Vaso Espiritual.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AMARÁS O TEU PRÓXIMO.
Advertisements

As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Oração 15º encontro.
O SENTIDO DO NATAL “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e será seu nome Emanuel”.
Nossa Senhora das Neves
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
1) O que significa a oração para nós
Rainha de todos os Santos
Rezai o Terço todos os dias
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Vaso honorífico.
Virgem Poderosa.
Rainha dos Apóstolos.
Maria sede da Sabedoria
Vaso Insigne de Devoção
Tríduo em louvor á São João Batista
Torre de Davi.
Mãe Admirável.
Rainha das Virgens.
Virgem Venerável.
Rainha dos Patriarcas.
Rainha dos Profetas.
Mãe do Salvador.
Theotókos – Mãe de Deus.
Maria a Bem-Aventurada
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
Maria e o Ano Da Fé Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é "o.
Fé: principal virtude de Maria
FÉ Texto – Bíblia e outros Imagens – Google Formatação – Graziela
Virgem Clemente.
No mês de Setembro comemoramos o
O que procuro? Onde procuro?
Monte da Transfiguração…
Rezai o Terço todos os dias
Maria, Discípula de Jesus Cristo
Espelho de Justiça.
Caríssimos “O filho anunciado a Maria é claramente designado como filho de Davi, pois José, de quem Maria é noiva, pertence à casa de Davi. Era importante.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
O que é rezar Rolagem automática dos Slides com som.
Um encontro em Samaria. O Renascer da Esperança. João 4: 4-24
R AINHA DO S ANTO R OSÁRIO A décima primeira das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha do Santo Rosário”, em latim.
Maria Rainha, Mãe do Rei Dos Reis
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
Torre de marfim.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
Em Maria se cumpriu aquilo que fora prometido a todos os patriarcas. Nela se realizou a fé de Abraão e a esperança de Isaac e Jacó. Todos esperaram.
GRAÇAS AO "SIM" DE MARIA E A COLABORAÇÃO DE JOSÉ,
Fé e o sim de Maria ao Chamado de Deus 
"Fazei o que Ele vos disser". "Fazei o que Ele vos disser"
Rainha dos Confessores
Rainha dos Anjos.
Maria a escolhida de Deus
Feliz com Maria A mãe de Jesus é proclamada mãe de Deus. A base da fé cristã se dá em Jesus, por Ele não ser apenas um homem e sim também Deus. O filho.
A importância da gratidão a Deus
Assunção de Maria.
Maria, a Mãe da Evangelização
Mãe do Criador.
Há cristãos que têm medo da alegria da ressurreição que Jesus quer nos dar: a vida deles parece um funeral. Mas o Senhor ressuscitado está sempre conosco.
LIÇÃO 9 – ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO
Maria, Peregrina da Fé.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
NOVENA A MARIA AUXILIADORA Com Maria, ao encontro do sonho de Deus. Novena a Nossa Senhora, pelas vocações em Portugal.
NÓS ESTAMOS AQUI REUNIDOS, * COMO ESTAVAM EM JERUSALÉM, * POIS SÓ QUANDO VIVEMOS UNIDOS * É QUE O ESPÍRITO SANTO NOS VEM. NINGUÉM PÁRA ESSE VENTO.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Caríssimos, Hoje fixaremos o nosso olhar no rosto de Cristo que se apresenta a nós, no Tabor, na transfiguração. Contemplemo-lo não só num momento mas.
Virgem Maria no projeto de Salvação
Transcrição da apresentação:

Vaso Espiritual

Já vimos que a Ladainha é uma pedagogia da fé Já vimos que a Ladainha é uma pedagogia da fé. É um jeito de falar, ou melhor, rezar as verdades reveladas pelo coração de Deus. Maria é um reflexo vivo destas verdades. Foi a catequista de Jesus. Imagino que ela tenha lhe ensinado não somente os primeiros passos, mas também as primeiras palavras. Ela ensinou o próprio Caminho a andar; ensinou a Verdade a falar; ensinou a vida a viver!

Estamos comentando um conjunto de invocações da ladainha que usam metáforas que podem parecer estranhas ou distantes de qualquer significado importante. Mas não se iluda, são fórmulas que têm fundamento na Bíblia e na Tradição da Igreja. Chegamos agora ao conjunto de três invocações muito parecidas. Maria é chamada de “vaso”: Vaso espiritual, Vaso honorífico e Vaso insigne de devoção.

É uma alusão ao texto do Evangelho de Lucas (1,35) quando o anjo Gabriel responde à pergunta da jovem de Nazaré: “Como acontecerá isso?” A anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e te cobrirá com  sua sombra”. Maria é este “vaso de barro”, portanto, representa toda a humanidade. Mas dentro deste vaso foi derramado o Espírito Santo de Deus. Por isso, é um “vaso espiritual”.

Esta imagem do Espírito como aquele que cobre com sua sombra, está presente já na primeira página da Bíblia. Ali se conta que no princípio a terra era informe e vazia. E o Espírito pairava sobra as águas. Esta imagem é comum até mesmo em outras religiões. A presença protetora de Deus é comparada com uma nuvem que protege o povo no deserto da força do sol.

Naqueles quarenta anos de andanças, o povo se acostumou a ver na nuvem um sinal da providência de Deus. Não raro ela era chamada de “glória”. Moisés entrava na tenda principal e a nuvem o cobria com sua sombra. Quando ele saía de lá, seu rosto brilhava. No Novo Testamento temos a imagem forte da nuvem que envolve Jesus no Monte Tabor.

O papa João Paulo II disse no documento Vita Consecrata, dedicado aos religiosos, que aquela nuvem do Tabor é símbolo do Espírito Santo. Ela envolveu transfigurou Jesus. Esta é a missão do Espírito em nossas vidas, encher-nos com a graça de Deus de modo a que sejamos transfigurados, transbordantes.

Deus quer nos dar o seu Espírito, sem medida Deus quer nos dar o seu Espírito, sem medida. Todos nós somos vasos espirituais. Recebemos o banho batismal. Mas podemos deixar este vaso com apenas um pequeno gole de água. Podemos ser cristãos “meia-boca”. Podemos ainda deixar o copo pela metade. Fazer apenas o absolutamente necessário:

vamos na missa, confessamos uma vez por ano e rezamos às vezes, quando a coisa aperta. Mas podemos também seguir o exemplo de Maria e sermos vasos espirituais “cheios de graça”, plenos do Espírito Santo. Então de nossos corações brotarão rios de Água Viva. Seremos fontes. Saciaremos o mundo com a bênção e a paz.

Olhando para Maria como “vaso espiritual” lembramos que ela é humana como uma vaso de barro. É humana como nós. Mas é plena de graça como devemos ser. Que ela interceda por nós junto ao seu Filho. Vaso espiritual, rogai por nós!

Texto – Pe. Joãozinho – Música – Ave Maria –J. S. Bach C Texto – Pe. Joãozinho – Música – Ave Maria –J. S. Bach C. Gunod – Imagens – Google – Formatação – Altair Castro 15/12/2012