ANÁLISE DE MERCADO AULA 13

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comercialização de Produtos Agroindustriais
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
Sumário, aula 11 Elasticidade cruzada
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
Elasticidades Conceito É a alteração percentual em uma variável, dada
Elasticidade e Suas Aplicações
ELASTICIDADES (CONTINUAÇÃO) E ESTRUTURAS DE MERCADO. AULA 6
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Fundamentos de Economia
Elasticidade e Suas Aplicações
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Capítulo 3: Elasticidades
Análise da Oferta de Mercado
TEORIA ECONOMICA I.
O Modelo da Procura e Oferta
Técnicas de Tomada de Decisão
REGIMES DE MERCADO 1. CONCORRÊNCIA PURA
Análises de Demanda e Oferta
Elasticidades 1.
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
A Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Teoria Econômica AULA 4 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia Aula 6 MSc. Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
Microeconomia – aula 8 Microeconomia para Administração
DEMANDA.
Economia e Mercado 4ª AULA.
Mercados perfeitamente concorrenciais Prof. Jorge Mendes de Sousa
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
Desafios gerenciais Aula 4.
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
Professor Fernando Castro Vieira Filho
Professor Fernando Castro Vieira Filho Data:
Elasticidade e sua Aplicação
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Os Fundamentos da Oferta e da Demanda
Aula 3 Conjuntura Econômica e Estratégia Corporativa
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Teoria da Demanda e Oferta Parte I
Teoria da Demanda e Oferta Parte 2
Elasticidade Aula 7.
Assuntos preliminares
UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia DCSA – Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Curso:Ciências Econômicas Matéria: Teoria Microeconômica.
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Princípios de Microeconomia
A Demanda e seus Determinantes
ELASTICIDADE PREÇO DA PROCURA E OFERTA
Demanda. Nos primeiros dias de janeiro de todos os anos, os principais jornais apresentam matérias sobre as liquidações que algumas grandes lojas de departamento.
Oferta e Demanda.
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
Prof. Jorge Sant' Anna Elasticidades
Prof. Jorge Sant' Anna Teoria da Oferta e do Equilíbrio
Capítulo III - Elasticidades Conceito Elasticidade-Preço da Demanda
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Prof. MSc. Elói Martins Senhoras Introdução à Economia Prof. MSc. Elói Martins Senhoras.
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL
ELABORAÇÃO DE PROJETOS 2º SEMESTRE DE AULA 04: II. DEMANDA  II.2) ESTRUTURA DE MERCADO  influencia formação de preço e demanda  Monopólio (1.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DE MERCADO AULA 13 É a parte do projeto na qual se determina o grau de necessidade que a sociedade apresenta em relação ao bem ou serviço cuja produção se deve estudar. Objetivo: realizar um levantamento de informações e estudos sobre o comportamento do setor a que se pretende investir ou implantar um projeto, particularmente sobre os seguintes aspectos: Através do confronte entre a demanda e a oferta, a provável escassez de demanda futura. Este resultado fornecerá elementos importantes para que seja determinada a escala de produção do projeto . A região geográfica de abrangência, em que o produto poderá ser comercializado, sendo um dos aspectos determinantes para se estabelecer a localização do investimento. O preço de venda, os custos de comercialização e os estoques nos canais de comercialização, constituem-se elementos para projeções relacionadas ao empreendimento. Estimar em que quantidade, a que preço e quem adquirirá o produto ou serviço proporcionado pelo empreendimento (unidade de produção) em estudo e que se quer implantar.

DEMANDA Lei da Demanda: No mercado, a quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar, em dado intervalo de tempo, tende a variar inversamente com o preço do bem, quando todas as demais condições permanecem constantes. Demanda Efetiva (D): Quantidade de um bem que os consumidores podem desejam e podem comprar a um determinado Preço.

Expressão Numérica da Demanda FUNÇÃO DA DEMANDA Expressão Numérica da Demanda Exemplo: procura por Automóveis hipotética: Q= -2.000 P+1.200 R+0,02 (POP)+200.000 C+0,04 (PU) Q: Quantidade demandada de Automóveis P: Preço médio do Automóvel R: Renda disponível per Capita POP: População C: Índice de disponibilidade de Crédito PU: Despesa com Publicidade A cada aumento de $1,00 no preço (P), a quantidade demandada cai em 2.000 automóveis. Para cada aumento de $1,00 na Renda (R), a quantidade demandada aumenta 1.200 Automóveis. Para cada 100 pessoas na população (POP), a quantidade demandada aumenta 2 automóveis. Para cada uma unidade de índice de crédito (C) a quantidade demandada aumenta 200.000 Automóveis. Para cada aumento de $ 100,00 nos dispêndios com Publicidade (PU), tem-se que a Quantidade demandada aumenta em 4 automóveis.

