Jan Amos Komensky (COMENIUS - Morávia: )

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“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
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Transcrição da apresentação:

Jan Amos Komensky (COMENIUS - Morávia: 1592-1670) O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio Jan Amos Komensky (COMENIUS - Morávia: 1592-1670) “Chegará o tempo, Comenius, quando as multidões de gente boa honrarão o sonho das suas esperanças e aquilo que você fez.” G. W. LEIBINIZ (1646-1716) Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 1

O impacto da sua vida e obra O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio O impacto da sua vida e obra Séc. 17: o nascimento da moderna pedagogia Séc. 18: o esquecimento de um místico Séc. 19: a reabilitação de um clássico Séc. 20: a concretização da utopia “Nenhum dos grandes educadores é tão merecidamente admirado e tão pouco criticado hoje...” F. EBY (COVELLO, 1999) Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 2

O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio Comênio na História Pai ou Grau Zero da Pedagogia Moderna; Príncipe dos Mestres e Mestre das Nações Profeta da Moderna Escola Democrática Homenagens da UNESCO: 1957, publicação Paginas Escogidas prefaciada por Jean Piaget, o qual ressalta a atualidade do pedagogo morávio, como educador e precursor dos ideais da UNESCO 1992, o Ano de Comenius 1993, a Medalha Comenius para incentivar e premiar iniciativas educacionais Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 3

O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio INTRODUCÃO AO TEMA “A crença em Deus, na Bíblia Sagrada, no relato escriturístico da Criação da Humanidade – conforme este se encontra no Livro de Gênesis, ... crenças medievais, irracionais, retrógradas e fundamentalistas, ... ... pouco ou nada têm a oferecer à causa da ciência.” Assim o fundamentalismo ateu identifica e desqualifica o cristianismo conservador. Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 4

O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio A Moderna Pedagogia 1º. Pedagogo da história, João Amós Comênio Pastor da perseguida Igreja Moraviana Demonstrar-se-á que a cosmovisão teísta deste Pastor Protestante da Igreja Moraviana – como se depreende em sua obra clássica, a Didática Magna – foi o substrato original da pedagogia que, em grande medida, ainda é defendida e praticada no meio escolar contemporâneo (embora desvirtuada). Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 5

O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio “De tudo o que escrevi, o que mais me satisfaz é a Didática Magna.” SCB - “A Cosmovisão Teísta e a Moderna Pedagogia" Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 6

O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio O Método Educacional “Omnia sponte fluant, absit violentia rebus.” ou seja, “Que tudo flua naturalmente, que a violência esteja ausente das coisas.” Dístico Educacional Comeniano Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 7

O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio O Método Educacional Naturalidade e ordem Democrático Psicológico Gradual (4 Escolas e Currículo Espiral) Enciclopédico/integrado Realista x Verbalista Fácil e prazeroso Sem violência Simultâneo Utilitarista ao bem social e visando os fins últimos Professores executores do método, a partir de livros pansóficos Intuitivo x Científico: “Comênio, por intuição ou por especulação, estava certo, quanto ao desenvolvimento da criança e da sociedade, segundo leis naturais. A única diferença de então para hoje está radicada no aspecto científico.” (Piaget apud LORA, 1993) Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 8

O Cenário Escolar Idealizado O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio O Cenário Escolar Idealizado “Um professor para muitos alunos que se acham num mesmo nível de aprendizagem, transmitindo a todos e ao mesmo tempo um mesmo saber, sempre com o mesmo método, acompanhado por um mesmo texto. Essa cena repetida nas outras salas de aula da escola e, por sua vez, em todas e em cada uma das escolas de um mesmo território. Todos ao mesmo tempo, todos tratando dos mesmos temas, do mesmo modo e com os mesmos recursos. Essa é a paisagem pintada pela pedagogia comeniana. Essa é a paisagem pintada pela Pedagogia Moderna.” Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 9

