Trabalho realizado por: Joana Anacleto Número 15 Ano: 7º Turma: A

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
Advertisements

Páscoa Seu Significado
Principais características
A RELIGIÃO DE ISRAEL 1) Terminologia: Hebreus= descendentes de Heber, antepassado de Abraão; Israelitas= descendentes dos 12 filhos de Israel,
Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 03.
Os grandes espaços religiosos
HEBREUS HISTÓRIA PROF.ª MARYELLA
EFÉSIOS Lição 4 A PAREDE CAIU E UM NOVO POVO APARECEU
Os Hebreus.
história da salvação A História da Salvação
Jogo das PERGUNTAS.
A promessa: descendencia e terra
Religiões Abraâmicas Judaísmo E.B. 2/3 do Couto Mineiro E..M.R.C
ENSINO RELIGIOSO 6º ANO PROFESSOR ALEX SALES
“ OS FILHOS DO MAR & O POVO DE DEUS ”
Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
Judaísmo.
Hebreus Localização: Palestina entre a Mesopotâmia e o Egito 2000 a.C
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
Judaísmo Trabalho de: Alexandre Silva nº1 9ºA Mélanie Costa nº13 9ºA.
Islamismo, Judaísmo, Budismo, Hinduísmo e Cristianismo
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
Cores Litúrgicas; Ano Litúrgico;
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
Festas Religiosas Festas tradição cristã: Páscoa e Natal, dia dos mortos, todos os santos etc. Festas hinduístas: Divali e Dussera Festas muçulmana: Id.
Religiões Uma síntese geral.
Cap. 2 - O surgimento das religiões monoteístas
Hebreus.
Judaísmo Disciplina: educação religiosa moral e católica
O Judaísmo Afonso Henriques 7ºA EMRC 2011/2012.
Islamismo, Judaísmo e Cristianismo
As Religiões Abraâmicas
Rainha dos Patriarcas.
O judaísmo Trabalho elaborado por:
O Judaísmo Trabalho realizado por: Daniel Carvalho Azevedo nº6 7ªA
VAMOS CONHECER A BÍBLIA.
FELIZ PASCOA Procura-se o Autor. FELIZ PASCOA Procura-se o Autor.
A história dos nossos amigos judeus.
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
Introdução ao Novo Testamento
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
JUDAÍSMO.
Judaísmo.
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
Antiguidade Oriental Fenícios, Persas e Hebreus
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
Os Hebreus.
1800 aC UR Abraão Isaac Ismael Jacó Palestina Egito 1750 aC.
Os Filhos de Abrão ou Abrãao
Hebreus Originários da clã semita de Heber e seus descendentes eram nômades, patriarcal, politeísta, organizado em tribos independentes administradas por.
Religiões Monoteístas
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Em Maria se cumpriu aquilo que fora prometido a todos os patriarcas. Nela se realizou a fé de Abraão e a esperança de Isaac e Jacó. Todos esperaram.
Judaísmo.
Felizes aqueles que escutam a Palavra de Deus e vivem cada dia
Hebreus.
LIÇÃO 1 DANIEL, NOSSO “CONTEMPORÂNEO”
O Judaísmo Trabalho elaborado por: Diogo Monteiro Nº8 7ºA
As Religiões Abraâmicas
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Hebreus.
LIÇÃO 1 DEUS DÁ A SUA LEI AO POVO DE ISRAEL
LIÇÃO 9 - A NOVA RELIGIOSIDADE
Origem O Judaísmo surgiu no Oriente Médio, há 3500 anos, fundado por Abraão e Moisés. É considerada a primeira religião monoteísta da história, que deu.
Judaísmo.
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
A Religião Monoteísta dos Judeus. Os hebreus eram pastores nómadas da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,
LIÇÃO 12 - A FAMÍLIA DE JESUS Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
Transcrição da apresentação:

Trabalho realizado por: Joana Anacleto Número 15 Ano: 7º Turma: A Judaísmo Escola Básica Integrada de Abrigada Professor e disciplina:  Jorge Nogueira  Moral Trabalho realizado por: Joana Anacleto Número 15 Ano: 7º Turma: A

  O Judaísmo é uma religião que tem como protagonista um povo, o povo hebraico, o povo eleito por Deus para iluminar todas as gentes. É uma religião formada por alguns milhões de pessoas (cerca de 18 milhões) que continuam na diáspora (ou exílio = espalhados pelo mundo sem pátria) à espera da vinda do Salvador.   

