Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Tipos de sujeito.
Termos essenciais da oração
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
Concordância Nominal.
O modelo morfossintático
SUJEITO E PREDICADO.
Revisão – termos da oração
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Concordância verbal.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Gramática da Sapatilha
3º TRIMESTRE.
Prof. Francisco Platão Savioli
O modelo morfossintático
FUNÇÕES SINTÁTICAS.
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Profª Giovana Baggio Schubert
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
Sujeito Tipos de Sujeito
REVISÃO 24 TIPOS DE SUJEITO
Sujeito Sujeito.
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Profª Monize Diniz Silva
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
Concordância Verbal.
SUJEITO E PREDICADO.
Tipos de sujeito.
Aulas 13 e 14 Sujeito e Predicado.
REVISÃO: PERÍODO SIMPLES
João andava de bicicleta.
Termos essenciais da oração.
Modelo Morfossintático
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração
Sujeitos: tipos.
ESTUDO DO SUJEITO PROFª REGINA CÉLIA.
Elementos da oração Funções sintácticas
Professora Eliene Lacerda
Tipos de sujeito.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
SUJEITO (PARTE II): SUJEITO INEXISTENTE
CONCORDÂNCIA VERBAL II
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Termos Essenciais da Oração
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
PAUTA: Sujeito Tipos de sujeito Exercícios.
TIPOS DE SUJEITO De quem se fala!.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Tipos de Sujeito.
Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase
Resumo Assuntos estudados
Ex: Você precisa aprender Português. Vamos estudar sintaxe? O que é sintaxe? Sintaxe é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações.
T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto.
Aula 04 Sujeito e Predicado.
TERMOS DA ORAÇÃO: SUJEITO Turma: ELETRO2AV Prof: Chico Arruda.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
Transcrição da apresentação:

Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração, por meio de um verbo, se enuncia a respeito do sujeito (salvo, nas orações sem sujeito, em que a oração é formada apenas pelo predicado). Exemplos: As boas obras/valem mais que os belos discursos. sujeito predicado

Sujeito e Predicado A irreflexão/traz duras consequências. sujeito predicado Núcleo do sujeito é a palavra-base do sujeito. Geralmente é representado por um substantivo, pronome substantivo ou palavra substantivada. Exemplos: O artista agradecia os aplausos. substantivo núcleo do sujeito Quem faz um poema abre uma janela. pronome substantivo

Sujeito e Predicado Exercícios Separe as orações delimitando o sujeito e o predicado, circule o núcleo do sujeito. Sua irmã chegou tarde na escola hoje. Todos nós fomos ao seminário. As crianças brincam no jardim. O preço da gasolina subiu novamente. O ônibus ainda não chegou. João foi despedido ontem. A verdade sempre aparece! Meu relógio deve estar atrasado.

Tipos de sujeito Determinado – é o tipo de sujeito que pode ser identificado na oração, quer se apresente de forma explícita, quer implícita. Pode ser: simples - possui apenas um núcleo: Um cão sozinho não faz barulho. núcleo b) composto – possui dois ou mais núcleos: O coronel e o soldado seguem sua marcha. núcleo núcleo c) oculto – não vem expresso na oração, mas pode ser facilmente identificado pela desinência verbal ou pelo contexto: Farei tudo para lhe ajudar. Sujeito oculto - eu

Tipos de sujeito 2. Indeterminado– é o tipo de sujeito que não vem expresso na oração, ou por não se desejar que ele seja conhecido, ou pela impossibilidade de sua explicitação. Isso ocorre nas seguintes situações: Colocando-se o verbo na 3ª pessoa do plural, não se referindo este a nenhuma palavra determinada do contexto: Dizem que haverá novas gerações. Falam mal desse candidato. b) Colocando-se o verbo na 3ª pessoa do singular acompanhados do pronome se, que atua como índice de indeterminação do sujeito: Fala-se mal de muitos candidatos. Já não se acredita em milagres.

Tipos de sujeito 3. Orações sem sujeito – em certas orações o predicado não faz referência a nenhum tipo de sujeito. Isso ocorre quando se empregam os chamados verbos impessoais. Elas são formadas: com verbos que exprimem fenômenos da natureza: Chove muito nesta época do ano. Trovejou a noite toda. b) com o verbo haver empregado no sentido de existir, ocorrer ou na indicação de tempo decorrido: Há seres vivos em outros planetas? Houve muitas greves no último ano. c) com os verbos fazer e estar empregados em referência a tempo ou clima: Faz meses que não vou à praia. Está tarde.

Tipos de sujeito d) com o verbo ser empregado em relação à datas, horas ou distâncias: Hoje é dia primeiro de agosto. Já é meio-dia. e) com os verbos bastar e chegar acompanhados da preposição de: Já basta de mentiras! Chega de conversa fiada! Observação Nas locuções verbais formadas com verbos impessoais, a impessoalidade é transferida ao verbo auxiliar: Vai chover nos próximos dias. Deve haver seres vivos em outros planetas.

Tipos de sujeito Exercícios. Classifique os sujeitos das orações em: simples, composto, oculto, indeterminado ou orações sem sujeito. Quebrei um vaso lindo de minha mãe. Os longos cabelos desciam-lhes pelas costas. Quebraram-lhe a asa. Seu pai e sua irmã estiveram aqui . Daqui até lá são nove quilômetros. Chega de confusão. Ninguém brigou comigo. Não se fala mais desse assunto.