Assemblea Regional - 2019 GER Sul 1 - Botucatu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um caminho na presença de Deus A história de Laura, não é a história de um mito ou de uma grande heroina, não! É mais uma vez a história de Deus, de.
Advertisements

Seguir.... Olhando o mundo de hoje, cheio de guerras, de misérias e injustiças, perguntamos: Por que é que Deus permite tudo isto? Por que não elimina.
Clicar “ Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo.
Se Deus criou os bens para todos, que pensar de tantos seres humanos, a quem é negada a participação nesses bens?
Qual o sentido da vida? “O que é a sua vida?“ Tg 4.14b.
DEUS CUIDA DE MIM “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mateus b.
As bem aventuranças Mateus 5:3-12. As bem aventuranças (Mateus 5:3-12) A vontade de Deus é que sejamos felizes. Deus quer que sejamos abençoados. E nos.
Nem olhos, viram nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” Coríntios 2:09.
TIAGO TIAGO COMO VIVER COM SABEDORIA Tiago escreveu esta Carta para: Ajudar os crentes dispersos a vencerem as provações. E a buscarem.
SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO ANO -A.
Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha
Cinco Atitudes do Líder exemplar
E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e.
Boas Obras Boas Obras Boas Obras.
Arte da fotografia – Arte da música
Exercício da entrega 1 DE JULHO DE 2017
Liderança que inspira Filipenses
A VERDADEIRA FELICIDADE
Quando agarrá-las? Quando rejeitá-las?
Senhor lembra- te de mim quando entrares no teu reino!
Justiça das Aflições Estudo de novembro
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
Escutando “Duo Seraphim” de Guerrero sintamos a felicidade prometida
Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra.
O que é ser cristão ?.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
FLORESÇA ONDE DEUS TE PLANTOU... (1ª parte) Facilitador: Alonso Filho Reflexões à luz do Evangelho de Jesus segundo o Espiritismo.
SEMANA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA
"Dou-vos a minha paz..." (Salmo 33,15) (João 14,27)
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Poderia me doar alguns minutos do seu tempo.
CATEQUESE 13 BEM-AVENTURADOS SEREIS
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
Somos todos pobres neste Mundo
É lindo falar com Deus Irene alvina
Uma comunidade, uma família
3º Domingo do Advento Que devemos Fazer ?
“Brilhe a vossa Luz diante dos homens”
“ SE O GRÃO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. ANO B.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
4º Domingo do Tempo Comum Jesus ensinava com autoridade
SEMANA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
Meus irmãos e minhas irmãs;
24 º domingo do tempo comum
A Porta da Misericórdia
Somos a Igreja de Cristo parte 1
PACIÊNCIA: EVITANDO AS DISSENSÕES
Uma comunidade, uma família
Cinco Atitudes do Líder exemplar
Estar ou não estar em Cristo hoje é o ponto determinante Estar ou não estar em Cristo hoje é o ponto determinante. É o desfecho para viver eternamente.
Coerência e Testemunho
Via Sacra.
A D V E N T O.
Vocação Batismal Caminho de Santidade
3º Domingo do Advento Que devemos Fazer ?
A NOVIDADE DO REINO.
Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra.
- Compreender que os desejos humanos são passageiros. - Destacar que o cristão tem uma ética bíblica a ser vivida. - Entender que a felicidade do cristão.
Assembleia Regional GER Sul 1 - Botucatu.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado
Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado
A Oração de Jesus: “Pai, venha o teu Reino”
17Quando se punha a caminho, alguém correu para Ele e ajoelhou-se, perguntando: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?»
Transcrição da apresentação:

Assemblea Regional - 2019 GER Sul 1 - Botucatu

AGIR

Bem-aventuranças 1. «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do céu» A palavra feliz e bem-aventurado aqui são sinônimos de santo. O discernimento dessa Bem-aventurança nos faz compreender que isto significa, não encher totalmente o coração; manter espaço para Deus, para os irmãos, para a solidariedade, para a bondade etc. O contrário -rico de espirito- é aquele que encheu totalmente seu coração a ponto de não ter lugar mais para nada e ninguém. Esse é o rico. Portanto, ser pobre de coração: isto é santidade.             

Bem-aventuranças 2. «Felizes os mansos, porque possuirão a terra». A palavra manso normalmente usa-se para animais. Manso é aquele que não agride e não faz mal. Jesus se dizia manso. É melhor ser sempre manso, porque assim, se realizarão as maiores aspirações: os mansos «possuirão a terra», isto é, verão as promessas de Deus cumpridas na sua vida. Porque os mansos, independentemente do que possam sugerir as circunstâncias, esperam no Senhor. E aqueles que esperam no Senhor, possuirão a terra e gozarão de imensa paz. (cf. Sl 37/36, 9.11)

Reagir com humilde mansidão: isto é santidade. Bem-aventuranças 2. «Felizes os mansos, porque possuirão a terra». Ao mesmo tempo, o Senhor confia neles: «é nos humildes de coração contrito que os meus olhos se fixam, pois escutam a minha palavra com respeito». (Is 66, 2) Reagir com humilde mansidão: isto é santidade.

