MATERIAIS SEMICONDUTORES 1. 2 Isolantes, Semicondutores e Metais Isolante – é um condutor de eletricidade muito pobre; Metal – é um excelente condutor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Semicondutores.
Advertisements

Fundamentos de Electrónica
SEMICONDUTORES Condução Eletrônica
Diodos.
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Constituição de Semicondutores Professor Anderson Turma 2NAT2
Modelos Atômicos Semicondutores
Carvão para fins elétricos
SEMICONDUTORES.
TEORIA DOS SEMICONDUTORES
Aula 3 Diodos semicondutores
MATERIAIS SEMICONDUTORES
Física Experimental III – aula 3
Laboratório de Física III Departamento de Física - FC - UNESP
Semicondutores Classificação de Materiais
Física dos Semicondutores
Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor
Em torno do núcleo do átomo temos uma região denominada de ELETROSFERA A eletrosfera é dividida em 7 partes chamada CAMADAS ELETRÔNICAS ou NÍVEIS DE ENERGIA.
Ligações Químicas 9° ano. Ligação Química A regra do octeto: Os átomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar elétrons até que eles estejam rodeados.
Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.
João Campos Semicondutores e Nanoestruturas-Mestrado em Física Nuclear e de Partículas 2008/2009 FCTUC.
Período da tabela periódica Período ou série é cada uma das 7 linhas da tabela periódica, e indica o número de níveis ocupados pelos elétrons. Por exemplo:
Tipos de Energia Nomes : Renato Cavalcante e Emanuel Ferr eira Turma:501 Professora : Andrea Loureiro.
Química Geral Aula 3 – Tabela e Ligações. Tabela Periódica.
Processos de eletrização ESTRUTURA ATÔMICA Prótons (p + ) Nêutrons (n 0 ) Elétrons (e - )
Tipos de Energia Nomes: Caike André e Pedro Carvalho Turma: 501 Professora: Andrea Loureiro.
ALOTROPIA LIGAÇÃO METÁLICA LIGAS METÁLICAS PROF. CÉSAR.
Processos de eletrização
Tipos De Energia Nomes: Manuela de Sena e Carolina Junqueira
ESTRUTURA ATÔMICA Profa. Karen.
Interações Interatômicas
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
ESTADO SÓLIDO Enfoque: Propriedades Elétricas (cap. 42 –Fundamentos de Física – vol. 4 – 6ª. Ed.) Condutividade Semicondutores Metais Revisão: Moléculas.
Eletrostática: Conceitos Básicos
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Professor Bruno Nascimento
Frente 1: Modelos atômicos
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
Germano Maioli Penello
Germano Maioli Penello
Física dos Semicondutores
Ligação metálica.
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA
CORRENTE ELÉTRICA.
Constituição atómica da matéria.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor.
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
ENERGIA LUMINOSA A energia do Sol é a fonte de luz mais forte que existe no planeta. A energia luminosa é a mais utilizada no mundo. A humanidade utiliza.
Iluminação Alternativa com LEDS
Classificação Periódica dos elementos
AULA - 14 RADIOATIVIDADE.
ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÃO ATÔMICA RÉRISSON KELVEN NASCIMENTO DOS SANTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCATINA DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS,
Introdução à Estrutura Atmosférica
O QUE É ELETRICIDADE? São todos os efeitos causados em decorrência do movimento dos elétrons.
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
ELETRICIDADE DA NATUREZA AO DOMÍNIO DO HOMEM.
Fundamentos de cristaloquímica
Estrutura Atômica da Matéria. Desde a antiguidade o ser humano vem procurando saber mais sobre a matéria e usar esse conhecimento para viver melhor. Uma.
AULA 4: DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA
Curso Superior de Tecnologia em Instalações Elétricas
PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIÓDICAS
Fundamentos de Electrónica
ÁTOMO NEUTRO Normalmente o átomo apresenta número de elétrons igual ao de prótons, estando eletricamente neutro, portanto não apresenta nenhuma propriedade.
MATERIAIS SEMICONDUTORES
Qual seu conceito de átomo agora?
Condutividade / Resistividade dos Sólidos
RADIOATIVIDADE.
INTRODUÇÃO A ELETRICIDADE Como seria viver num mundo sem eletricidade? Um dos primeiros mistérios da eletricidade: As primeiras experiências ocorreram.
Transcrição da apresentação:

MATERIAIS SEMICONDUTORES 1

2 Isolantes, Semicondutores e Metais Isolante – é um condutor de eletricidade muito pobre; Metal – é um excelente condutor de eletricidade; Semicondutor – possui condutividade entre os dois extremos acima.

