Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estoques de informação para a gestão do conhecimento
Advertisements

Introdução (HINARI SIM e NÃO)
ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Proposta de retomada da sua missão Hélio Kuramoto Julho, 2009 Brasília, DF.
Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Introdução (HINARI SIM e NÃO). A iniciativa de acesso à rede eletrônica de pesquisa em saúde (HINARI) é coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
O IBICT e a Open Archives Initiative
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
Atuação do IBICT e os Open Archives
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Iº CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO ESPORTIVA 28 a 29 de abril de 2006.
Biblioteca Virtual em Saúde:
Padronização no Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Vortex 2005.
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Introdução (HINARI SIM e NÃO). •A iniciativa de acesso à rede eletrônica de pesquisa em saúde (HINARI) é coordenada pela Organização Mundial da Saúde.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
RICAA Rede Brasileira de Informação Científica de Acesso Aberto Encontro sobre Acesso Livre no Brasil Fernando César Lima Leite - UnB.
Premissas Dados das Microrregiões.
Scirus. A base de dados multidisciplinar Scirus apresenta documentos em texto completo disponibilizados em repositórios institucionais de diversas universidades,
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Preservação Digital da Memória Técnico-Científica do INPE Gerald Jean Francis Banon Marciana Leite Ribeiro Lise Christine Banon Instituto Nacional de Pesquisas.
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
Universidade Sociedade. Brasil tem um parque produtivo -Metalúrgia -Siderúrgica -Automotiva -Papel e celulose -Aeronautica -Petroleo -Agroindustria.
Fontes e Recursos de Informação em Meio Ambiente
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
@ 2006 Sueli Mara Ferreira 1 Uma Experiência de Livre acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos Sueli Mara.
A EXPERIÊNCIA DO ARCA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE INTEROPERABILIDADE COM SISTEMAS DE GESTÃO DAS BIBLIOTECAS DA FIOCRUZ Por : Ana Maria Neves.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Comunicação Interna PolíticaCompromissos Sugestões de produtos, soluções.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – SECIS/MCTI SECIS – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano Geral de Ação  Sistematização de acervos digitalizados para ampla disponibilização dos produtos.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
Transcrição da apresentação:

Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e difusão de inovações capazes de contribuir para o avanço da ciência e competitividade da tecnologia brasileira. Trabalha com programas que contribuem para a inclusão digital e com projetos de implantação do acesso livre ao conhecimento científico no Brasil, portanto projetos que promovem o registro e a disseminação da produção científica nacional. O Ibict, como instituição governamental, possui a condição de órgão com responsabilidades históricas no desenvolvimento de redes, sistemas e serviços de informação científico-tecnológica no Brasil.

O IBICT promove a disseminação das tecnologias da informação e da comunicação desenvolvidas para o tratamento e disseminação da informação no país. O IBICT utiliza novos recursos tecnológicos para introduzir inovações em serviços de acesso a documentos, bases de dados e documentos digitais. O IBICT prove mecanismos de interoperabilidade entre arquivos digitais de texto completo na Rede, dando maior visibilidade e integração aos conteúdos das publicações e repositórios digitais. A adesão ao protocolo OAI-PMH possibilitou às revistas, teses e dissertações disponibilizarem em âmbito mundial seus dados essenciais (metadados), podendo o conteúdo ser acessado e copiado em qualquer lugar do planeta por meio da internet.

Acesso e Registro de Publicações Integração de catálogos, fornecimento de cópias de documentos por meio de redes de computadores, registro de títulos brasileiros, indexação

Biblioteca Especializada, Bibliotecas Virtuais e Tesauros Centro de informação, serviços on-line,, integração, softwares gratuitos tesauros em microcomputador, tratamento automático da linguagem natural

Publicações Eletrônicas Busca cooperativa, editoração, treinamentos, gerenciamento de eventos, interoperabilidade, incubadora, diretório

Repositórios Digitais DSpace, política de acesso livre, repositórios institucionais, livros eletrônicos, FINEP, busca coorporativa, diretório

A sociedade do conhecimento precisa de uma infraestrutura de estradas eletrônicas de comunicação que promovam a inclusão do indivíduo no contexto desta nova sociedade, ou seja, que assegurem sua inclusão social e digital. Esta inclusão pressupõe a difusão de novas tecnologias, o acesso democrático à informação e a melhoria das condições sócioeconômicas. Foco estratégico de interiorização da Informação em C&T, como instrumento de inclusão. Promover, por intermédio da utilização das tecnologias da informação e da comunicação, maior compartilhamento do conhecimento científico para redução das desigualdades sociais.

Programa de Inclusão Social Parcerias institucionais, oficinas, treinamentos, educação ambiental, bases de dados, políticas, sustentabilidade, busca coorporativa,

O Instituto considera imprescindível promover a capacitação de seu quadro técnico quanto ao uso e desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação. O IBICT cumpre a sua missão com o trabalho de especialistas no tratamento e na disseminação da informação, essencialmente profissionais com formação em biblioteconomia, em ciência da informação e em tecnologias da informação e da comunicação. O IBICT realiza ações relacionadas ao movimento do Open Access, principalmente no que se refere às tecnologias que permitam o armazenamento, disseminação e intercâmbio de informações de forma livre. O IBICT, na qualidade de órgão nacional responsável pela informação científica e tecnológica no país, desempenha o papel de identificador, desenvolvedor e disseminador de tecnologias digitais.