A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA DE SISTEMAS   .

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA DE SISTEMAS   ."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DE SISTEMAS   

2 LUDWIG VON BERTALANFFY
Karl Ludwig Von Bertalanffy foi o criador da Teoria geral dos sistemas A teoria de sistemas, cujos primeiros enunciados datam de 1925, foi proposta em 1937  por Bertalanffy, tendo alcançado o seu auge de divulgação na década de 50.

3 Todas as organizações tendem a se desgastar e a ruir com o tempo
Todas as organizações tendem a se desgastar e a ruir com o tempo. Qual seria a solução para contornar este problema ?

4 Bertalanffy conseguiu responder, utilizando conceitos de sua área como biólogo: todos as empresas são abertas e há uma constante troca de energia entre elas,com isso elas podem adquirir equilíbrio (honeostase),sendo uma forma de evitar a entropia.

5 Ao contrário da teoria clássica, que decompunha as organização em várias partes para estudá-las individualmente, a abordagem sistemática permite a visão global delas:os sistemas não podem ser compreendidos isoladamente.

6 Sistema É um conjunto de partes, funcionalmente inter-relacionadas, cada uma denominada de modo a alcançar um ou mais objetivos ou metas com a máxima eficiência  e eficácia (fator tempo/custo/qualidade).

7 Fator Qualidade Custo Tempo

8 Base do Sistema Ciência de sistema – a exploração científica de todos e da totalidade; filosofia de sistema – reorientação do pensamento; tecnologia de sistema – técnicas e abordagens matemáticas.

9 Características do Sistema
Elementos Relações de Elementos Objetivo Comum Meio Ambiente

10 Vídeo...

11 Sistema Aberto São sistemas que apresentem relações de intercâmbio com os ambientes através de entradas, saídas e trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. EXEMPLO: Bactérias

12 Característica dos sistemas abertos
O ciclo de eventos; A entropia negativa; O processo da informação; O crescimento e a manutenção; Eqüifinalidade.

13 Sistema Fechado São  sistemas que não  apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam .Não influenciam e nem sofrem influência do ambiente EXEMPLO :Maquina de escrever

14 Sistema Fechado x Sistema Aberto
Não troca energia nem matéria com o ambiente; Objetos físicos; Conserva matéria,energia; Resistência passiva ás mudanças; Entropia sempre aumenta . Troca matéria e energia com o ambiente; Seres vivos, sociedades, empresas; Conserva ordem, informação e memória; Resistência ativas ás mudanças; A complexidade aumenta.

15 Conceitos Fundamentais
Para as ciências administrativas, o pensamento sistêmico é muito importante pois as organizações envolvem vários aspectos:Transformações físicas, necessárias à fabricação dos produtos e prestação dos serviços.

16 O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo, que apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados .

17 São sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente através de entradas e saídas e trocam  matéria e energia regularmente com meio ambiente .

18 Kenneth Boulding O economista Kenneth Boulding ( ) escreveu um artigo que descreve a natureza geral, o propósito e as necessidades para uma abordagem de sistemas de todos os fenômenos científicos. Boulding descreveu a HIERARQUIA DE SISTEMAS, indo do mais simples ao mais complexo.

19 Hierarquia de Sistemas
Estrutura estática: níveis de estruturação; Dinâmicos simples: incorporam movimentos predeterminados; Cibernéticos: Mecanismos automáticos de controle e feedback; Abertos: Estruturas automantidas; Genético-sociais: Divisão do trabalho entre as partes;

20 Animais:Aumento, mobilidade, comportamento teleológico e autoconsciência;
Humanos: Autoconsciência e habilidade de usar a linguagem e simbolismos na comunicação; Sociais:mensagens, valores, registros históricos, arte e emoções; Transcendentais: absolutos, inevitáveis e irreconhecíveis.

21 Dinâmica...

22 Processo Ambiente Aberto Retroação Entradas: Rec. Humanos
Rec. Financeiro Rec. Materiais Informação Tecnologia Processo Saídas: Bens Serviços Resíduos Retroação (Feedback)

23 ENTRADA Insumos ou recursos físicos que a organização recebe do meio ambiente e que fornece o material, energia ou informação para a operação do sistema.

24 PROCESSO Interligação dos componentes e transformação dos elementos de entrada em resultados.

25 SAÍDA Produtos resultantes do sistema .É o fenômeno que produz mudanças ,ou seja , é o mecanismo de conversão de entradas e saídas. 

26 FEEDBACK Reforça ou modifica o comportamento do sistema quando a energia ,informação ou saída a ele retorna. É a função de sistema que compara a saída com um Critério ou padrão previamente estabelecido.

27 Sistemas Sociotécnicos
Sistema Sociotécnicos dirige o processo de transformação em si, por meio das quais as organizações tentam alcançar seus objetivos. Esse sistema está relacionado com as interações entre fatores psicológicos e sociais e entre as necessidades e demandas da parte humana da organização e seus requisitos estruturais e tecnológicos.

28 A IMPORTÂCIA DO ENFOQUE SISTÊMICO PARA A ADMINISTRAÇÃO ATUAL
Adoção de conceitos como eficiência,eficácia, sistema aberto, sistema fechado, subsistemas, equifinalidade e sinergia .

29 VALORIZAÇÃO DO AMBIENTE NA ORGANIZAÇÃO
Abordagem contingente harmônica entre rotinas administrativas, estrutura e ambiente; Reconhecimento da importância da visão holística nas organizações, importante nas estratégias da administração .

30 Vídeo...

31 Créditos Isa Daniele Denise Juliana Sara Disciplina Teoria da ADM 2
Profº M. Fábio Montenegro Instituição UNIESP Referência CHIAVENATO .introdução a administrativa


Carregar ppt "TEORIA DE SISTEMAS   ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google