MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 5

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Transcrição da apresentação:

MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 5 Prof.(a): Marivane Santos

Competências a serem trabalhadas Marketing Pessoal Gestão da Carreira Português Instrumental ACI -ATIVIDADE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR

PORTUGUÊS iNSTRUMENTAL Comunicar-se corretamente, por escrito, através dano ambiente de trabalho. Elaborar documentos de comunicação empresarial

INTRODUÇÃO Português Instrumental é o estudo da língua portuguesa, que objetiva a capacitação para a compreensão, para a interpretação e para a composição de textos.

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL SUCESSO Linguagem é poder COMUNICAÇÃO Domínio verbal e escrito

A SOCIEDADE E A COMUNICAÇÃO É através da comunicação que as pessoas interagem entre si e se tornam integrantes de uma sociedade.

LINGUAGEM É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. ONDE HÁ COMUNICAÇÃO,HÁ LINGUAGEM.

TIPOS DE LINGUAGENS Num sentido mais genérico, a linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para comunicar-se,assim temos alguns tipos de linguagem. VERBAL NÃO VERBAL

TIPOS DE LINGUAGEM VERBAL

TIPOS DE LIGUAGEM NÃO VERBAL Linguagem de Sinais

TIPOS DE LIGUAGEM NÃO VERBAL Placas de Trânsito

TIPOS DE LIGUAGEM NÃO VERBAL Linguagem Corporal.

TIPOS DE LIGUAGEM NÃO VERBAL Expressão Facial

TIPOS DE LIGUAGEM NÃO VERBAL Um Gesto

COMUNICAÇÃO Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal,comunicação interpessoal,marketing,publicidade, propaganda,relações públicas,análise do discurso,telecomunicação e jornalismo.

O PODER DO BOATO

ERROS MAIS COMUNS NA CONSTRUÇÃO DOS TEXTOS ESCRITOS Perda do foco Erros de ortografia Formatação errada Prolixo Escrever demais. Erros de pontuação Erros de ambiguidade Erros de concordância Repetição de palavras e ideias Ausência de acentuação

COMO SER UM BOM COMUNICADOR ? Concisão e objetividade? Vá direto ao assunto e mantenha-se nele. Não se desvie para outro tema no decorrer do texto Evite palavras, frases desnecessárias ou difíceis. Faça uma revisão do sentido e da gramática. Assim o leitor entenderá rapidamente (informes, solicitações, relatórios etc.)

AS COMUNICAÇÕES ORGANIZACIONAIS SÃO: Objetivo da comunicação interna. Informar, integrar e alinhar todos os funcionários. 7% verbais 93% -outras formas de linguagem

Tipos de Comunicação interna nas empresas E-mails Ordem de Serviços Avisos Atas Circulares Memorandos Comunicações internas Relatórios Formulários –EPI Outros

REGRAS DE UMA BOA COMUNICAÇÃO E-MAIL’S Não existe um manual de etiqueta para enviar e-mail’s, mas bom senso na hora de respondê-los e escrevê-los é fundamental para ficar bem com o chefe, colegas e clientes.

REGRAS DE UMA BOA COMUNICAÇÃO E-MAIL

ORDEM DE SERVIÇO =O.S. Ordem de serviço nº 01 /2012 O departamento de pessoal comunica a seus funcionários que, a partir do dia 1º do próximo mês de Agosto, não haverá mais o sábado de trabalho, pois a jornada passará para 8 horas diárias, ou seja, 40 horas semanais. Certo de que não haverá dúvidas.  Em 18 de Julho de 2012.  Marivane Santos Chefe do Departamento Pessoal. 

AVISO Aviso é um tipo de correspondência cujas características são amplas e variáveis.O aviso pode ser uma comunicação direta ou indireta.

AVISO

ATA CONCEITO Ata é o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembléia, sessão ou reunião para um determinado fim.

MODELO DE ATA

ATA DE REUNIÃO 1.Tem valor jurídico; 2.Tempo verbal passado; 3.Os números devem ser escritos por extenso; 4.Não é permitida abreviações; 5.Geralmente lançado em livro próprio e folhas rubricadas; 6.Sem parágrafos ou alíneas, escreve-se tudo seguidamente, sem espaços em branco (de maneira que não se possa fazer acréscimos); 7.Não se admite rasuras (para ressalvar usa-se a expressão “digo” e corrige-se em seguida, ou se o erro for após toda a redação, ao final usa-se a expressão “em tempo” e corrige-se); 8.Pode-se usar a 1º pessoa (eu).

CIRCULAR CONCEITO Circular é o meio de correspondência pelo qual alguém se dirige, ao mesmo tempo, a várias repartições ou pessoas. É, portanto, correspondência multidírecional.

MODELO DE CIRCULAR

ATIVIDADE 1-Qual o conceito de comunicação? 2.Comente sobre sociedade e comunicação? 3-Qual o conceito de linguagem?

ATIVIDADE 4-Quais os tipos de liguagem não verbal. 5- Quais os tipos de linguagem e dê exemplos ? 6-Qual o conceito de: Ordem de Serviço,Ata de reunião e circular.

ATIVIDADE 7-Conforme exemplos visto em aula faça: E mail. Ordem de serviço Aviso Ata de reunião. Circular.

NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA.

ATIVIDADE Obrigatório colocação da fonte de pesquisa. Atividades devem ser enviada em .doc ou .docx Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

ATIVIDADE Entrega: 29/07/2012 Até às 23:00 hrs. EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões. Chat dia 19/07/2012 Quinta-feira, no horário das 19:30 às 21:00 Hrs