IMUNOLOGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS INVASORES DO ORGANISMOS E OS MECANISMOS DE DEFESA
Advertisements

Dra Mônica de Freitas Leitão Disciplina de Imunologia Clínica Puccamp
IMUNIDADE INATA ou NATURAL
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
IMUNOLOGIA VETERINÁRIA
IMUNOLOGIA.
SISTEMA IMUNOLÓGICO.
Imunidade e controlo de doenças
TECIDO SANGUÍNEO.
Tecido sanguíneo e seu papel na imunidade Capítulo - 12
Prof. Ana Rita Rainho Sistema Imunitário.
Prof. Nelson Ricardo Ciências da Natureza- Biologia Aula 1
Ciências – 6º Ano O Sistema Imunitário.
Sistema Imunitário.
MECANISMOS DE DEFESA DO ORGANISMO
MECANISMOS DE DEFESA DO ORGANISMO
SISTEMA IMUNOLÓGICO Prof.: ÉDER
Exercício 1: Criar um sistema de defesa:
Imunologia Básica - Biomedicina
Sistema cardiovascular
Noções Básicas em Imunologia
Sistema Imunológico Prof. Adrean.
TECIDO SANGUÍNEO Marcio Barbieri.
IMUNIDADE INATA DEFESA NÃO ESPECÍFICA.
SANGUE 8º ANO – CIÊNCIAS Professora Lisiane Viel.
O sistema imunológico tem como função reconhecer agentes agressores e defender o organismo da sua ação, sendo constituído por órgãos, células e moléculas.
1 DEFESA ESPECÍFICA (Continuação) 1 IMUNIDADE ADQUIRIDA.
 O sistema imune é um sistema de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças. De modo a funcionar corretamente, o sistema.
ANTICORPOSANTICORPOS Prof. Magrão. Antraz Botulismo Cárie Cólera Coqueluche Disenteria bacilar Doença Periodontal Febre Tifóide Gangrena Gasosa Gastroenterites.
BIO-QUIMICA Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com Profa.Rosilene Linhares Dutra SISTEMA LINFÁTICO.
Sistema Linfático Fernanda Pereira. Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de capilares, e vasos semelhantes a veias (vasos.
SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF: JULIANA 8º ANO. Funções Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Prof. Cleide Albuquerque
Imunologia Veterinária
Células e órgãos linfoides
DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA Prof. Ms. Hermínio M. da Rocha Sobrinho
PROTEÍNAS I Prof. Ana Rocha.
Colégio Maria Imaculada
Sistema Imunológico Biologia Tema: Sistema imunológico.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
Defesas do organismo no combate aos micróbios
Imunologia Veterinária
Sistema imunológico.
Sistema imunológico.
O Sistema Imunológico Profa Dra Vanessa Carregaro FMRP-USP
Ciências Naturais – 9.o ano
Sistema Imunitário Marcus Ferrassoli.
Células envolvidas na resposta imune
ALERGIAS ALIMENTARES E DOENÇAS AUTOIMUNES
SISTEMA IMUNE. Formado por um conjunto de células e órgãos Importante na defesa do organismo contra agentes agressores ( microrganismos e toxinas) Retirada.
O Sangue Dr. MB.
Microbiologia e Imunologia Profª Drª Ana Cristina Rivas Monitor: Júlio C. Santana.
SISTEMA DE DEFESA.
MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA Profa. Dra. Eleonora Picoli
Meio interno – sangue e linfa
Visão Geral do Sistema Imune
Imunidade adquirida Trabalho realizado por: Ana Marques Ana Coutinho Marta Bacelar Teresa Veloso.
Enquanto os linfócitos recirculam através do sangue e da linfa pelos orgãos linfóides secundários.... Zona B Zona T.
MECANISMOS EFETORES MEDIADOS POR ANTICORPOS (IMUNIDADE HUMORAL)
ÓRGÃOS E CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE
MOLÉCULAS, CÉLULAS E TECIDOS DO SISTEMA IMUNE
Propriedades Gerais das Respostas Imunológicas Imunologia Clínica.
SISTEMA IMUNE: RESPOSTA IMUNE INATA RESPOSTA IMUNE ADAPTATIVA SISTEMA IMUNE: RESPOSTA IMUNE INATA RESPOSTA IMUNE ADAPTATIVA.
Disciplina: Microbiologia e Imunologia Propriedades gerais das respostas imunes.
Formadora: Cláudia Xavier EFA – PRO Técnico Auxiliar de Saúde.
A importância dos seus constituintes
Sistema Imunológico Biologia Tema: Sistema imunológico.
CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE E SISTEMA LINFÁTICO
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TERESINA-CET DISCIPLINA: HISTOLOGIA PROFESSORA: FRANCISCA MAIRANA SISTEMA IMUNITARIO E ORGÃOS LINFÁTICOS.
Transcrição da apresentação:

