FICHA de IDENTIFICAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Código estabelecimento
Advertisements

O Projeto.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Biblioteca: Escola secundária de Loulè Morada: Av. Eng. Laginha Serafim Loulé Telefone: Fax:
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Isabel Mendinhos Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares - Sintra 5 de Novembro, 2010.
Plano de Acção - BECRE- Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha- Fundão.
Escolha/criação da história Distribuição dos papéis que cada aluno vai desempenhar.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
A Biblioteca Escolar (BE)
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
EMPCRIANÇA Empreender no 1º ciclo (3º e 4º ano) EDIÇÃO 2013/2014.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Biblioteca Municipal de Mealhada
A Coordenadora da BE: Esperança Alfaiate
S EMPRE a Ler Jardins-de-infância; 11 Escolas com 1º ciclo; 02 Centros Escolares 01 Escola EB 1-2; 01 Escola com o 3º ciclo e Secundário.
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
BIBLIOTECA ESCOLAR ANDRÉ SOARES (BEAS)
Agrupamento de Escolas de Moure EB2,3 Prof. Amaro Arantes 2011/2012
Uma Aventura…Literária 2013
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
A Semana da Leitura, foi assim …
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Semana da Leitura O que é?
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Nome do estabelecimento: Código GEPE:Código estabelecimento: Nome do agrupamento: Morada: Telefone:Fax: Distrito:Concelho: Semana da Leitura: ___/____/_____.
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
EB1 nº3 de Lagos Nome do estabelecimento: EB1 nº3 de lagos Nome do agrupamento: Agrupamento Vertical de Escolas de Lagos Morada: Avenida da República Telefone:
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DA BIBLIOTECA
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
PRÁTICAS PARTILHADAS Bibliotecas Escolares 15 de Junho de 2010.
Código estabelecimento
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Código estabelecimento
Agrupamento de Escolas Silves Sul Acesso ao cartão de aluno através da internet Na procura contínua pela melhoria e inovação, o Agrupamento de Escolas.
Código estabelecimento
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Nome da biblioteca: FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DA BIBLIOTECA Nome: Morada: Telefone:Fax: Distrito:Concelho: Pessoa para contacto:
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Nome do estabelecimento: Código GEPECódigo estabelecimento Nome do agrupamento: Morada: Telefone:Fax:
Biblioteca / Centro de Recursos Relatório de Atividade (continuação) 2014/2015.
2015/2016 PLANO TIC. IDENTIFICAÇÃO Secção A Identificação da Escola Nome: EB1/PE Tanque Santo António Telefone: /
VIVER A ESCOLA Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo.
Transcrição da apresentação:

FICHA de IDENTIFICAÇÃO SEMANA da LEITURA 2011 FICHA de IDENTIFICAÇÃO Nome do estabelecimento: Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Marquês de Pombal Nome do agrupamento: Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal Distrito: Leiria Concelho: Pombal Morada: Rua dos Bombeiros Voluntários 3100-481 Pombal Telefone: 236 209 210 Fax: 236 209 219 E-mail: escolampombal@mail.telepac.pt Semana da Leitura: 2011/03/01 a 2011/04/15

Atividades da BE da escola sede, EB. 2,3 Marquês de Pombal PROGRAMA Atividades Comuns a todas as escolas do 1.º CEB (que têm biblioteca escolar): Livro Aberto: história continuada página a página por cada turma. A história é iniciada por uma turma, sendo, continuadamente, lida pelas restantes. A história vai ficando em aberto, até ser concluída pela última turma. Assaltos de leitura às salas de aula: sem aviso prévio, os alunos entram nas salas de aula e leem para professores e colegas poemas, pequenas histórias, textos selecionados. Concurso de Poesia: comemorando o dia mundial da poesia. Outras atividades: Feiras do Livro BE da EB1/ JI de Almagreira- 28 de Fevereiro a 5 de Março; BE da EB1 de Pombal e Louriçal- 14 a 18 de Março. Promoção do livro e da leitura com os escritores António Mota/ Vanda Furtado Marques/ Sílvia Alves (com a atividade Caça ao Tesouro): BE da EB1 do Louriçal - 14 a 18 de Março; 29 de Março. BE da EB1/ JI da Machada e EB1 de Pelariga - 14 a 18 de Março; 24 de Março. BE da EB1/ JI de Almagreira - 23 de Março. BE do CE da Redinha; BE da EB1 de Pombal (auditório da Biblioteca Municipal); EB1 do Barrocal – 28 de Março. Atividades da BE da escola sede, EB. 2,3 Marquês de Pombal Lançamento 2011 do SOLAR (Serviço de Orientação à Leitura, Aconselhamento e Recomendação); Abertura do Posto de Leitura na sala de convívio dos alunos, no âmbito do projeto aLeR+ ; Implementação de novos postos de Leitura no Agrupamento (EB1 de Vicentes; JI das Castelhanas); Lançamento dos Projetos “Rostos de Leitura” e “Faces Book”; “Conta-nos uma história” (Podcast), com a história “A Pele de Piolho” (exposição dos materiais de conceção da história; ateliê de expressão plástica; leitura do conto original; visionamento do filme construído pelos alunos da EB1 de Pombal (Chitas Leitoras).

