sociedade capitalista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Características e Especificidades do Modo de Produção Capitalista
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
(Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A QUESTÃO SOCIAL OBJETIVOS RECONHECER.
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
BEM-VINDO À DISCIPLINA
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Os clássicos e o trabalho
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Segundo Ano – Sociologia – Escola Adventista
ALIENAÇÃO Karl Marx (1818 – 1883) 02/04/2017
A mercadoria: O Capital, Marx afirmava que a nossa sociedade APARECE INICIALMENTE COMO UM GRANDE DEPÓSITO DE MERCADORIAS. No entanto, o que pode existir.
Karl Marx e a História da Exploração
Link para o texto sobre Marx
O materialismo histórico
Então vamos para a prova final!
Literatura Realismo A Apoteose da Razão
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
A sociologia de Karl Marx
Para uma visão marxista das relações internacionais
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Karl Marx (1818 – 1883).
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Aula de Sociologia – Karl Marx
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e a Sociologia
Modos de Produção Em Karl Marx.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Acadêmicos: Franklin Schappo Rodrigo Balen Tarlan Renk.
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O processo que revolucionou a economia e o mundo.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
KARL MARX HEGEL ALIENAÇÃO: O conceito de auto-alienação aplica-se ao absoluto. A Idéia Absoluta (Espírito Absoluto), que para ele é a única realidade,
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
As bases do pensamento de Marx
Sociologia aplicada para o mundo dos negócios Ana Gebrim
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Aula de Sociologia – Karl Marx
Transcrição da apresentação:

sociedade capitalista. Karl Marx KARL MARX (1818 -1883): filósofo, cientista social e revolucionário alemão. Apesar de não ter se formado como sociólogo, muito contribuiu para o desenvolvimento da Sociologia ao analisar e criticar a organização social, política, econômica, jurídica, ideológica e cultural da sociedade capitalista.

EORIA DO MATERIALISMO HISTÓRICO. Marx desenvolveu a EORIA DO MATERIALISMO HISTÓRICO. De acordo com essa teoria Marx afirma que: a) Podemos conhecer a sociedade concreta a partir das relações das pessoas no processo produtivo de bens materiais e, b) Buscando compreender o estágio de desenvolvimento que se encontram as forças produtivas.

Dessa forma, podemos afirmar que: Para o Materialismo Histórico... As Relações Sociais de Produção + As Forças Produtivas = A Base econômica das sociedades hierarquicamente construídas

Relações Sociais de Produção? ? O que são as Forças Produtivas? O que significam as Relações Sociais de Produção? ? O que são as Forças Produtivas?

As relações sociais de produção podem ser entendidas como a organização e interação das pessoas e das classes na sociedade, tendo em vista a produção material e a reprodução social, a manutenção e a ampliação das relações socio-político-econômicas. As forças produtivas são a terra, trabalho, capital e tecnologia: elementos essenciais à produção capitalista.

OU SEJA... MARX AFIRMA QUE: “ O MODO DE PRODUÇÃO DA VIDA MATERIAL (base econômica da produção de bens materiais) CONDICIONA O DESENVOLVIMENTO DA VIDA SOCIAL, POLÍTICA E INTELECTUAL EM GERAL (superestrutura da sociedade).”

Marx era economista e isso nos ajuda e entender a sua teoria, segundo a qual... ...a base da organização da sociedade é econômica, e a partir dessa organização surgem as outras estruturas da sociedade (instâncias políticas, jurídicas e ideológicas).

Tudo isso representa a reprodução das relações de produção Instâncias jurídicas Instâncias políticas Instâncias Ideológicas Base econômica da sociedade = forças produtivas + relações sociais de produção

Ao estudar o Capitalismo Marx afirmava que a jornada do trabalhador era composta da seguinte forma: Trabalho necessário = remunerado com o salário do trabalhador + Trabalho excedente = “mais valia” , ou seja, o trabalho não pago e apropriado pelo capitalista, decorrente da exploração do trabalhador (trabalho morto).

É da mais valia que é retirado o capital para a compra e reposição de máquinas, para aquisição de matéria prima e o lucro do capitalista. Com esse raciocínio Marx torna-se um crítico do Capitalismo e da sociedade burguesa, por ser um sistema e uma sociedade que exploram o proletariado de forma desumana em busca de lucro e tomada de poder.

Juntamente com Engels redigiu o famoso MANIFESTO COMUNISTA. Nessa obra eles convocam os(as) trabalhadores (as) do mundo inteiro a se unirem para derrubar a sociedade capitalista e iniciarem a implantação de uma sociedade socialista de transição para a sociedade comunista:sociedade sem classes sociais antagônicas, sem exploração do homem pelo homem.

Outra obra de grande importância escrita por Marx é O CAPITAL, sua principal obra econômica, em que realiza a mais profunda análise crítica do processo global de produção capitalista. "Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever  cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência que terão que ser  nacionalizados pelo Estado". (Karl Marx, Das Kapital, 1867)  (Qualquer semelhança com a crise mundial por que passamos não é mera coincidência; o aviso foi dado já faz mais de um século).

Entendendo melhor as idéias de Marx: Para ele a história da humanidade é a luta de classes; No Manifesto Comunista convocou o proletariado para a luta pelo socialismo; 1848 eclodiram os movimentos revolucionários em vários países europeus; 1864fundou a Associação dos trabalhadores:objetivo de conquistar o poder pelo proletariado; Sua doutrina pregava a derrubada da classe dominante (a burguesia) por meio de uma revolução do proletariado e a criação de uma sociedade sem classes, na qual os meios de produção passassem a ser propriedade de toda a coletividade.