© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I 1 Estruturas de dados homogéneas Três classes de pessoas são infelizes: as que não sabem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação Inteira Prof. Ricardo Santos.
Advertisements

DECRETO ESTADUAL Nº DE 06 DE AGOSTO DE 2003
Trabalho de Educação Matemática- Análise e Álgebra
Perguntas Unidade II – Grupo 08C QUE SIGNIFICA VALOR AGREGADO AO CLIENTE? Significa o valor presente do que ele estaria disposto a pagar pelos Produtos/serviços.
Metodologia e Didáctica
OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO DA AULA DE INFORMATICA
Software de Apoio ao Ensino
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Disciplina:Introdução á Informática Alunas: Fernanda Christina Jocélia Rangel.
Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu. (John M. Richardson Jr.)
Peer Instruction UNISAL Lorena 6 de março de 2012.
7º ANO (6ª série) ENSINO FUNDAMENTAL II Professor: Graciano
As aulas não cobrem toda a matéria! Há que ler as folhas teóricas!
Matrizes clássicas e vectores em C++
Introdução à Programação
Aula 8 Polimorfismo.
Sobrecarga de nomes de rotinas Rotinas recursivas Invocação de rotinas
2002/2003 Programação Orientada para Objectos 1 Aula 5 Memória livre e instâncias dinâmicas Criação de instâncias dinâmicas Destruição de instâncias dinâmicas.
Fernando Bianchini Pessoa Joel Ferreira José Enes Mateus
Capítulo 14 Vocabulário.
Metro Ethernet Aluno: Igor do Valle Campbell
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Quando falamos em aprender...
Algumas atividades desenvolvidas no LEM no período
Alunos: Bruno Tourinho Tomas Jonathan Augusto da Silva.
Alunos: Bruno Tourinho Tomas Jonathan Augusto da Silva.
© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Execução de instruções Aula nº4.
Manipulação de informação
© Introdução à programação Ano lectivo 2006/2007.
Estruturas de Repetição
© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Linguagens de programação Introdução ao C (continuação)
Introdução a Linguagem de Programação C
Colégio Estadual Dom Bosco Professora:Elaine Alunos:Marcela Luzeni Série:II Período do Ensino Médio Turno:Vespertino Iporá: 2003.
Classes para Crianças na EBD
PESQUISA DIRECIONADA AO PÙBLICO DA CAMPANHA
ENSINO DINÂMICO PARA OS ADOLESCENTES Maria Felícia Morais
DIRETRIZES PARA O PLANO DE UNIDADES DE AÇÃO
Concurso Bíblico Ano Bíblico: Números 1 a 19
INTRODUÇÃO.
Professor: Pr. Kenneth Eagleton O ENSINO
Algoritmos – Exercícios no Visualg
Variáveis X Memória Automação Industrial Informática Básica Profa. Ms. Viviane Guimarães Ribeiro Prof. João Sanches Prof. Ms. Rodrigo de Maio Almeida.
XVIII COLÓQUIO DE USINAGEM
O Modelo Relacional. Introdução Este modelo é considerado o primeiro modelo de dados efetivamente usado em aplicações comerciais. Foi introduzido por.
A segunda em fumo de cigarro A terceira em esperma
INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO EM C THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 09 JOINVILLE 2013 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Algoritmos e Programação
Análise dimensional e semelhança
Vivência Profissional em Logística
CENSO 2006 – DA ESCOLA DJALMA OCTAVIANO
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
VETORES Roteiro da aula Referência ao Programa: Estrutura de Dados.  Variáveis Compostas homogenias Objetivo: apresentar VETOR.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Introdução à Programação Orientada a Objeto
Algoritmos – Exercícios
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE
Laboratório de Programação II Método main Dados e Métodos de Classes.
MATRÍCULA ANTECIPADA ENSINO MÉDIO SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA - Coordenadoria de Informação,
Desemprego A.E.C.D – Associação de Estudo de Ciências Demográficas Mariana Rodrigues & Catarina Paulino A.E.C.D – Associação de Estudo de Ciências Demográficas.
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
O uso do celular na escola
Vem ver como é divertido!
*NOME DO ALUNO *INSTITUIÇÃO DE ENSINO *LOCAL E DATA
O melhor “método” de ensino: amor e sensibilidade, garante sucesso ao menino, aprovação em qualquer idade. Ivone Boechat
Nome do Artigo Nome da disciplina Nome do Professor
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
Constantes, Variáveis e Memória
Transcrição da apresentação:

© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I 1 Estruturas de dados homogéneas Três classes de pessoas são infelizes: as que não sabem e não perguntam, as que sabem e não ensinam, as que ensinam e não fazem. V.Beda

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Dados de um aluno 1 byte inteiro idade <-24 caracter sexo <- m real peso < real altura < inteiro nota1 <- 10 inteiro nota2 <- 5 inteiro nota3 <- 15 inteiro nota4 <- 17 inteiro nota5 <- 16 inteiro nota6 <- 3 inteiro nota7 <- 14 inteiro idade <-24 caracter sexo <- m real peso < real altura < inteiro nota1 <- 10 inteiro nota2 <- 5 inteiro nota3 <- 15 inteiro nota4 <- 17 inteiro nota5 <- 16 inteiro nota6 <- 3 inteiro nota7 <- 14 Calcular Media das notas Nota máxima Numero de negativas Calcular Media das notas Nota máxima Numero de negativas

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Calcular a média das notas Media media <- ( nota1 + nota2 + nota3 + nota4 + nota5 + nota6 + nota7 ) / 7.0; nota5 + nota6 + nota7 ) / 7.0; media <- ( nota1 + nota2 + nota3 + nota4 + nota5 + nota6 + nota7 ) / 7.0; nota5 + nota6 + nota7 ) / 7.0; Nota máxima inteiro nota_maxima <- nota1; inteiro nota_maxima <- nota1; se nota2 > nota_maxima então nota_maxima = nota2; nota_maxima = nota2;Fimse se nota3 > nota_maxima então se nota3 > nota_maxima então nota_maxima = nota3; nota_maxima = nota3;Fimse se nota4 > nota_maxima então nota_maxima = nota4; nota_maxima = nota4;Fimse se nota5 > nota_maxima então se nota5 > nota_maxima então nota_maxima = nota5; nota_maxima = nota5;Fimse se nota6 > nota_maxima então se nota6 > nota_maxima então nota_maxima = nota6; nota_maxima = nota6;Fimse se nota7 > nota_maxima então se nota7 > nota_maxima então nota_maxima = nota7; nota_maxima = nota7;Fimse inteiro nota_maxima <- nota1; inteiro nota_maxima <- nota1; se nota2 > nota_maxima então nota_maxima = nota2; nota_maxima = nota2;Fimse se nota3 > nota_maxima então se nota3 > nota_maxima então nota_maxima = nota3; nota_maxima = nota3;Fimse se nota4 > nota_maxima então nota_maxima = nota4; nota_maxima = nota4;Fimse se nota5 > nota_maxima então se nota5 > nota_maxima então nota_maxima = nota5; nota_maxima = nota5;Fimse se nota6 > nota_maxima então se nota6 > nota_maxima então nota_maxima = nota6; nota_maxima = nota6;Fimse se nota7 > nota_maxima então se nota7 > nota_maxima então nota_maxima = nota7; nota_maxima = nota7;Fimse E se fossem 50 notas

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Estruturas homogéneas de dados (arrays) Usam-se arrays para representar variáveis que são Elementos do mesmo tipo Relacionados entre si Sobre os quais pretendemos fazer operações semelhantes Que pretendemos representar por um nome comum Cada componente de um array é uma variável individual Possui um nome (derivado do nome do array) Possui um tipo (o do tipo base do array) Possui um valor (manipulado como qualquer variável) Os arrays podem ser: Unidimensionais (chamados de vectores) Multidimensionais (chamados de matrizes)