MATERIAIS/ MEIOS DE DIVULGAÇÃO Cartazes; Convites; Flyers; Portal da Escola www.ampombal.net; Portal da RBP http://rbp.cm-pombal.pt/; Jornal “O Correio de Pombal”; Jornal “O Horizonte” – Almagreira; Jornais Escolares; Twitter http://twitter.com/#!/ampombal; Rádio Cardal; Agenda Municipal; Sítio RBE.

MATERIAIS PRODUZIDOS DVD DVD

ACTIVIDADES REALIZADAS Atividade: “Livro Aberto” Breve descrição: história continuada página a página. A história é iniciada por uma turma, sendo, continuadamente, lida pelas restantes. A história vai ficando em aberto, até ser concluída pela última turma. Atividade: “Assaltos de leitura às salas de aula” Breve descrição: sem aviso prévio, os alunos entram nas salas de aula e leem para professores e colegas poemas, pequenas histórias, textos selecionados. Atividade: Lançamento dos Projetos “Rostos de Leitura” e “Faces Book” Breve descrição: O primeiro consistiu num trabalho fotográfico de apanhados de leitura que constituirá a base da construção de painéis/ posters que perpetuarão na escola o projeto aLeR+, sendo distribuídos e colocados nos diferentes edifícios da escola sede; o segundo referenciará a construção de um e-book, contendo muitos dos rostos de leitura do Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal. O “Faces Book” será colocado on-line, no portal do agrupamento (em construção). Atividade: “Conta-nos uma história” (Podcast), com a história “A Pele de Piolho” Breve descrição: Exposição dos materiais de construção da história, pelos alunos da EB1 de Pombal, na BE da escola sede e respetivas visitas programadas; leitura da história original; visionamento e audição da história construída pelos alunos da EB1 de Pombal; breve explicação da conceção da história e dos recursos que envolveu; ateliê de construção de personagens/ cenários para professores e alunos, usando materiais encontrados na natureza (expressão plástica). Atividade: Fórum “Cantos e Contos em Família” Breve descrição: atividade da Rede de Bibliotecas de Pombal – 18 e 19 de Março -, visando a importância do acompanhamento dos pais e encarregados de educação na atividade leitora dos seus educandos e na partilha mútua de leituras. Espaço de leitura/ música/ preleção/ debate / partilha de ideias e boas práticas. Lançamento do Livro “versos Rimados, Poemas Sonhados!”

FOTOGRAFIAS LEGENDADAS 1 2 3 4 5 António Mota: Foto 1 - JI do Barrocal Fotos 2 e 6 - CE da Redinha Fotos 3 e 7 - EB1 do Louriçal Foto 4 - Auditório da CMP Foto 5 - EB1 Moita do Boi 6 7

Fórum “Cantos e Contos em Família” 18 e 19 de Março 2011

FOTOGRAFIAS LEGENDADAS Vanda Furtado Marques – EB1/ JI de Almagreira Sílvia Alves – JI da Pelariga Sílvia Alves – EB1 da Machada Vanda Furtado Marques – EB1/ JI de Almagreira

FOTOGRAFIAS LEGENDADAS Assaltos de Leitura Leituras Partilhadas

SOLAR/ ROSTOS DE LEITURA

ACTIVIDADES DE LEITURA

OUTRAS MENSAGENS - Dos Pais e Encarregados de Educação, o regozijo e a satisfação de poderem partilhar com os professores, educadores e, sobretudo, com os seus filhos momentos únicos no percurso da vida escolar dos mesmos; Dos Professores/ Educadores, o orgulho de viabilizarem e elegerem a promoção e a dinamização da leitura como fator primordial das aprendizagens dos seus alunos; Dos Assistentes Operacionais, a oportunidade de intervir, participar e colaborar nas atividades, mostrando-se vivos com o seu contributo diário para o bem estar desta “família” que é a escola; Da Direção do Agrupamento, o apoio, a aposta e o investimento nas Bibliotecas Escolares como espaços alternativos e complementares às salas de aula, bem como aos eventos que promovam “uma cultura integrada de leitura”, transversal e consolidada em todo o agrupamento; Da equipa de Professores Bibliotecários, o desejo de construir, a vontade de inovar; o desafio de concretizar e sedimentar práticas que visem a formação dos alunos na procura de informação e na construção do conhecimento, contribuindo para a criação de cidadãos responsáveis, autónomos e críticos na relação e interação com o mundo que os rodeia; - Dos alunos, a alegria, a ingenuidade e a autenticidade de folhear um livro, ler algumas linhas e esboçar um sorriso… ! ! !