Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Advertisements

Tipos de sujeito.
Bill Gates. Dono da maior fortuna pessoal
Verbos – Prova Bimestral
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
Concordância verbal Romão Júnior.
Concordância verbal Edito Romão.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
O que os estudantes não aprendem na escola
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Concordância verbal.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
Professor Carlos Zambeli
PREDICAÇÃO VERBAL.
O modelo morfossintático
OITAVO IV.
São 11 regras que os alunos não
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
DICAS DE UMA PROFESSORA:
secundária sobre 11 coisas
Aqui estão alguns sábios conselhos que Bill Gates recentemente enumerou, a pedido, em uma conferência. São sobre onze coisas que estudantes não Aprenderiam.
ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 regras.
Bom dia….. ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre.
Profª Monize Diniz Silva
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
Concordância Verbal.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não Aprenderiam.
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Termos essenciais da oração e predicação verbal
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Surgiram Aconteceram CONCORDÂNCIA VERBAL
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Profª Daiane Elise Wolfart
JOVEM ONDE ESTÁ A TUA FORÇA?
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
SUJEITO (PARTE II): SUJEITO INEXISTENTE
CONCORDÂNCIA VERBAL II
Escola Estadual Maria José
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não Aprenderiam.
REGRAS QUE OS ESTUDANTES NÃO APRENDEM NA UNIVERSIDADE
By Búzios Slides O que a Escola não Ensina Automático.
Concordância Verbal Professora France Lima.
Técnicas de comunicação oral/ escrita e Redação Técnica
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Concordância Verbal Casos.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Crase Professora France Lima.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
COLÉGIO OBJETIVO ANO LETIVO 2008 ENSINO FUNDAMENTAL 6 O AO 9 O ANOS.
secundária sobre 11 coisas
“o oponente dentro da cabeça de alguém é mais extraordinário do que aquele do outro lado da rede."
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Transcrição da apresentação:

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL HAVERÁ OU HAVERÃO? 1) Existem muitos brasileiros cuja sobrevivência depende de programas governamentais. 2) Há muitos brasileiros cuja sobrevivência depende de programas governamentais 3) Existirão muitos problemas na região atingida pela guerra. 4) Haverá muitos problemas na região atingida pela guerra

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL HAVERÁ OU HAVERÃO? 5) Devem existir meios de transporte mais confortáveis em países mais desenvolvidos. 6) Deve haver meios de transporte mais confortáveis em países mais desenvolvidos.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL NUNCA DEVO USAR O VERBO HAVER NO PLURAL? 7) Ele havia corrigido prova. 8) Eles haviam corrigido a prova. 9) Faz um ano que te conheço. 10) Faz três anos que ele desapareceu.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL VERBOS IMPESSOAIS: PERMANECEM NO SINGULAR! Haver no sentido de existir Havia muitas propostas de emprego naquela época. (Existiam) Haver no sentido de acontecer Deve ter havido muitos acidentes no último feriado. (Devem ter ocorrido) Fazer no sentido de tempo decorrido Faz três anos que eles se conhecem.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL ALUGA-SE OU ALUGAM-SE CASAS? 1) Aluga-se casa. 2) Alugam-se casas. 3) Vendem-se imóveis. OU Imóveis são vendidos. 4) Observaram-se os exemplos. OU Os exemplos foram observados. 5) Compram-se quadros antigos OU Quadros antigos são comprados. 6) Aprovaram-se os orçamentos OU Os orçamentos foram aprovados.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL ALUGA-SE OU ALUGAM-SE CASAS? 7) Precisa-se de ajudantes. (De ajudantes são precisados). (?) 8) Trata-se de questões difíceis. (De questões difíceis são tratadas). (?) 9) Necessita-se de verbas. (De verbas são necessitadas). (?) 10) Acredita-se em políticos honestos. (Em políticos honestos são acreditados). (?)

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL OUTROS CASOS RELEVANTES A maioria dos examinadores aprovou o projeto. A maioria dos examinadores aprovaram o projeto. Observe que as duas opções acima estão corretas, pois o verbo pode concordar com a palavra maioria ou com examinadores. O mesmo ocorre com os demais exemplos: Metade dos alunos não apresentou o trabalho. Metade dos alunos não apresentaram o trabalho. Um grupo de crianças desapareceu. Um grupo de crianças desapareceram.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL OUTROS CASOS RELEVANTES Outra situação de concordância facultativa ocorre quando escrevemos o verbo antes de um sujeito composto. Observe: Discursaram o presidente e os ministros. Discursou o presidente e os ministros. Neste caso, o verbo discursar tanto pode concordar com os dois núcleos do sujeito – presidente e ministros – quanto pode concordar com o termo mais próximo: presidente. Mas preste atenção, pois o mesmo não ocorreria se o verbo viesse após o sujeito, caso em que obrigatoriamente usaríamos o verbo no plural, conforme segue: O presidente e os ministros discursaram.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL Além desses casos abordados, em que podemos fazer a concordância de modo flexível, vale a pena ainda fazer com que você observe a concordância do verbo em situações em que usamos porcentagens: 25% dos alunos faltaram à avaliação. 25% da verba é destinada a projetos educacionais. Repare que, nos exemplos acima, a concordância não se dá entre o verbo e a expressão que indica porcentagem, mas entre o verbo e a palavra seguinte a essa expressão. Diferente seria se a expressão que indica porcentagem viesse “desacompanhada”. Neste caso, necessariamente, deveríamos concordar o verbo com o numeral: 25% gostam do projeto. Apenas 1% não compareceu à avaliação.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL 1) CORRIJA, SE NECESSÁRIO, DE ACORDO COM AS REGRAS DA NORMA CULTA: Tratam-se de questões fáceis. Verificou-se os freios antes de sair. São fatos que não adiantam discutir. São muitas as questões que ainda restam resolver. Devem haver muitos problemas. Deve existir muitos problemas.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL Devem fazer três anos que não é visto. Devem ter havido muitos obstáculos para que as equipes de resgate identificassem corpos e retirassem feridos do local. Após a pesquisa de campo, é indicado que se analise os dados levantados.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL Pode-se conseguir vários empregados. Podem-se obter dois pontos. Podem-se precisar de dois pontos. Pode-se esperar por dias melhores. Pode-se ouvir, aos sábados, tal cantor. Podem-se precisar todos os culpados.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL Eis os livros que se devem ler. Eis as leis a que se deve obedecer. Eis os caminhos que se deve seguir. Eis as circulares que se devem redigir.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL Há de se pagar as despesas da festa. Hão de se fazer novos contatos. Devem acontecer fatos incríveis. Devem ocorrer fatos incríveis. Deve fazer três anos que não é visto. Devem fazer verões quentíssimos.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL Podem haver-se com dignidade todos os presentes. Podem fazer os alunos, aqui mesmo, seus trabalhos. Podem haver faltas no ano que vem. Parece que eles se houveram com dignidade. Creio que os alunos se houveram bem nos exames. Os juízes houveram por bem condená-lo. Quem fizer isto, comigo se haverá.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL Seria bom que eles houvesse se retirado. Precisam-se de empregados. Fez-se cerca de cem currículos. Não se podem esquecer dos momentos felizes. Procurou-se cumprir todas as exigências. Já deve ter ocorrido mais de mil reclamações. Prestou-se aos clientes as informações necessárias. Tenho certeza de que ainda choverão aplausos.

Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL FIM FIM FIM