MATERIAIS SEMICONDUTORES 3 Semicondutores O material básico utilizado na construção de dispositivos eletrônicos semicondutores, em estado natural, não é um bom condutor, nem um bom isolante.

MATERIAIS SEMICONDUTORES 4 Silício e o Germânio O silício e o germânio são muito utilizados na construção de dispositivos eletrônicos. O silício é o mais utilizado, devido as suas características serem melhores em comparação ao germânio e também por ser mais abundante na face da terra.

MATERIAIS SEMICONDUTORES 5 Temperatura, Luz e Impurezas Em comparação com os metais e os isolantes, as propriedades elétricas dos semicondutores são afetadas por variação de temperatura, exposição a luz e acréscimos de impurezas.

MATERIAIS SEMICONDUTORES 6 MODELOS ATÔMICOS DE BOHR O átomo - é constituído por partículas elementares, as mais importantes para o nosso estudo são os elétrons, os prótons e os nêutrons. Camada de Valência - A última camada eletrônica (nível energético) é chamada camada de valência. O silício e o germânio são átomos tetravalentes, pois possuem quatro elétrons na camada de valência.

MATERIAIS SEMICONDUTORES 7

8 Camada de Valência  O silício e o germânio são átomos tetravalentes, pois possuem quatro elétrons na camada de valência.  O potencial necessário para tornar livre qualquer um dos elétrons de valência é menor que o necessário para remover qualquer outro da estrutura.  Os elétrons de valência podem absorver energia externa suficiente para se tornarem elétrons livres.

MATERIAIS SEMICONDUTORES 9

10 Corrente em Semicondutores Elétrons na banda de valência: movem-se ocupando posições disponíveis no reticulado, preenchendo os vazios deixados pelos elétrons livres - Condução de lacunas migrando ao longo do material no sentido oposto ao movimento do elétron livre. Em um semicondutor intrínseco, tanto elétrons quanto lacunas contribuem para o fluxo de corrente. Elétrons livres de sua posição fixa no reticulado: movem-se na banda de condução.

MATERIAIS SEMICONDUTORES 11 MATERIAIS EXTRINSECOS  Dopagem - A adição de certos átomos estranhos aos átomos de silício ou germânio, chamados de átomos de impurezas, pode alterar a estrutura de camadas (bandas) de energia de forma suficiente mudar as propriedades elétricas dos materiais intrínsecos.  Material extrínseco - Um material semicondutor que tenha sido submetido a um processo de dopagem por impurezas e chamado de material extrínseco.  Esses materiais são chamados de: tipo N e tipo P.

MATERIAIS SEMICONDUTORES 12 MATERIAL DOPADO TIPO N  Um método de dopagem consiste na utilização de elementos contendo 5 elétrons na camada de valência (penta-valente), como o antimônio, arsênio e fósforo.  O quinto elétron, porém, fica desassociado de qualquer ligação. Esse elétron pode tornar-se livre mais facilmente que qualquer outro, podendo nessas condições vagar pelo cristal.  O material tipo N resultante, e eletricamente neutro.

MATERIAIS SEMICONDUTORES 13 MATERIAL DOPADO TIPO P  O material tipo P é formado pela dopagem do semicondutor intrínseco por átomos trivalentes como o boro, gálio e índio.  Há agora um número insuficiente de elétrons para completar as ligações covalentes. A falta dessa ligação é chamada de lacuna ou (buraco).  Como uma lacuna pode ser preenchida por um elétron, as impurezas trivalentes acrescentadas ao silício ou germânio intrínseco, são chamados de átomos aceitadores ou receptores.  O material tipo P resultante é eletricamente neutro.

MATERIAIS SEMICONDUTORES 14 Semicondutores dopados ou extrínsecos Impurezas pentavalentes: antimônio, arsênico, fósforo à produzem semicondutores do tipo-n, por contribuirem com elétrons extras (impurezas doadoras). Impurezas trivalentes: bóro, alumínio, gálio à produzem semicondutores do tipo-p, por produzirem lacunas ou deficiência de elétrons (impurezas aceitadoras). N P

MATERIAIS SEMICONDUTORES 15 Estrutura de bandas de energia Banda de condução isolantesemicondutorcondutor Banda proibida Banda de Valência Elétrons livres Lacunas Banda de condução Banda de Valência