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FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Gestão de Projetos Prof. Fábio Diniz.

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Apresentação em tema: "FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Gestão de Projetos Prof. Fábio Diniz."— Transcrição da apresentação:

1 FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Gestão de Projetos
Prof. Fábio Diniz

2 Competências a serem DESENVOLVIDAS
Gestão de Projetos FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO

3 Temas da Aula de Hoje Project Charter EAP / WBS MS Project
Diagrama de Precedência Antecipações e Atrasos

4 Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Documento que autoriza formalmente o projeto. Concede ao gerente a autoridade para utilizar os recursos da organização na execução das atividades do projeto.

5 Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Utilizar sempre que usar um novo projeto. Permite definir os objetivos e quais as fronteiras do projeto, bem como o produto final.

6 Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Empresa de Gestão de Projetos Teleport LTDA Elaborado Por: Dados Aprovado Por : Versão 0.1 Justificativa Nome do Projeto Termo de Abertura do Projeto ( Project Charter) Objetivos do Projeto Justificativa

7 Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Gerente do Projeto Nome Atribuições Descrição Preliminar do projeto Cronograma do projeto (Resumo)

8 Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Orçamento Básico Quant. Produtos/ Serviços Premissas Suposições que são consideradas verdadeiras Restrições Destaque fatores que limitarão as opções da equipe, em que o gerente de projeto não tenha autonomia, onde possivelmente solicitará apoio do patrocinador. Ex: Cláusulas contratuais, orçamento predefinido, datas, impostos, etc.

9 Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Deve conter ainda: Requisitos que satisfação as necessidades do cliente; Stakeholders do projeto e seus papeis com responsabilidades; Cronograma macro dos marcos do projeto.

10 Estrutura Analítica de Projetos (EAP)
Ferramenta de decomposição do trabalho do projeto em partes manejáveis. Ou seja, entende o projeto como um todo através de suas partes. Do inglês WBS (Work Breakdown Structure).

11 Estrutura Analítica de Projetos (EAP)
O objetivo da EAP é fornecer ilustrações detalhadas do escopo do projeto. Criando estimativas de custos e cronograma, e monitorando seu progresso. Deve ser completa, organizada e pequena o suficiente para tornar possível a medição do progresso, mas não detalhada o suficiente para se tornar, ela mesma, um obstáculo a realização do projeto.

12 MS Project Poderoso aplicativo (software) de gerenciamento de projetos produzido pela Microsoft. Versão mais atual: MS Project Professional 2013. A ferramenta disponibiliza recursos para o planejamento, execução e controle adequado do projeto.

13 MS Project Possibilita a identificação de tarefas críticas, a análise de variação do prazo/custo e superalocação de mão de obra. Cria e modifica tarefas para atingir seus objetivos. Permite também que o time do projeto visualize relatórios, gráficos de andamento ou até filtros com informações específicas.

14 MS Project Recalcula rapidamente os cronogramas e permite-lhe ver como as mudanças em uma parte do projeto podem afetar o seu Job. Montem sob controle as novas tarefas, tarefas obsoletas, datas intermediárias que afetam outras tarefas ou disponibilidade irregular de um recurso, por exemplo.

15 MS Project Para o MS Project um projeto típico possui três componentes básicos que definirão as suas fases: Tarefas Marcos Recursos

16 MS Project Tarefas: Define quem realizará a tarefa e em qual duração.
Exemplos: - Entregar os materiais; - Instalar o sistema; - Colocar o piso.

17 MS Project Marcos: Representa um evento ou condição que marca a execução de um grupo de tarefas relacionadas ou o término de uma fase do projeto. Exemplos: - Canteiro de obras pronto; - Sistema de segurança ligado; - Piso rejuntado.

18 MS Project Recursos: Todos recursos envolvidos na montagem e execução de um projeto. Exemplo: - Pessoas: professores, fornecedores, programadores. - Equipamentos: copiadora, impressora. - Instalações: sala de reunião, Laboratório.

19 VÍDEO: MS Project 2010 – Visão Geral

20 Método do Diagrama de Precedência
Representa graficamente todas as atividades do projeto, com suas respectivas dependências. Dependência é um relacionamento entre o termino de uma atividade e ou começo de uma outra (e vice-versa) e reflete o relacionamento de uma causa - efeito - entre duas atividades.

21 Método do Diagrama de Precedência
Como Predecessor, temos a atividade independente que direciona (direcionador) e no sucessor como a atividade dirigida dependente (seguidor). Assim para encontrar o predecessor, a perguntar para fazer é "qual atividade dirige a outra atividade?".

22 Método do Diagrama de Precedência
Fim – Início: Fim – Fim: Início – Início: Início – Fim: B só inicia quando A termina A B A B só termina quando A termina B B inicia junto com A A B B só termina quando A inicia A B

23 Antecipações e Atrasos
Lead Time (Tempo de Antecipação) é a antecipação do início de uma atividade sucessora. Ex: Para agilizar a reforma da casa, 1 dia antes de finalizar a preparação das paredes, iremos realizar a 1ª ademão, pois, mais de 50% das paredes já estarão prontas para isso. A atividade 1ª ademão tem um Lead Time de 1 dia em relação a atividade predecessora Finalizar a Preparação das Paredes.

24 Antecipações e Atrasos
Lag Time (Tempo de Espera) é a postergação do início da atividade sucessora. Ex: Para iniciar a 2ª demão é necessário esperar 4 horas depois da 1ª demão. A atividade 2ª ademão tem uma lag time de 4 horas em relação a atividade predecessora 1ª ademão.

25 Antecipações e Atrasos
Sequência Normal: Sequência Antecipada: Sequência com retardo: A B A B A B

26 VÍDEO: Estrutura Analítica do Projeto (EAP)

27 Momento DPF!! - E, saiba informática!!!! Saiba inglês!
Trabalhe Network! Faça cursos (a cada dois anos)... - E, saiba informática!!!!

28 Atividade Elaborar uma EAP (Estrutura Analítica de Projetos) a partir da ideia de projeto pessoal ou profissional que você tenha em mente.

29 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!!
Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Nome do Aluno + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 25 linhas, fonte Arial, tamanho 12 Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA

30 Atividade DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM.
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

31 Dúvidas Acesse o Fórum!! Chat!!


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