Tema Gerência, eficiência energética e avaliação financeira em sistemas virtualizados envolvendo análise de software, rede, armazenamento, servidores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Data Center Definido por Software
Advertisements

Desempenho da Computação Paralela em Ambientes Virtualizados
Os benefícios do Storage em NAS
Virtualização André Bernardes RA: César Kallas RA:
Universidade Federal de Santa Catarina
Plano Diretor de Sistemas de Informação
Topologias de Rede.
Alunos: Erick Butler Poletto Ricardo Alexandre Fiorelli Orientadores: Prof. Paulo Cugnasca (Brasil) Prof. ssa. Chiara Francalanci (Itália)
Proposta de uma metodologia Green ICT automatizada
Alunos: Erick Butler Poletto Ricardo Alexandre Fiorelli Orientadores: Prof. Paulo Cugnasca (Brasil) Prof. ssa. Chiara Francalanci (Itália)
Erick Butler Poletto Ricardo Alexandre Fiorelli Prof. Paulo Sérgio Cugnasca Prof. Ssa Chiara Francalanci.
Etapas Desenvolvimento da Metodologia Implementação da metodologia em Software Objetivos Demonstrar resultados que podem ser obtidos através de uma política.
Prefeitura de Santo André
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
Um pouco sobre nós A Detto tem como alvo a satisfação de seus cliente, por isto contamos com colaboradores com mais de 5 anos de experiência no mercado.
Segurança no Armazenamento 2. DAS - Direct Attached Storage
UNIDADE BA: Rua Arthur de Azevedo Machado, 1598 • CEP • Salvador (BA)
Professora Vanessa Fonseca
Equipamentos, Produtos e Serviços relacionados com plataformas Tecnológicas Informáticas Soluções Globais e Integradas.
© Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. Confidencial.
3a Fase - Recomendação/Prognóstico de TI para a organização
Infraestrutura de alta disponibilidade aplicado ao projeto RedeFOR
Título do slide.
Luiz Augusto da Silva Alves Professo Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes 2 Novembro 2010.
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
Desvendando o Licenciamento de Desktops
______________________
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Equipamentos de Redes Aula 3
Arquitetura Cliente /Servidor
Virtualização.
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
Soluções de TI seguras, integradas e continuadas H igh P erformance C omputing.
C o n t a b i l i d a d e e a s s e s s o r i a ESTRUTURA TECNOLÓGICA ORCOSE Contabilidade ESTRUTURA TECNOLÓGICA ORCOSE Contabilidade.
Solução SaaS – Software as a Service
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
Um pouco sobre nós A Detto tem como alvo a satisfação de seus cliente, por isto contamos com colaboradores com mais de 8 anos de experiência no mercado.
Single-Chip Cloud Computer (SCC) Um processador many-core experimental desenvolvido pela Intel Labs.
Processos.
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
Uma solução para o consumo de energia e o lixo eletrônico
Ryan O’Hara Paul Ross Robbie Wright Julho de 2009.
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Network Virtualization: Breaking the Performance Barrier Departamento de Eletrônica – Escola Politécnica Programa de Engenharia Elétrica – COPPE Rafael.
Fundamentos em Gestão de Serviços - ITIL®
Ferramentas de comunicação de marketing
Catálogo de Serviços GTI para os PoPs
Fundamentos de Comunicação de Dados e protocolos de redes Aula 2
COPYRIGHT SPREAD 2009 Fundamentos em Gestão de Serviços - ITIL® SANTANDER BOOK DE EVIDÊNCIAS Março / 2011.
Bem-vindo!.
Redes de sensores sem fio em ambiente industrial para medição inteligente de energia elétrica Definição do problema: A energia elétrica seguindo uma tendência.
© 2014 IBM Corporation 10 e 11 de Março de 2014BÚZIOS RIO DE JANEIRO A IBM e seus Distribuidores: Criando valor para as revendas Carolina Paixão Partner.
Portfolio e Soluções. Quais são os maiores desafios atuais de infraestrutura de TI? Baixa performance; Ineficiência; Expansão de servidores; Atualizações.
Trabalho Prático – Parte 1 Empresa: Wedo Sobre: Empresa que fornece suporte à operadoras de telecomunicação, desenvolvendo softwares que são utilizados.
Atividades do LBA DIS Laurindo Campos MCTI/INPA/LBA XXVI REUNIÃO DO COMITÊ CIENTÍFICO DO LBA – 22 e 23 de agosto de 2011.
Leandro Ramos  1 - Consolidação de servidores Reduzir a quantidade de servidores ajuda drasticamente a reduzir consumo de energia.
Infraestrutura Hiper Convergente e Invisível
Virtualização: Conceito Luciano Palma Microsoft Brasil.
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
Sistemas Operacionais de Redes Virtualização IGOR ALVES.
PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.
Virtualização de Servidores – Vmware ESXi 4.1 Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
© Homelaber Brasil Homelaber Brasil Homelab & Virtualização.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 DTI Departamento de Tecnologia da Informação.
PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.
Escola de Ciência e Tecnologia Disciplina: Tópicos em Sistemas Operacionais Implementando uma solução de Storage com iSCSI 1
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores TCC Seminário Final Aluno: Julio Cezar Oliveira de Borba Orientador: Professor Carlos Vinícius Rasch.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de Conclusão de Curso Seminário Final Solução de.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1° Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Virtualização de Servidores – Vmware ESXi Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
Transcrição da apresentação:

Tema Gerência, eficiência energética e avaliação financeira em sistemas virtualizados envolvendo análise de software, rede, armazenamento, servidores e clientes

Problema: avaliar as vantagens e desvantagens da virtualização nos âmbitos tecnológicos e financeiros Hipótese: virtualização traz benefícios de eficiência energética e financeira para a organização que a implementa Objetivo: demonstrar as vantagens (e desvantagens ?) da virtualização em um ambiente de produção

Metodologia Analisar cenários com: 2 servidores Dell R710 storage SAN iSCSI EMC VNXe3100 NAS iSCSI Iomega ix200 DAS Dell nos servidores Switches Cisco 2960 (100) 2960S (1000) 3750G(1000) e hubs (10) 8 Desktops Dell Optiplex 790, 3 GX50 e 3 Thin Clients Wyse Reaproveitamento de desktops P3 com 256MB RAM Utilização de desktops como servidores / hosts Vmware Vsphere Utilização de desktops com software StarWind/Openfiler como substituto de storage SAN Coletar utilização da rede com PRTG (porta mirror) Medir consumo de potência (como ? : multímetro, rede de sensores)

Resultados esperados Mostrar economia de recursos energéticos e financeiros através da consolidação de servidores isolados em máquinas virtuais em poucos servidores Mostrar economia de investimento na reutilização de desktops antigos (que não suportam os softwares atuais) como terminais remotos (talvez a eficiência energética não se aplique – estudar break even/ROI do consumo x aquisição de novo desktop) Mostrar a eficiência energética na atualização de concentradores de rede (switches) operando nas taxas de 10, 100, 1000 Mbps, tentar link agregation de 4Gbps (estudar break even/ROI do consumo x nova aquisição) Mostrar a eficiência energética utilizando tecnologias de armazenamento DAS, NAS, SAN e virtualização de storage por software Desenvolver uma arquitetura de baixo custo para implementação de virtualização em pequenas empresas