Características Quantitativas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Herança Multifatorial
Advertisements

UBA VII – Genética Molecular
Genes nas Populações II
GENÉTICA DE POPULAÇÕES
Observe as imagens
Biologia Professor Thomaz Nagel
VOCABULÁRIO GENÉTICO.
Zoot 1012 MELHORAMENTO ANIMAL I ZOOTECNIA
Zoot 1012 MELHORAMENTO ANIMAL I ZOOTECNIA
PENETRÂNCIA x EXPRESSIVIDADE
PENETRÂNCIA E EXPRESSIVIDADE
Prof. Dr. Breno de Faria e Vasconcellos
Genética quantitativa
GENÉTICA DE POPULAÇÕES: Freqüência Gênica e
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Aula 1 - Genética mendeliana:
Primeira e Segunda Leis de Mendel
Heranças Autossômica e Ligada ao Sexo
Métodos Quantitativos
O que você deve saber sobre
INTRODUÇÃO À GENÉTICA DE POPULAÇÕES
Distribuição F Considere duas populações com distribuição de Gauss com médias 1, 2 e variâncias 12 e 22 . Retire uma amostra aleatória de tamanho.
O emprego da Variância e Parâmetros Genéticos
Equilíbrio de hardy-weinberg
FLUXO GÊNICO E MUTAÇÃO.
Exploração genética: Drosófilas, cromossomos, DNA e cia.
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Genética Terminologia Genética pág a 606
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Genética – Conceitos Básicos
Casos especiais da expressão da herança monogênicas
GENÉTICA DE POPULAÇÕES PROPRIEDADES GENÉTICAS DA POPULAÇÃO
UBA VII – Genética Molecular Genética Molecular e Humana
Professor Antônio Ruas
Predição de Valor Genético Aditivo
Uso de informação parentes
Características de interesse dos animais domésticos
EQUILÍBRIO DE HARDY-WEIMBERG
SELEÇÃO.
GENÉTICA DE POPULAÇÕES.
Parentesco e consangüinidade
Outros mecanismos de herança
Atividades de Revisão.
CORRELAÇÃO ENTRE OS CARACTERES  O valor econômico de um animal é influenciado por várias características  Mudanças correlacionadas  A magnitude e a.
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Introdução à Estatística
Genética.
Genética Quantitativa
Literatura  Genética na agropecuária
VOCABULÁRIO GENÉTICO.
Avaliação genética.
Extensão Mendeliana Prof. Adair Carvalho.
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
Interação entre alelos
Melhoramento Genético
GENÉTICA QUANTITATIVA
1- HEREDITARIEDADE DE UM GENE
Zoot 1004 MELHORAMENTO ANIMAL
Zot UNIDADE I 1.1- MELHORAMENTO DE BOVINOS DE CORTE Procedimentos A partir das estimativas de parâmetros genéticos e das avaliações genéticas.
ZOT1004 MELHORAMENTO ANIMAL
ZOT1004 MELHORAMENTO ANIMAL
Aula 6. Delineamento amostral
Herança Quantitativa (multifatorial, poligênica ou cumulativa)
Genética: 1ª Lei de Mendel
 É a ciência que estuda como os alelos estão distribuídos em populações de organismos e de uma geração para outra. Atribui-se a presença de mutações.
MONOGÊNICAS POLIGÊNICAS MULTIFATORIAL
DOMINÂNCIA INCOMPLETA Considere: V – alelo responsável pela corola vermelha B – alelo responsável pela corola branca Indique os genótipos dos hibrídos.
MENDEL - O PAI DA GENÉTICA
MONOGÊNICAS POLIGÊNICAS MULTIFATORIAL
Transcrição da apresentação:

Características Quantitativas As características quantitativas apresentam, em sua maioria, distribuição Normal

QUALITATIVA X QUANTITATIVA

Qualitativas: Estão sob controle de um ou poucos genes, sofrendo pouco ou nenhuma modificação ambiental que possa encobrir o efeito do gene. Exemplo: características mendelianas.

Quantitativas: São relacionadas com a variabilidade de muitas características, formando um espectrum de fenótipos. Exemplo: Peso à desmama, idade ao primeiro parto, produção de leite, etc.

