O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dengue.
Advertisements

Atividade Integradora III Profª.Lícia Maria Oliveira Pinho
DENGUE.
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
VIROSES Prof Edilson Soares
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites.
Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
Dengue.
Todos Contra a Dengue IDENTIFICAÇÃO : E.M.E.F “E.R.S”
Vírus: Os únicos seres acelulares
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
Dengue Dengue.
Gripe Influenza A H1N1.
DENGUE Prof Edilson Soares
CAMPANHA. FIQUE ATENTO A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus da família Flaviviridae de evolução benigna, na maioria dos casos. Existem.
ÁGUA PARADA É DENGUE NA CERTA!
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Cartilha de Dengue.
Dengue Como prevenir ?.
Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013
Terapias Homeomédica Ao estabelecermos este dialogo interactivo estamos a propor uma parte da nossa capacidade de tratamentos. Por essa mesma razão entende-se.
Saúde: Utilidade Pública
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO
DENGUE
Laércio de Sousa Saraiva Luis Mesquita de Sousa Filho
Desde 2003, o engenheiro agrônomo Reinado José Rodella coordenou, em Piracicaba, uma série de pesquisas usando o vinagre diluído na água contaminada.
Meio Ambiente e Recursos Naturais Água na Saúde e na Doença
DENGUE.
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
Prof. Vasco Acesse: vascobio.blogspot.com.br
Brasil unido x dengue.
Unidos Contra a Dengue! Turmas: 81 e 82 Disciplinas: Português
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
DDS sobre Leptospirose
Doenças de pele.
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
Juntos podemos impedir a dengue! Evite água parada.
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
Água e Saúde.
Dengue.
DENGUE Carolina Romero.
Dengue.
O que é Dengue? Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Gripe Suína Influenza A (H1N1)..
Saneamento básico SABEMOS QUE A ÁGUA É UM BEM MUITO VALIOSO PARA A EXISTÊNCIA E A MANUTENÇÃO DA VIDA. MAS, A FALTA DE CUIDADO, TRATAMENTO E MANUTENÇÃO.
Higiene e Prevenção de Doenças
Febre Amarela Caio Capelasso Danilo Costa Penélope Aquino Neto Ricardo Henry Samuel Holder Vanessa Monte.
DENGUE A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Doença infecciosa aguda causado por um vírus Há quatro sorotipos do vírus DenV.
Francisco Franciane Levino Magno natália Rafael Pereira
Arboviroses Dengue, Chikungunya e Zika
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
A DENGUE CAUSA FEBRE MUITO ALTA, MANCHAS NO CORPO E DOR NOS OSSOS. NÃO PODEMOS DEIXAR ÁGUA NAS GARRAFAS.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
Dengue, zika e chikungunya
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Nº 285 Segunda-feira PREVENÇÃO Nº 94 Terça-feira PREVENÇÃO Nº 95 Quarta-feira PREVENÇÃO Treinamento Diário Produção e Segurança (semana 23/11 a 28/11/15)
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
Transcrição da apresentação:

O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito Aedes Aegypti infectado. Agente Etiológico: é um arbovírus do gênero Flavivirus, Pertencente à família Flaviridae, sendo conhecidos 4 Sorotipos: Den1, Den2, Den3 e Den4.

Como Identificar o mosquito da Dengue? Não é fácil reconhecer um mosquito da dengue. A principal diferença para os demais pernilongos é a coloração escura e tórax com faixas brancas. E é menor que um pernilongo.

Sintomas: Em muitos casos seus sintomas são parecidos aos de uma gripe... Febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos, falta de apetite, fraqueza e algumas vezes podem Aparecer manchas avermelhadas no corpo. Na forma hemorrágica, sangramentos internos e/ou em mucosas. A pessoa que contrair a doença deve procurar o serviço de saúde, e nunca fazer o uso de medicamentos à base de ácido Acetil Salicílico, como Aspirina, AAS, Melhoral, entre outros, ingerir líquidos em abundância e ficar em repouso.

Quem já pegou dengue pode pegar novamente? Ou já está imune? Existem quatro tipo de vírus da dengue. As pessoas que já foram contaminadas pelo vírus tipo 1 não podem ser contaminadas novamente pelo mesmo tipo de vírus, apenas pelos outros – 2, 3, ou 4. Por isso cada vez que a pessoa é infectada, a doença pode se manifestar de forma mais grave.

Quando ocorre a dengue hemorrágica? Na maioria dos casos, ela atinge pessoas que já tiveram dengue uma vez e que são contaminadas novamente em um período de até três anos após o primeiro contágio. Mas pode ocorrer em qualquer um dos 4 sorotipos, assim pode ocorrer na primeira vez. Qual a gravidade desse tipo de dengue? A dengue hemorrágica pode matar. Pessoas com quadro de desnutrição, ou que têm alguma imunodeficiência, têm tendência a uma evolução da doença um pouco mais grave.

Foto de um braço de uma pessoa com dengue hemorrágica em um estágio avançado.

Quais são as formas de contato? Passa de pessoa para pessoa? O único meio de transmissão é através da picada do mosquito Aedes aegypti. A doença não é transmitida de pessoa para pessoa, mesmo no caso de contatos mais íntimos. Existe uma vacina contra a dengue? Ainda não. Por enquanto só existem estudos para conseguir uma vacina contra a dengue. Como não existem tratamentos específicos, o que nós temos que fazer é ficar de repouso.

Ciclo do Aedes aegypti

Larva Pupa

Como Evitar ? A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito, eliminando possíveis criadouros. Caixa D’água Mantenha sua caixa d’água sempre muito bem tampada. VOLTAR