Jesus e os seus familiares pertenciam ao povo judeu Jesus e os seus familiares pertenciam ao povo judeu. Também os seus Apóstolos. Sendo tão grande o património espiritual comum aos Cristãos e aos Judeus, deve existir um maior conhecimento entre ambos e uma  estima mútua.

História do Judaísmo A história do Judaísmo começa com o chamado ? de Abraão, que por volta de 1850 a.C. Com a morte de Abraão, Jacob e os seus 12 filhos emigraram para o Egipto à procura de melhores condições de vida e de pastagens para os animais. Com o passar do tempo, foram tratados como escravos e obrigados a construir cidades e silos para armazenagem do cereal.

A escravidão durou até 1300/1200 a. C A escravidão durou até 1300/1200 a.C. quando, guiado por Moisés, o povo judeu conseguiu libertar-se e, passando através do Mar Vermelho, regressaram novamente a Canaã.     A história do povo Judeu é também uma história de diásporas, isto é, de exílios.     Entre 500 a.C. e 100 d.C., sucederam-se, em Israel, as dominações estrangeiras: primeiro os babilónicos, depois os persas, depois Alexandre Magno, os remos gregos, e por fim os romanos. Nos séculos seguintes, a diáspora continuou cada vez mais intensa.

Os símbolos do Judaísmo O Muro das Lamentações: Em Jerusalém, é o que resta do templo de Herodes, destruído pelos romanos no ano 70 d.C. Aqui os hebreus vêm rezar. É o único lugar sagrado de todo o Judaísmo. O Candelabro dos Sete Braços: A "Menorah" é o símbolo do Judaísmo. O 7 é para os Judeus o número da plenitude, da perfeição.

É o lugar de oração, de estudo e de reunião. O Rabino: A Sinagoga:  É o lugar de oração, de estudo e de reunião. O Rabino: Os hebreus não têm sacerdotes. O Rabino é só um mestre, um guia espiritual para os fiéis na interpretação da Bíblia. O Sábado: É o dia semanal festivo dos judeus. Começa ao pôr-do-sol de sexta-feira e vai até ao pôr-do-sol de sábado. É um dia dedicado à oração e ao descanso.

Etapas importantes na vida de um judeu: A circuncisão: Aos oito dias depois do nascimento, todo o rapaz hebreu é circuncidado e nesta altura é- lhe dado o nome. A circuncisão simboliza a Aliança entre Yavhé e Abraão. Aos treze anos, o rapaz hebreu torna-se membro da comunidade e, por isso, está sujeito aos direitos e aos deveres que a Bíblia lhe indica.

Vida Religiosa: O estudo da Torá é o principal dos deveres de um judeu. No livro da Lei estão contidas as 613 obrigações que todo o hebreu piedoso deve observar. Quando reza, o hebreu tem a cabeça coberta com o «Talith», um xaile com franjas brancas e pretas, e tem presos à testa e no braço direito as «filactérias», pequenas bolsas que contem orações da Torá escritos em pergaminho.

Livro Sagrado: O livro sagrado é a Bíblia que corresponde ao Antigo Testamento dos cristãos, com poucas diferenças. A Torá contém  os cinco primeiros livros atribuídos a Moisés (Livro da Lei).

Credo: «Escuta, Israel, o Eterno é Um só»  Esta oração resume a fé hebraica: acredita na existência de um só Deus. O Judaísmo é uma religião fortemente monoteísta. A visão que o Judaísmo tem da vida é otimista, porque o Deus criou o homem livre e responsável. O cumprimento sem reservas das suas obrigações duras e rigorosas da Torá exprime a submissão humana a Deus e simboliza o respeito pela Aliança. Os hebreus esperam a vinda do Messias. Virá um tempo – «os dias do Messias» – em que reinarão a paz, a justiça e a fraternidade. Terminarão todas as formas de idolatria e o Eterno será Um e o Seu Nome será Um».

As festas (as principais): O dia do perdão – «Yom Kippur» – festa de jejum e de expiação. Cada judeu deve estender ao seu inimigo a mão da reconciliação, esquecendo as ofensas e pedindo desculpas. A festa da Páscoa – «Pessah» – recorda a saída do povo hebraico do Egito, guiado por Moisés. Prolonga-se por oito dias. A festa do Pentecostes – «Shavuot» – recorda a Dom da Torá (Dez Mandamentos), dada por Deus a Moisés, no monte Sinai.

Fim!!!

Avaliação Falta uma introdução e uma conclusão Falta a bibliografia. Atenção ao acordo ortográfico! Satisfaz Bem O Prof. Jorge Nogueira