Constatação Surpreendente O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio Constatação Surpreendente “... fundamentalmente a pedagogia se tem mantido dentro dos parâmetros expostos por Comênio em sua Didática Magna e na Panpaedia.” Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 10

O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio A Pansofia Comeniana Pansofia, a paixão de sua vida! grego: pan-sofia  ”Saber Universal” Filosofia cristã de Educação holística Sintetiza todas as fontes do conhecimento: Ciência, Moral e Fé; Visa a Pan-formação da juventude: cultos, éticos e piedosos Panharmonia: base teórica da Pansofia, Princípio: todas as coisas criadas possuem uma associação interior entre si, podendo ser acomodadas num sistema comum de conhecimento (LEE, 2001). Dedução a priori que leva ao método proposto Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 11

Uma Perspectiva TEÍSTA O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio Uma Perspectiva TEÍSTA Uso abundante da Bíblia na DM: 164 passagens, ca. 700 vs. (Fary, 1982); Deus: mais de 400 citações “Se alguém me perguntasse sobre minha teologia, eu (que já estou prestes a morrer) tomaria a Bíblia e diria com todo o meu coração e em linguagem clara: ‘Eu creio em tudo o que está escrito neste livro’.” (LEE, 1987) A Bíblia como base de toda a verdade, serve de suporte intuitivo para a nova ciência da educação. Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 12

Deus: o Alfa e o Ômega da Educação O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio Deus: o Alfa e o Ômega da Educação Deus Trino é a causa primeira, O Sumo Bem para o qual existimos; É a chave hermenêutica do Universo, As propriedades de Deus refletem-se na sua obra, na natureza e no homem. Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 13

A Natureza: o Paradigma Educacional O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio A Natureza: o Paradigma Educacional Pressuposto criacionista e não panteísta ou naturalista; O mundo como espelho visível do Deus invisível (III.3); A ordem do universo como paradigma para a educação (XIII.1). Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 14

O Homem: a Jóia da Criação, nascido para a Pansofia O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio O Homem: a Jóia da Criação, nascido para a Pansofia É o microcosmos da criação, Resumo do macrocosmos (V.5), Unidade que proporciona a Panharmonia Criado à imagem de Deus, corrompido no caráter pela Queda, é carente da graça divina cujo acesso se tem em Cristo, por meio de uma educação transformadora. Preparação para a eternidade em três graus: Ciências, Moral e Piedade. Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 15

A Piedade: Conteúdo e Objetivo da Educação O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio A Piedade: Conteúdo e Objetivo da Educação A veneração pela qual a alma humana se liga e se prende ao Ser Supremo. (IV.6) “... Que os alunos terminem todo o curso geral dos estudos e saiam dessas oficinas de humanidade homens verdadeiramente instruídos, verdadeiramente morigerados e verdadeiramente piedosos.” (XXVII.1) Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 16

A Eternidade: o Fim Último da Educação O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio A Eternidade: o Fim Último da Educação Um fim sublime para uma criatura sublime; Escatologia não quietista e alienante; Senso de urgência e de cooperação com Deus, na salvação e preparação do homem por meio da EDUCAÇÃO (pansófica); “que, já na terra, se habituem a viver uma vida celeste todos aqueles que ... são enviados às escolas cristãs” (IX.1) Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 17

O Lugar da Fé na Didática Magna de João Comênio A fé estabelece fundamentos seguros para a ciência da educação e esta pode ajudar a disseminar a fé; Pioneirismo intuitivo da Pansofia de Comênio Etologia: von Frish, Lorenz e Tinbergen, Nobel de Medicina e Fisiologia (1973) analogias do comportamento animal com o humano, inclusive na área da moral: gansos, crustáceos, etc. Adaptação convergente ou panharmonia da Criação! O preconceito ateísta de outro lado, não poderá estar atrasando novos ‘saltos’ científicos!? Pansofia como possibilidade de cura para a fragmentação social em curso, resultante da cosmovisão ateísta vigente nas instituições de ensino! Centro Presbieriano de Pós Graduação Andrew Jumper 18