonte Secretaria Municipal de Saúde
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE SAÚDE Cartão SUS Saúde Prata.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Sistema de Saúde Pública
Sistemas de Informação em Saúde
Logística em Saúde Outubro 2014.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde PROGRAMAÇÃO ASCENDENTE.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Monitoramento e avaliação das ações na ESF
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
SISLOG-LAB Juliana Monteiro da Cruz
Curso para ACS  .
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Plano de Desenvolvimento do e-SUS AB
PSF como Porta de Entrada do SUS
Curso PICs para Gestores
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
DAB e-SUS Atenção Básica
Sistema Vigilante 2012/2013 Informes gerais. É uma ferramenta para agregação / consolidação de dados que busca facilitar / agilizar o monitoramento e.
Transcrição da apresentação:

Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos – Vitória da Conquista

Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos A organização do processo de dispensação e suprimento de medicamentos é um dos nós críticos a serem enfrentados na reorganização do modelo assistencial Informatização das unidades assistenciais Criação de cadastro único informatizado de pacientes Comunicação entre as unidades e o cadastro único Registro do controle de estoque do almoxarifado Controle da dispensação e gastos com medicamentos Acompanhamento dos pacientes em uso contínuo de medicação

Sistema Integrado de Informações Ambulatoriais Objetivo: Gerenciar informações pertinentes a atenção básica Objetivos específicos: Permitir a entrada única de dados produzidos no âmbito da rede ambulatorial básica de saúde Realizar a exportação dos dados para os diferentes sistemas de base nacional: SIA/SUS, SIAB, SI-PNI, SINAN, SISPRENATAL, SISVAN Analisar as informações de saúde – de natureza administrativa, clínica e epidemiológica – provenientes das ações e serviços desenvolvidos na rede básica

Sistema Integrado de Informações Ambulatoriais Usuários do sistema: Profissionais da rede básica de saúde: médicos, odontólogos, enfermeiros, outros profissionais de nível superior, auxiliares de enfermagem, outros profissionais de nível médio e agentes comunitários de saúde. Usuários privilegiados do sistema. Gerentes e administradores que assumem função de coordenação, supervisão e avaliação da rede básica: gerentes de unidades, coordenadores da rede básica e do PSF e o staff da Secretaria Municipal de Saúde Operadores do sistema na unidade de saúde – digitadores – e programadores e analistas que oferecem suporte técnico

Sistema Integrado de Informações Ambulatoriais A maior eficiência do serviço na produção da informação em saúde será viabilizada na medida em que o sistema assegure: Formulários de entrada de dados sintéticos, simples e precisos, substituindo o grande conjunto de formulários utilizados na rede básica de saúde Integração dos diferentes sistemas de informação utilizados na rede ambulatorial do SUS Racionalidade do processo de trabalho que envolve a produção da informação em saúde de forma a contemplar os interesses e necessidades dos diversos usuários do sistema Fluxo ágil e sistemático de alimentação e processamento dos dados lançados no sistema Conferência e/ou crítica dos dados na própria unidade básica, impedindo a progressão de dados incorretos e inconsistentes para outros níveis do sistema

Sistema Integrado de Informações Ambulatoriais Atualização de Cadastro Identificação dos usuários da unidade previamente cadastrados Alteração de dados de cadastro desses usuários Inclusão de novos usuários, caso não tenham sido previamente cadastrados

Sistema Integrado de Informações Ambulatoriais Entrada de dados Digitação de dados referentes aos atendimentos ambulatoriais e ações desenvolvidas pelos profissionais Realização automática de crítica dos dados digitados

Sistema Integrado de Informações Ambulatoriais Busca de dados Consulta às diversas bases de dados existentes no sistema Consulta à tabela de procedimentos SIA/SUS Consulta à tabela do CID 10

Sistema Integrado de Informações Ambulatoriais Exportação de dados Rotinas de exportação para o SIA/SUS, SIAB, SI-PNI, SINAN, SISVAN e SISPRENATAL

Sistema Integrado de Informações Ambulatoriais Geração de relatórios Relatórios pré-formatados Gráficos padronizados Geração de relatórios personalizados a partir de variáveis previamente definidas

Sistema Integrado de Informações Ambulatoriais Instrumentos de coleta de dados: Mapa de procedimentos individuais de profissionais de nível superior Mapa de procedimentos individuais odontológicos Mapa de procedimentos individuais de auxiliar de enfermagem Mapa de procedimentos coletivos Mapa de situação de saúde acompanhada pelos agentes comunitários de saúde (SSA2 do SIAB)

Rede Municipal de Alta Velocidade

Rede Municipal de Alta Velocidade

Sistema Informatizado de Gerenciamento do Almoxarifado

Sistema Informatizado de Gerenciamento do Almoxarifado Cadastro de bens

Sistema Informatizado de Gerenciamento do Almoxarifado Entradas

Sistema Informatizado de Gerenciamento do Almoxarifado Solicitações

Sistema Informatizado de Gerenciamento do Almoxarifado Saídas

Central de Internação Hospitalar Informatizada (fase experimental) Projetos em Implantação Projetos em Implantação – 2002 Central de Internação Hospitalar Informatizada (fase experimental) Informatização da rede básica Comunicação “on-line” de toda a rede Novo sistema informatizado laboratorial Cartão SUS

Desenvolvimento e implantação de módulo de controle de estoque do Atividades projeto REFORSUS Atividades projeto REFORSUS Desenvolvimento e implantação de módulo de controle de estoque do almoxarifado módulo de dispensação de medicamentos (agregado ao Sistema Integrado de Informações Ambulatoriais) Avaliação do desempenho do sistema