Teoria Geral dos Sistemas 3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A teoria Cinética da Materia (III)
Advertisements

APLICAÇÃO DA TERMODINÂMICA SISTEMAS SIMPLES
Segunda Lei da Termodinâmica
Teoria Cinética dos Gases
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
TERMODINÂMICA Estuda as propriedades macroscópicas dos sistemas materiais e suas relações, mediantes uma descrição que considera as diferentes formas de.
Termometria Aula 03.
A entropia de um sistema isolado aumenta numa mudança espontânea 1a Lei da Termodinâmica A energia total do Universo, com ou sem transformações,
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
TM Termodinâmica.
CONTEUDOS 1- Propriedade dos gases 2- A primeira Lei : Conceitos
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás a Volume Constante.
Leis de Isaac Newton.
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
Aquecimento Arrefecimento e sistemas de 2ª Lei da Termodinâmica.
Termodinâmica.
Termodinâmica.
Termodinâmica dos Buracos Negros Vivianni C. de S. Santos e Francisco de A. Brito Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia.
FQU 01 Existem fenômenos naturalmente considerados como expontâneos gás expande naturalmente até ocupar todo o volume Corpo aquecido tende a resfriar até.
TMA 01 As Relações de Maxwell Matemática: Se e somente se,
Segunda Lei da Termodinâmica
Teoria Geral dos Sistemas 2
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Espontaneidade de Reação G, H e S Prof. AMARÍLIO
Marcos Germano Degenhardt
PROF. REGINALDO MILANI AGOSTO/2013
Variação de Entropia do Sistema Durante um Processo Irreversível
Fundamentos da Termodinâmica Clássica
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Termodinâmica.
Termodinâmica Química
Teoria Geral de Sistemas
Termodinâmica - Aula 2 2. Termodinâmica
Capítulo 20 Aula 1 Entropia e a segunda lei da termodinâmica
Introdução à Termodinâmica.
Caderno 2 Capítulo Temperatura
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Calorimetria Termodinâmica
Fenômenos de Transporte
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
TERMODINÂMICA QUÍMICA
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
MÉTODOS E TECNICAS EM ERGONOMIA
1. Sistema - porção definida do espaço.
LEIS DE NEWTON.
BORISAS CIMBLERIS Termodinâmica e Economia Guilherme Seneguini Nº USP: Hélio Ji Iong Kwon Nº USP: Mark Grumberg Nº USP:
Adolfo Tribst Corrêa - nº Aline Faraco - nº 14233
TEORIA DE SISTEMAS   .
Adriéle Rosa de Almeida Maria Elisângela de Pina 14458
Introdução à Máquinas Térmicas Curso Técnico Mecânico – Modulo IV
Termodinâmica Química
Física dos Buracos Negros Os trabalhos de Hawking
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás a Volume Constante.
Teoria Cinética dos Gases
Capítulo 4 Máquinas Térmicas, Entropia e
Seminário de Química Termoquímica
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
TERMOQUÍMICA Curso Técnico em Análises Químicas Módulo III
ENTROPIA Processos Reversíveis e Irreversíveis Entropia
REVISÃO 2º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
O calor. Calor e temperatura  Matéria é formada por átomos e moléculas em constante agitação.  Quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento,
Impulso e quantidade de movimento
Calorimetria.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Introdução à Termodinâmica.
Conteúdos : Introdução e resumo histórico Objecto e Métodos de Estudo da FMT Aspectos e conceitos Básicos Temperatura e lei zero da Termodinâmica 1ª CONFERÊNCIA.
LEIS DE NEWTON MARCOS JÚNIOR JOSIANO FREITAS 20 DE SETEMBDO DE 2012.
Temperatura e Dilatação Cap. 19 Lilian R. Rios 03/05/16 03/05/16.
4ª CONFERÊNCIA DE FMT II. CALOR E 1ª LEI DA TERMODINÂMICA
Termologia O que vem a ser termologia? O que ela estuda? Termologia é a parte da física que estuda o calor, ou seja, ela estuda as manifestações dos tipos.
Transcrição da apresentação:

Teoria Geral dos Sistemas 3 Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares

O Dilema de Blase Pascal "só posso compreender o todo se conheço as partes, mas só posso compreender as partes se conheço o todo“

O Dilema de Blase Pascal Mas: "posso compreender o todo e as partes a partir do conhecimento da interação dessas partes entre si, pelas funções desempenhadas por cada uma delas nessa interação“ reduzindo o dilema a um problema com uma única variável: a interação.

As 4 leis da termodinâmica

Leis da Termodinâmica Lei Zero da Termodinâmica: Princípio da Igualdade das trocas de calor Quando dois corpos têm igualdade de temperatura com um terceiro corpo, eles têm igualdade de temperatura entre si. Primeira Lei da Termodinâmica: Princípio da conservação da energia. Num sistema isolado a energia total permanece constante A Segunda Lei da Termodinâmica: Princípio da Degradação da Energia. Os processos ocorrem numa certa direção mas não podem ocorrer na direção oposta. É o sentido espontâneo dos processos. Surge o conceito de Entropia, grandeza física que mede o grau de desorganização de um sistema Terceira Lei da Termodinâmica: Princípio do Zero Absoluto À medida que a temperatura de uma substância pura move-se em direção ao zero absoluto, sua entropia, ou o comportamento desordenado de suas moléculas, também se aproxima de zero

Entropia Associada ao grau de desordem de um sistema. “Um sistema tende ao equilíbrio; tende a esgotar-se, isto é, a tendência das estruturas diferenciadas é moverem-se para a dissolução, à medida que os elementos que as compõem se acomodam em desordem aleatória” Ocorre por causa da degradação da energia Porque os sistemas, ao passarem de um estado para outro, necessariamente consomem energia

Entropia Negativa Uma grande contribuição de Bertalanffy está na descrição da contradição entre a termodinâmica dos sistemas vivos e a segunda lei da termodinâmica, dando origem ao conceito de entropia negativa.

Entropia Negativa Um sistema aberto deve importar energia livre de fora, para poder dar prosseguimento ao sistema por meio de incrementos de ordem. Ou seja, Sistemas abertos interagem com seus ambientes, levando a comportamentos imprevisíveis e podendo adquirir propriedades qualitativamente novas. Resultado: A evolução contínua ou entropia negativa, na medida que o estado final do sistema é mais elaborado que o inicial.