Brasil Colonial A terra foi arrendada por um período de três anos para exploração do pau-brasil. Os arrendatários, em troca, comprometiam-se a construir.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Advertisements

Economia e Sociedade Açucareira
Brasil Colônia Capitanias Hereditárias Governo Geral
Sociedade do açúcar Unidade 8 Temas 3 a 6 A vida nos engenhos,
Sociedade do açúcar A lavoura canavieira. O reinado do açúcar.
A Economia Açucareira.
Colonização do Império português
ARTE COLONIAL Preocupado com que outros povos ocupassem terras brasileiras, o rei de Portugal enviou, em 1530, uma expedição comandada por Martim Afonso.
O Período Pré-colonial
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO.
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Geografia – Profº Renan
Professor Bruno Barreira
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
A Economia no Brasil Colonial
Estrutura político-administrativa da Colônia
Brasil pré-colonial e estrutura político-administrativa da Colônia
A COLONIZAÇÃO DO BRASIL
BRASIL COLONIAL ciclo econômico do Pau- Brasil e
A Economia Açucareira.
AULA 2 os primeiros anos.
Seminário 1 Os novos donos do Brasil Fernanda Prado Giovanna Favaro Khaled Taha.
O GOVERNO GERAL: a busca pela descentralização administrativa
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
Período Pré - Colonial (1500 a 1530)
Aula 3 – Ínicio da colonização e a economia açucareira.
PERÍODO PRÉ-COLONIAL 1500 A 1530
Sociedade patriarcal 1)Escreva explicando sobre Nomes: David, Gilmara
Exploração do pau-brasil e escambo
Brasil Colonial.
Como o Brasil e a África enriqueciam Portugal?
Extração de pau-brasil e o escambo
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
Economia Colonial Aspectos Gerais
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Brasil Colonial O pau-brasil em nossas raízes, montada O pau-brasil marca um ponto de partida na história de nosso país: sua exploração deflagra o primeiro.
A conquista da América Portuguesa
A Riqueza e a miséria do açúcar
Organização Econômica do Brasil Colonial Grupo 7 – Capítulo 11
OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DO ESTADO DO PARANÁ
TRATADO DE TORDESILHAS (1494)
BRASIL COLÔNIA: A QUESTÃO DA DIVISÃO DE TERRAS
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
ECONOMIA AÇUCAREIRA.
Cap. 2 - A conquista e a exploração da América Portuguesa
Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17 Avaliação Mensal Datas: 7º A/B/C/D
Revisão História – 7º Ano
Vamos descobrir tudo o que aconteceu no Brasil na época de exploração?
O açúcar e a América portuguesa
Educação Ambiental Estado do Meio Ambiente I e II
O Período pré-colonial
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
BRASIL COLONIA II PROF: ADRIANO CAJU.
Capítulo 25 ECONOMIA COLONIAL: O AÇÚCAR Professora Arluce D. Bezerra.
Etapa 2 – A devastação da Mata Atlântica
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
BRASIL COLONIA I PROF: ADRIANO CAJU.
Brasil Pré-colonial Mão-de-obra: indígena. Escambo Produto: Pau-brasil
Trabalho, poder e riqueza nas colônias americanas
NAVEGADOR, PROVAVELMETE NASCEU EM GENOVA VIAJOU A SERVIÇO DA ESPANHA NAVEGADOR FLORENTINO REALIZOU VARIAS VIAGENS A SERVIÇO DE DIFERENTES GOVERNOS EUROPEUS.
Como colonizar? Tratado de Tordesilhas e Divisão em Capitanias Hereditárias.
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
Restauração da Independência
Transcrição da apresentação:

Brasil Colonial A terra foi arrendada por um período de três anos para exploração do pau-brasil. Os arrendatários, em troca, comprometiam-se a construir feitorias e pagar, à Coroa, parte do lucro obtido. O arrendamento foi renovado mais duas vezes, em 1505 e em 1513. Como conseqüência do contrato e da expedição de 1502, o rei Dom Manuel doou, em 1504, a Fernão de Noronha, a primeira capitania hereditária no litoral brasileiro: a ilha de São João da Quaresma, atual Fernando de Noronha.