As Diferenças básicas entre características qualitativas e quantitativas englobam o número de genes envolvidos na variabilidade fenotípica e em que grau o fenótipo pode ser modificado por fatores ambientas

Modelo Poligênico As características quantitativas são controladas por genes localizados em muitos loci:

Considere uma característica controlada por um locus com 2 alelos X e Y Alelo X tem valor -1 e alelo Y valor 1 As classes genotípicas e os valores genotípicos são:

Considere uma característica controlada por dois loci com 2 alelos Alelos A1 e B1 tem valor -1 e alelo A2 e B2 valor 1 As classes genotípicas e os valores genotípicos são:

A característica está começando a aparecer quantitativa

Quando temos dois alelos e apenas um gene, há três genótipos possíveis Quando temos dois alelos e apenas um gene, há três genótipos possíveis. Quanto mais genes envolvidos, mais a característica parecerá contínua: há 3n genótipos possíveis para n genes

número de genes número de genótipos 1 3 2 9 ... 5 243 10 59.049

Relaciona-se ao conhecimento das contribuições relativas que os genes fazem à variabilidade de uma característica considerada

Considere uma característica controlada por numerosos loci, cada um com múltiplos alelos O número de classes genotípicas seria grande e a distribuição dos valores genotípicos seria Normal

Efeito de ambiente Um indivíduo pode desviar do seu verdadeiro valor genético devido ao efeito de ambiente

Efeito de ambiente inclui: Nutrição Clima Doenças Erros aleatórios de medição

O efeito do ambiente sobre características quantitativas é normalmente distribuído

Fenótipos O fenótipo constitui a soma dos efeitos genéticos (herdados ) e dos efeitos de ambiente (recebidos) FENÓTIPO = GENÓTIPO + MEIO F = G + M

Considere um rebanho de ovinos e a característica GFW, onde o fenótipo é expresso como o desvio em relação à média do grupo ( = 2,2 kg). Os fenótipos individuais são resultantes das somas dos desvios dos efeitos genéticos e de ambiente

Muitos loci, valor genético G Variação Fenotípica Muitos loci, valor genético G Desvio de ambiente E Fenótipo, F= G + E VF = VG + VE

Quanto é herdado? Quanto é adquirido? Quanto do peso é herdado? Quanto da inteligência é herdada? A resposta a essas perguntas é denominada de herdabilidade

Herdabilidade É a proporção da variação fenotípica que é devida aos efeitos genéticos. Quanto maior a herdabilidade, maior a porção da variação fenotípica que pode ser atribuída aos efeitos genéticos (variação genética)

O que são efeitos genéticos aditivos? Os efeitos genéticos incluem: Efeitos genéticos aditivos (A) Se uma cópia de uma alelo vale + 1, duas cópias valem +2 b) Efeitos genéticos não aditivos (NA ou D) Interações entre os alelos dentro do locus. Ex: dominância.

Apenas os efeitos aditivos são transmitidos à progênie, pois cada um dos pais contribui apenas com um alelo de cada locus

Herdabilidade (h2) VA = variância genética aditiva

Herdabilidade (h2) h2 varia de 0 a 1

Herdabilidade na prática Considere a característica GFW em ovinos onde a VF = 0,03 kg2 Se h2=0,1, então 10% da variação fenotípica é devida a variação genética aditiva. Se h2=0,5, então 50% da variação fenotípica é devida a variação genética aditiva.

Exemplos de herdabilidade Espécie Característica Herdabilidade Gado de corte Peso à desmama 0,30 Poedeiras Produção de ovos 0,25 Suínos Tamanho da leitegada 0,10 Gado de leite Produção de leite

Algumas coisas interessantes sobre a herdabilidade A herdabilidade para característica de produção é normalmente menor que 0,5. A herdabilidade pode diferir quando os animais estão em ambientes diferentes.

Algumas coisas interessantes sobre a herdabilidade A herdabilidade pode variar com o tempo (alteração da variância genética devido à seleção)

Onde a herdabilidade é usada? Determinar o valor genético dos animais (Quanto da superioridade é devia aos efeitos genéticos aditivos)

Onde a herdabilidade é usada? Predizer a resposta à seleção (Quanto da superioridade da população selecionada será transmitida à geração seguinte)