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Vectores Declaração tipo nome_variável [numero de elementos] inteiro nota[7] Acesso Indexado pelo operador [ ] nota[2] Index <- 2 Nota [ index ] Leitura e escrita Uma variável de cada vez

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Ler Vector inicio inteiro nota [ 7 ] inteiro nota [ 7 ] inteiro index <- 0 inteiro index <- 0 enquanto index <= 6 faz enquanto index <= 6 faz ler nota [ index ] ler nota [ index ] index <- index + 1 index <- index + 1 fimenquanto fimenquantofiminicio inteiro nota [ 7 ] inteiro nota [ 7 ] inteiro index <- 0 inteiro index <- 0 enquanto index <= 6 faz enquanto index <= 6 faz ler nota [ index ] ler nota [ index ] index <- index + 1 index <- index + 1 fimenquanto fimenquantofim Ler um vector Ler Vector inicio inteiro nota [ 7 ] inteiro nota [ 7 ] inteiro index inteiro index para index de 0 ate 6 para index de 0 ate 6 ler nota[index] ler nota[index] proximo proximofiminicio inteiro nota [ 7 ] inteiro nota [ 7 ] inteiro index inteiro index para index de 0 ate 6 para index de 0 ate 6 ler nota[index] ler nota[index] proximo proximofim

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Inicializar um vector Construa um programa que Inicialize o vector com notas aleatórias inicializar para index de 0 ate 6 para index de 0 ate 6 nota[index] <- aleatorio() * nota[index] <- aleatorio() * proximo proximo para index de 0 ate 6 para index de 0 ate 6 nota[index] <- aleatorio() * nota[index] <- aleatorio() * proximo proximo

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © escrever um vector escrever para index de 0 ate 6 para index de 0 ate 6 escrever \nnota[,index, ] =,nota[index] escrever \nnota[,index, ] =,nota[index] proximo proximo para index de 0 ate 6 para index de 0 ate 6 escrever \nnota[,index, ] =,nota[index] escrever \nnota[,index, ] =,nota[index] proximo proximo

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Máximo de um vector Calcular o máximo inteiro notamaxima <- nota [ 0 ] inteiro notamaxima <- nota [ 0 ] para index de 1 ate 6 para index de 1 ate 6 se nota [ index ] > notamaxima entao se nota [ index ] > notamaxima entao notamaxima <- nota [ index ] notamaxima <- nota [ index ] fimse fimse proximo proximo escrever "\nnota máxima :", notaMaxima escrever "\nnota máxima :", notaMaxima inteiro notamaxima <- nota [ 0 ] inteiro notamaxima <- nota [ 0 ] para index de 1 ate 6 para index de 1 ate 6 se nota [ index ] > notamaxima entao se nota [ index ] > notamaxima entao notamaxima <- nota [ index ] notamaxima <- nota [ index ] fimse fimse proximo proximo escrever "\nnota máxima :", notaMaxima escrever "\nnota máxima :", notaMaxima

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Média de um vector Calcular a média real soma <- 0 real soma <- 0 para index de 0 ate 6 para index de 0 ate 6 soma <- soma + nota [ index ] soma <- soma + nota [ index ] proximo proximo escrever "\nmédia :", soma / 7.0 escrever "\nmédia :", soma / 7.0 real soma <- 0 real soma <- 0 para index de 0 ate 6 para index de 0 ate 6 soma <- soma + nota [ index ] soma <- soma + nota [ index ] proximo proximo escrever "\nmédia :", soma / 7.0 escrever "\nmédia :", soma / 7.0

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Exercício Pretende-se uma aplicação que avalie a regularidade de vendas dos trabalhadores de uma empresa. Escreva um programa que realize a leitura as comissões pagas a um trabalhador durante um ano, calcule a média de comissões pagas e o seus desvio padrão.