OFERTA ANÁLISE DA OFERTA Oferta (S): A quantidade que determinada empresa está disposta a colocar no mercado, é reflexo dos custos praticados por esta empresa. O custo unitário de produção do bem diminui à medida que aumenta a quantidade ofertada. As empresas estão dispostas a aumentar a quantidade ofertada se lhes for oferecido um preço capaz de cobrir o custo de produzir uma unidade adicional. ANÁLISE DA OFERTA MERCADO DE INSUMOS NÍVEL E ORIGEM REGIME DO MERCADO INTERNO COMPETIÇÃO Concorrência Pura (Perfeita) Concorrência Imperfeita e Concorrência Monopolística Monopólio Oligopólio

EQULÍBRIO NO MERCADO Ocorre quando o preço (P) é tal que a quantidade ofertada e a quantidade demandada (Q) se igualam. Se o preço for maior do que p, os produtores ofertam mais do que os consumidores procuram a esse preço, tendendo a haver um excedente. Face ao excesso de produção, as empresas menos e reduzem o preço para se desfazer dos estoques. Essa situação persistirá até que os preço atinja p, e haja equilíbrio entre a oferta e a demanda.

AULA 14 ELASTICIDADE Conceito: Corresponde à variação relativa (percentual) da quantidade procurada (ofertada) por cada variação unitária na variável determinante considerada (preço). Expressa a sensibilidade da demanda (ou da oferta) em relação às variáveis independentes. Ep = % de variação na quantidade % de variação no preço

CÁLCULO DA ELASTICIDADE A elasticidade-preço de A para B será igual a: A diminuição de 1% no preço trará um aumento de 3% na quantidade demandada, se todas as outras condições mantiverem-se constantes. A elasticidade-preço de B para A será igual a:

ELASTICIDADE No exemplo anterior, embora a interpretação continue a mesma, o valor da elasticidade-preço muda sensivelmente. Isto ocorre devido ao cálculo da elasticidade ser realizado ao longo de um arco da curva de demanda. Para contornar o problema, pode-se trabalhar com a média aritmética de preços e quantidades. Assim, o valor obtido no cálculo da elasticidade de A para B, permanece o mesmo quando o cálculo é feito de B para A Elasticidade Cruzada: É a relação entre a variação na quantidade demandada de um bem, causada pela variação no preço de outro bem. E 1,2= Q1/Q1 P1/P1 Se E 1,2>0 : substitutos - o aumento do preço do outro reduz o seu consumo e aumenta a demanda do primeiro Se E 1,2<0 : complementares - o aumento do preço do outro reduz a demanda pelo outro bem e daquele em consideração

FAIXAS DE VARIAÇÃO DA ELASTICIDADE Sendo |Ep| o valor absoluto da elasticidade-preço, tem-se: Se, |Ep| > 1,0 : Curva de Demanda ”elástica”, em que as quantidades variam mais do que às variações de preço. Se, |Ep| < 1,0 : Curva de Demanda “inelástica”, em que as variações nas quantidades variam menos do que as variações de preço. Se, |Ep| = 1,0 : Curva de elasticidade “unitária”. As variações nas quantidades são iguais às variações no preço.

ANÁLISE HISTÓRICA DO CONSUMO AULA 15 ANÁLISE HISTÓRICA DO CONSUMO Definição da área geográfica Histórico da formação da oferta Evolução da Produção Amplitude da séries de dados Ciclo de Vida do Produto CONSUMO EFETIVO (Ce) Ce= P + M - X + E P: Produção M: Importação X: Exportação E: estoque Inicial - Estoque Final CONSUMO APARENTE (Ca) Ca= P + M - X

ANÁLISE DO MERCADO COLETA DE OUTROS DADOS ABRANGÊNCIA Mercado Global Mercado Setorial CARÁTER Projetos de Implantação Projetos de Expansão NÍVEL DE SATISFAÇÃO Procura Insatisfeita Procura Satisfeita COLETA DE OUTROS DADOS População Renda Grau de Urbanização

CLASSIFICAÇÃO DAS PROJEÇÕES Quanto ao Prazo Curto: um mês a um ano Previsão de Vendas Médio: Um a dois anos Decisão de Longo: mais de dois anos Investimento Quanto ao Nível de Agregação Projeção Macroeconômica: econometria ou não Desagregação Setorial: obtém-se valores projetados de consumo para cada setor Quanto ao Critério de Projeção Qualitativos: Delphi, Analogia Histórica, Painel de Especialistas, Elaboração de Cenários etc. Quantitativos: Análises de Séries temporais, Análise de regressão, modelos econométricos, matrizes de entrada-saída