Tendências da Metalurgia do Pó na Indústria Automotiva 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Tendências da Metalurgia do Pó na Indústria Automotiva Ricardo Takeo Kuwabara – Mitsubishi Motors MMCB 2009_08_27
Agenda Comparativo de mercados Comparativo de tendências 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Agenda Comparativo de mercados Comparativo de tendências Novas tecnologias em desenvolvimento Desafios futuros Conclusão
Comparativo de mercados 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Comparativo de mercados Peso médio de peças sinterizadas por veículo Sources: MPIF, EPMA, JPMA, Höganäs, Metaldyne
Veículo brasileiro típico 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Comparativo de mercados Peso de peças sinterizadas por veículo Veículo brasileiro típico ~4,5 kg Modelo japonês atual ~9 kg 4
transmissão automática 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Comparativo de mercados Exemplos de peças sinterizadas nos veículos atuais Brasil Polias Sincronizadoras Transmissão Manual Bombas de óleo e água Japão Componentes de transmissão automática Capas de mancal Componentes VVT 5
Comparativo de tendências 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Comparativo de tendências Peso potencial de componentes via Metalurgia do Pó em carros conceito Veículo híbrido ~13 kg Veículo elétrico ~15 kg 6
Veículo elétrico híbrido 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Comparativo de tendências Componentes potenciais via Metalurgia do Pó Veículo elétrico híbrido Biela sinterizada (Simples compactação) Válvulas Eletro-Magnéticas Transmissão CVT Veículo elétrico Motores de tração Sensor torque direção elétrica Sensor torque Brake-by-wire 7
Novas tecnologias Variable Cam Timing - (VCT) Vantagens 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Novas tecnologias Variable Cam Timing - (VCT) Vantagens Eficiência e força em ampla faixa de rotação Redução das emissões de poluentes Redução no consumo de combustível Polias dentadas Engrenagens redutoras
Novas tecnologias Variable Valve Timing and Lifting – (VVTL) Vantagens 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Novas tecnologias Variable Valve Timing and Lifting – (VVTL) Vantagens Melhor consumo de combustível Melhor vazão de ar para a câmara de combustão Melhor controle do tempo e abertura das válvulas Came e articulação Alavancas de acionamento
Novas tecnologias Continuously Variable Transmission – (CVT) Vantagens 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Novas tecnologias Continuously Variable Transmission – (CVT) Vantagens Otimização da curva de torque do motor Economia de combustível da ordem de 6% Sistema de lubrificação Polias
2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Novas tecnologias Assentos de válvula em aço rápido e válvulas metalizadas Vantagens Ideal para motores Flex Válvulas metalizadas para alta resistência ao desgaste Assentos de válvulas em aço rápido sinterizado Válvulas metalizadas
Desafios futuros O foco dos novos desenvolvimentos 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Desafios futuros O foco dos novos desenvolvimentos Quais são os focos dos novos desenvolvimentos na indústria automobilística? Segurança Redução de consumo combustível Meio Ambiente / Sustentabilidade 12
Desafios futuros O foco dos novos desenvolvimentos Segurança 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Desafios futuros O foco dos novos desenvolvimentos Segurança Redução de consumo de combustível Meio Ambiente / Sustentabilidade A Metalurgia do Pó deve ser vista como uma oportunidade tanto econômica quanto na aplicação de ligas não convencionais, permitindo desenvolver sistemas viáveis ligados à segurança veicular Vantagens Flexibilidade no uso de materiais Componentes com formatos mais adequados e robustos 14
Desafios futuros O foco dos novos desenvolvimentos Segurança 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Desafios futuros O foco dos novos desenvolvimentos Segurança Redução de consumo combustível Meio Ambiente / Sustentabilidde A Metalurgia do Pó deve ser vista como uma fonte de soluções próprias, específicas e eficientes para as novas tecnologias que estão por vir. Vantagens Menor densidade, que se traduz em menor peso no veículo Maior variedade de ligas Materiais magnéticos especificamente desenvolvidos (SMC) para componentes / motores elétricos 13
Desafios futuros O foco dos novos desenvolvimentos Segurança 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Desafios futuros O foco dos novos desenvolvimentos Segurança Redução de consumo de combustível Meio Ambiente / Sustentabilidade A Metalurgia do Pó deve ser vista como uma fonte de soluções ambientalmente corretas Vantagens Permite melhor aproveitamento de matéria- -prima Dentre as alternativas de processo é a de menor impacto ambiental de acordo com as análises de ciclo de vida (LCA) 15
2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Conclusão A Indústria Automobilística está promovendo uma revolução silenciosa em novas tecnologias – especialmente na propulsão de veículos - visando redução de emissões de poluentes, preservação do meio ambiente e sustentabilidade;
2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Conclusão ...dentro dos mesmos princípios, a Metalurgia do Pó participa ativamente destes novos desenvolvimentos;
2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Conclusão ...cabe a nós, montadoras, fornecedores e consumidores, determinarmos a data de implementação dessas novas tecnologias !
Obrigado 2º. WORKSHOP SOBRE TENDÊNCIAS DA METALURGIA DO PÓ Ricardo Takeo Kuwabara – Mitsubishi Motors