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Desvio padrão

© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I 13 Matrizes Várias dimensões

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Matrizes (vectores multidimensionais) Não existe limite para o número de dimensões de um vector Sintaxe tipo nome_variavel[dim_1][dim_2]…[dim_n] Exemplos inteiro notas[20][3] caracter galo[3][3]

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Jogo do Galo Construa uma aplicação que permita jogar o jogo do galo Declarar o Jogo Caracter galo[3][3] Inicializar o jogo Apresentar o jogo Jogar Mudar de marca Pedir a linha Pedir a coluna

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Inicializar o jogo

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Apresentar o Jogo

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Jogar

© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I 19 Pesquisa e Ordenação

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Pesquisa sequencial

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Pesquisa sequencial pesquisar ler num ler num logico encontrei <- falso logico encontrei <- falso index <- 0 index <- 0 enquanto index < 8 e encontrei = falso faz enquanto index < 8 e encontrei = falso faz se vetor [ index ] = num entao se vetor [ index ] = num entao encontrei <- verdadeiro encontrei <- verdadeiro fimse fimse index <- index + 1 index <- index + 1 fimenquanto fimenquanto se encontrei entao se encontrei entao escrever "encontrei" escrever "encontrei" senao senao escrever " não encontrei" escrever " não encontrei" fimse fimse ler num ler num logico encontrei <- falso logico encontrei <- falso index <- 0 index <- 0 enquanto index < 8 e encontrei = falso faz enquanto index < 8 e encontrei = falso faz se vetor [ index ] = num entao se vetor [ index ] = num entao encontrei <- verdadeiro encontrei <- verdadeiro fimse fimse index <- index + 1 index <- index + 1 fimenquanto fimenquanto se encontrei entao se encontrei entao escrever "encontrei" escrever "encontrei" senao senao escrever " não encontrei" escrever " não encontrei" fimse fimse

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Troca de valores dentro de arrays Construir um programa que troque os valores das duas primeiras posição de um vector

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Troca de valores dentro de arrays Construir um programa que ordene os valores das duas primeiras posição de um vector

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Troca de valores dentro de arrays

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Troca de valores dentro de arrays

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Bubble Sort

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Bubble Sort para j de 0 ate 9 para i de 0 ate 8 para i de 0 ate 8 se vetor [ i ] > vetor [ i + 1 ] entao se vetor [ i ] > vetor [ i + 1 ] entao aux <- vetor [ i ] aux <- vetor [ i ] vetor [ i ] <- vetor [ i + 1 ] vetor [ i ] <- vetor [ i + 1 ] vetor [ i + 1 ] <- aux vetor [ i + 1 ] <- aux fimse fimse proximo proximoproximo para j de 0 ate 9 para i de 0 ate 8 para i de 0 ate 8 se vetor [ i ] > vetor [ i + 1 ] entao se vetor [ i ] > vetor [ i + 1 ] entao aux <- vetor [ i ] aux <- vetor [ i ] vetor [ i ] <- vetor [ i + 1 ] vetor [ i ] <- vetor [ i + 1 ] vetor [ i + 1 ] <- aux vetor [ i + 1 ] <- aux fimse fimse proximo proximoproximo

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Resumo Arrays são conjunto de dados todos do mesmo tipo que são acedidos através da indexação do mesmo nome É possível definir arrays de qualquer tipo de dados Os elementos dos arrays comportam-se como variáveis simples Os arrays têm uma ou mais dimensões Os indexes começam em ZERO O processamento de todos os elementos do Array envolve ciclos através da iteração dos indices A instrução LER le apenas uma variável Os arrays representam muitas variáveis Não é possível ler o array de uma só vez A instrução Escrever escreve uma variável ou expressão Os arrays representam muitas variáveis Não é possível escrever o array de uma só vez

Introdução à programaçãoComputadores e programação I © Dúvidas