Sociedade patriarcal nome/

As feitorias instaladas serviam como depósitos do pau-brasil até que as embarcações portuguesas aqui chegassem. Os índios cortavam a madeira e recebiam, por este trabalho, objetos de pouco valor como facas, pentes e espelhos. Esse tipo de relação, baseada na troca de produtos, chama-se escambo. Nessa época, as pessoas que exploravam o comércio do pau-brasil eram denominadas brasileiros.

Pau Brasil e Escamba Maranhão (2º lote) Fernando Álvares de Andrade Maranhão (2º lote) Fernando Álvares de Andrade Maranhão (1º lote)Aires da Cunha que se associou a João de Barros.Maranhão (2º lote)Fernando Álvares de AndradeCearáAntônio Cardoso de BarrosRio Grande do NorteJoão de Barros, sócio de Aires da CunhaItamaracáPero Lopes de SousaPernambuco ou Nova LusitâniaDuarte CoelhoBahia de Todos os SantosFrancisco Pereira CoutinhoIlhéusJorge de Figueiredo CorreiaPorto SeguroPero do Campo Tourinho

Capitanias Hereditárias Espírito SantoVasco Fernandes CoutinhoSão ToméPero de GóisSão Vicente (dividida em dois lotes: São Vicente e Rio de Janeiro)Martim Afonso de SousaSanto AmaroPero Lopes de SousaSantanaPero Lopes de Sousa

Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral. Resgatou dos herdeiros de Francisco Pereira Coutinho a capitania da Bahia de Todos os Santos, transformando-a na primeira capitania real ou da Coroa, sede do Governo Geral. Esta medida não implicou a extinção das capitanias hereditárias e até mesmo outras foram implantadas, como a de Itaparica, em 1556, e a do Recôncavo Baiano, em 1566. No século XVII continuaram a ser criadas capitanias hereditárias para estimular a ocupação do Estado do Maranhão.

Esta medida não implicou a extinção das capitanias hereditárias e até mesmo outras foram implantadas, como a de Itaparica, em 1556, e a do Recôncavo Baiano, em 1566. No século XVII continuaram a ser criadas capitanias hereditárias para estimular a ocupação do Estado do

O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes setores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.

No engenho havia várias construções: a casa-grande, moradia do senhor e de sua família; a senzala, habitação dos escravos; a capela; e a casa do engenho. Esta abrigava todas as instalações destinadas ao preparo do açúcar: a moenda - onde se moía a cana para a extração do caldo (a garapa); as fornalhas - onde o caldo de cana era fervido e purificado em tachos de cobre; a casa de purgar - onde o açúcar era branqueado, separando-se o açúcar mascavo (escuro) do açúcar de melhor qualidade e depois posto para secar..

Quando toda essa operação terminava, o produto era pesado e separado conforme a qualidade, e colocado em caixas de até 50 arrobas. Só então era exportado para a Europa. Muitos engenhos possuíam também destilarias para produzir a aguardente (cachaça), utilizada como escambo no tráfico de negros da África.

O senhor de engenho Era dono e senhor de todas as pessoas que vivian sobre seus tetos e sobre suas terras, despunha da vida de todos da mesma forma como fazia com seus bens materiais.

A relacao de compadrio Todo esse conjunto social vivia em uma total dependencia do senhor de engenho. Essa dependencia era acentuada pelas relacoes de compadrio, ou seja, por uma extensa rede de parentescos por afinidade, criada por causa dos muitos favores que os senhores de engenho prestavam aos moradores da regiao.

Explique o que foi e como era Quilombo de Palmares Quilombo de Palmares, que ficava no atual estado de Alagoas. Palmares abrigou milhares de escravos e chegou a atingir uma extencao de mais de 25 mil quilometros quadrados.

Por que e quando Palmares entrou em decadencia Palmares comecou a conhecer a sua decadencia em virtude da forte oposicao implementada pelos senhores de engenho e pela coroa portuguesa, sendo destruido no final do seculo XVII.

O QUE FOI O EPISODIO CHAMADA Uniao Iberica D. Sebastiao rei de Portugal morreu na batalha de Alcacer-Quibir, era solteiro nao tinha filhos nem irmaos, seu tio D. Henrique assumiu o trono, dois anos mais tarde ele morreu sem deixar herdeiros. Filipe II, rei da espanha, primo do falecido D. Sebastiao apoderou-se do trono portugues.