E diz-nos que isto é que torna boa a vida. Bem-aventuranças 3. «Felizes os que choram, porque serão consolados» Os que choram são os que sentem falta ou percebem que outros estão chorando e se solidarizam. O mundo propõe-nos o contrário: o entretenimento, o prazer, a distração, o divertimento. E diz-nos que isto é que torna boa a vida. O mundano ignora, olha para o lado quando há problemas de doença ou aflição na família ou ao seu redor. O mundo não quer chorar: prefere ignorar as situações dolorosas, encobri-las, escondê-las.

Saber chorar com os outros: isto é santidade. Bem-aventuranças 3. «Felizes os que choram, porque serão consolados» Gastam-se muitas energias para escapar das situações onde está presente o sofrimento, julgando que é possível dissimular a realidade, onde nunca, nunca, pode faltar a cruz. Esta pessoa sente que o outro é carne da sua carne, não teme aproximar-se até tocar a sua ferida, compadece-se até sentir que as distâncias são superadas. Assim, é possível acolher aquela exortação de São Paulo: «Chorai com os que choram». (Rm 12,15). (A 75) Saber chorar com os outros: isto é santidade.

Buscar a justiça com fome e sede: isto é santidade. Bem-aventuranças 4. «Felizes os que tem sede e fome de justiça, porque serão saciados» «Fome e sede» são experiências muito intensas, porque correspondem à necessidades primárias e têm a ver com o instinto de sobrevivência. (GE 77) Mas a justiça, que Jesus propõe, não é como a que o mundo procura, uma justiça muitas vezes manchada por interesses mesquinhos, manipulada para um lado ou para outro. (GE 78) Buscar a justiça com fome e sede: isto é santidade.

Bem-aventuranças 5. «Felizes os misericordiosos, porque alcançarão a misericórdia» A misericórdia tem dois aspectos: dar, ajudar, servir os outros, mas também, perdoar, compreender. Mateus resume-o numa regra de ouro: «o que quiserdes que vos façam os homens, fazei-o também a eles». (7,12) - (GE 80) Dar e perdoar é tentar reproduzir na vida, um pequeno reflexo da perfeição de Deus, que dá e perdoa sem medidas. (GE 81) Por esta razão, no Evangelho de Lucas, já não se encontra «sede perfeitos» (Mt 5,48), mas «sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso.

Bem-aventuranças 6. «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» Esta bem-aventurança diz respeito a quem tem um coração simples, puro, sem imundície. Um coração que sabe amar, não deixa entrar na sua vida algo que atente contra esse amor, algo que o enfraqueça ou coloque em risco. Na Bíblia, o coração significa as nossas verdadeiras intenções, o que realmente buscamos e desejamos, para além do que aparentamos: «O homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração». (1 Sm 16,7) Ele procura falar-nos ao coração (cf. Os 2,16) e nele deseja gravar a sua Lei. (cf. Jr 31,33)

Bem-aventuranças 6. «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» Em última análise, quer dar-nos um coração novo. (cf. Ez 36,26) «Vela com todo o cuidado sobre o teu coração». (Pv 4,23) - (GE 84) «Vela com todo o cuidado sobre o teu coração». (Pv 4, 23) Nada de manchado pela falsidade tem valor real para o Senhor. Ele «foge da duplicidade, afasta-Se dos pensamentos insensatos». (Sb 1,5) - (GE 84) Jesus promete que as pessoas de coração puro «verão a Deus». Manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor: isto é santidade.

Bem-aventuranças 7. «Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus» Esta bem-aventurança faz-nos pensar nas numerosas situações de guerra que perduram. Da nossa parte, é muito comum sermos causa de conflitos ou, pelo menos, de incompreensões. Por exemplo, quando ouço qualquer coisa sobre alguém e vou ter com outro e lho digo; e até faço uma segunda versão um pouco mais ampla e espalho-a. E, se o dano que consigo fazer é maior, até parece que me causa maior satisfação.

Bem-aventuranças 7. «Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus» O mundo das murmurações, feito por pessoas que se dedicam a criticar e destruir, não constrói a paz. Pelo contrário, tais pessoas são inimigas da paz e, de modo nenhum, bem-aventuradas.(GE 87) Os pacíficos são fonte de paz, constroem paz e amizade social. (GE 88) Trata-se de ser artesãos da paz, porque construir a paz é uma arte que requer serenidade, criatividade, sensibilidade e destreza. (GE 89) Semear a paz ao nosso redor: isto é santidade.

