Grupo 19Z Arthur Ilo Silvana Wesley Logística Reversa
Nos anos 80 , a responsabilidade social das empresas se enriquece pela incorporação “das partes interessadas” ( stakeholders). As partes interessadas de uma empresa são aqueles que estão envolvidos ou têm influência nas decisões que a empresa toma. Neste caso,a responsabilidade social consiste em integrar a expectativa dos interessados nas decisões empresariais.
Já no final dos anos 80 surge o termo desenvolvimento sustentável, que define que as decisões da empresa devem integrar três dimensões: Uma dimensão econômica (condição necessária a sua viabilidade); Uma dimensão ambiental e uma dimensão social.
Na verdade, o descarte adequado de resíduos e materiais não utilizados, embalagens e produtos com componentes químicos estão provocando um grande desafio as organizações, e seu impacto sobre a sociedade e meio-ambiente fazem do tema um caso de extrema relevância.
Onde a função de logística se encaixa na responsabilidade social da empresa? Objetivando-se a redução de recursos, ou seja, a minimização de materiais usados no produto, reduzindo o lixo potencial e a energia a ser consumida através de um desenho mais eficiente do produto do ponto de vista ambiental. Reuso do produto. Por meio da logística reversa, que consiste
em capturar ou destinar a apropriada disposição de produtos de pós – consumo. Os produtos após serem consumidos podem ter a destinação de reciclagem industrial, entre outros usos.