IMUNOLOGIA

IMUNOLOGIA-Estudo do sistema imunitário. O sistema imunológico, também chamado de sistema imune ou imunitário  tem o objetivo de defender nosso organismo como uma espécie de barreira, escudo, contra agentes patógenos que tentam invadir nosso corpo. Esse sistema tem a função de impedir a invasão e também exercer a função de combate e de destruição. Composto por diversas partes - entre células e órgãos, cada qual com uma função específica, agindo como um exército.

TIPOS DE IMUNIDADE A função imunológica pode ser dividida em imunidade inata ou não específica e imunidade adaptativa ou específica.

TIPOS DE IMUNIDADE A função imunológica pode ser dividida em imunidade inata ou não específica e imunidade adaptativa ou específica.

Imunidade inata ou não específica É a defesa que todos os seres humanos temos, que nasceram conosco e é a nossa primeira linha de defesa. São exemplos: pele (é a primeira barreira existente no nosso corpo), cílios, lágrima, muco, saliva, suco gástrico, suor. Fazem parte, ainda, do sistema imune inato os leucócitos (glóbulos brancos).

Imunidade adaptativa ou específica A imunidade adaptativa ou específica, é a defesa adquirida ao longo da vida, com anticorpos e vacinas, mecanismos que são desenvolvidos para expor as pessoas com o objetivo de fazer evoluir as defesas do corpo. A imunidade adaptativa age diante de um problema específico. Ex.vacina: sarampo, caxumba. São exemplos os linfócitos.

Leucócitos Células produzidas pela medula óssea, cuja função é produzir anticorpos. para proteger o organismo contra os patógenos. São leucócitos: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, fagócitos e monócitos(macrófagos-quando vão para o tecido). Com funções semelhantes, mas bastante definidas esses componentes impedem o crescimento e o desenvolvimento de patógenos no nosso corpo Detectam e evitam, portanto, que o problema aconteça.

Formas de atuação dos leucócitos Os leucócitos atuam na defesa do organismo de dois modos: Fagocitose - nesse processo, as células sanguíneas de defesa englobam, digerem e destroem os microrganismos invasores. Produção de anticorpos - os anticorpos, proteínas especiais, neutralizam a ação das substâncias tóxicas produzidas pelos seres invasores ou presentes em alimentos e substâncias diversas. O pus que geralmente se acumula no local de um machucado é formado pelo conjunto de leucócitos, de microrganismos mortos, e também do líquido que sai dos capilares nos pontos infectados.

Neutrófilos envolve as células doentes e as destrói. No sangue, há vários tipos de leucócitos, de diferentes formatos, tamanhos e funções: Neutrófilos envolve as células doentes e as destrói. Eosinófilos se desenvolvem na medula óssea e agem contra parasitas. Basófilos relacionado a alergias. Fagócitos fazem a fagocitose (ingestão) de patógenos. Monócitos penetram os tecidos para os defender dos patógenos. Mastócitos liberam histamina e heparina. Se a imunidade inata não funciona, a imunidade adaptativa entra em ação.

Linfócitos Células que fazem parte dos glóbulos brancos do sangue e que são produzidas pela medula óssea. Existem os linfócitos B, os linfócitos T e os Natural Killers (NK).

INFLAMAÇÃO-RESPOSTA IMUNE É uma resposta coletiva e coordenada a introdução de substâncias estranhas; Diapedese; saída de células do vaso para combate a um agente agressor que se encontra fora do vaso; Alerta reconhecimento do agressor; Histamina vasodilatação. Os macrófagos realizam a defesa inicial, fagocitam e liberam citocinas(proteínas que sinalizam sinais de invasão de microorganismos) ; Os macrófagos ativam outros macrófagos. INFLAMAÇÃO-RESPOSTA IMUNE