Bem-aventuranças 8. «Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu» O próprio Jesus sublinha que este caminho vai contracorrente, a ponto de nos transformar em pessoas que questionam a sociedade com a sua vida, pessoas que incomodam. Jesus lembra as inúmeras pessoas que foram, e são, perseguidas simplesmente por ter lutado pela justiça, ter vivido os seus compromissos com Deus e com os outros. Se não queremos afundar numa obscura mediocridade, não pretendamos uma vida cômoda, porque, «quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la». (Mt 16,25). (GE 90)

Bem-aventuranças 8. «Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu» Um santo não é uma pessoa excêntrica, distante, que se torna insuportável pela sua vaidade, negativismo e ressentimento. Não eram assim os Apóstolos de Cristo. O livro dos Atos refere, com insistência, que eles gozavam da simpatia «de todo o povo» (2, 47; cf. 4, 21.33; 5, 13), enquanto algumas autoridades os assediavam e perseguiam. (cf. 4,1-3; 5,17-18) Abraçar diariamente o caminho do Evangelho mesmo que nos acarrete problemas: isto é santidade.

O cursilhista é feliz?

MCC - é caminho de santificação. atitudes, gestos e palavras. Somos instrumentos da misericórdia. Somos chamados a assumir compromissos. Todo o nosso agir deve ser impulsionado pela misericórdia. A Misericórdia deve ser a tônica de nossas atitudes, gestos e palavras. O cursilhista convicto da sua missão, tem tudo para ser feliz proporcionando a felicidade do outro.

- de acordo com nossa vocação. MCC - um caminho de santificação. Agir permanente, coerente e marcado pelo espirito de quem encontrou Jesus Cristo. Mais que atos de misericórdia - é preciso criar uma cultura misericordiosa que paute nosso comportamento. Nossos compromissos devem manter, construir e fortalecer a consciência de ser MCC - um caminho de santificação. Nosso agir

Agir Com simplicidade, com humildade, com propositura. Através de palavras de apoio, solidariedade, de conforto, estímulo, encorajamento e se necessário de correção. Com atitudes de bondade, compreensão, escuta, diálogo, respeito, verdade e de justiça. Com nosso exemplo de alegria, esperança, fé, amor, competência, seriedade, companheirismo, amizade, responsabilidade e mansidão.

A vida cristã é uma luta permanente A vida cristã é uma luta permanente. Requer força e coragem para resistir às tentações do demônio... e anunciar o Evangelho. Esta luta é magnífica, porque nos permite cantar vitória todas as vezes que o Senhor triunfa na nossa vida.

«vigiai» (Mt24,42; cf. Mc 13,35) não adormeçamos. (cf. 1Ts 5,6) O caminho da santidade é uma fonte de paz e alegria que o Espírito nos dá. Exige que estejamos com «as lâmpadas acesas» (cf. Lc 12,35) e permaneçamos vigilantes: «afastai-vos de toda a espécie de mal» (1Ts 5,22) «vigiai» (Mt24,42; cf. Mc 13,35) não adormeçamos. (cf. 1Ts 5,6)

Quem não se dá conta de cometer faltas graves contra à Lei de Deus, pode deixar-se cair numa espécie de entorpecimento. Como não encontra nada de grave a censurar-se, não adverte aquela tibieza que, pouco a pouco, se vai apoderando da sua vida espiritual e acaba por ficar corroído e corrompido.

O discernimento Como é possível saber se algo vem do Espírito Santo ou se deriva do espírito do mundo e do espírito maligno? Não requer apenas uma boa capacidade de raciocínio e sentido comum, é também um dom que é preciso pedir. Com confiança ao Espírito Santo, com a oração, o estudo e o dom do conselho, certamente crescerá a capacidade espiritual.

Quais as ações transformadoras que devemos assumir como compromisso para que o MCC seja, caminho de santificação, nos três tempos (PRÉ-CUR-PÓS) e na vivência do carisma na família, trabalho, bairro, lazer, enfim, em todos os ambientes ?

Temos consciência que o Pré, o Cur, o Pós, as EV's e as PCF's deveriam se tornar caminhos especiais de santificação? Como deveríamos viver a misericórdia no Pré, no Cur, no Pós, nas EV's e nas PCF's para que se tornem caminhos especiais de santificação? Depois daquilo que vimos e discernimos ficou claro que o caminho da santificação vai além dos templos e dos ritos? Ficou claro que a santificação é um caminho percorrido na vida cotidiana, ou seja, um processo cotidiano da vida e que, em todas as atitudes e atos, devemos ter a consciência de buscar à santidade? Como deveríamos buscar a santidade no cotidiano de nossas vidas?

GED CURSILHISTA Reunião de Grupo Quais as ações transformadoras que o GED deve assumir como compromisso para que o MCC seja caminho de santificação, nos três tempos: (PRÉ-CUR-PÓS)? GED E na vivência do carisma no cotidiano (na família, no trabalho, no bairro, no lazer), enfim, nos ambientes em que se participa? CURSILHISTA

Conclusão

a hipocrisia e o egoísmo. (MV, 15) Que as pessoas apertem as mãos para que sintam o calor da presença, da amizade e da fraternidade. Que o grito dos que estão nas periferias sociais e existenciais se torne o nosso, e juntos, possamos romper a barreira da indiferença que frequentemente reina soberana para esconder a hipocrisia e o egoísmo. (MV, 15)

De Colores! Viva a vida! Que o MCC do Brasil em 2019 encontre o Caminho de Santidade através da Misericórdia.