QUALIDADE DE AÇOS PARA “POWERTRAIN”

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Transcrição da apresentação:

QUALIDADE DE AÇOS PARA “POWERTRAIN” Carlos A. Briganti Dorival Munhoz Jr. São Paulo, 26 de Maio de 2009

1. ESCOPO: Aços para “Powertrain” Aços baixa liga, em barras - Aços Cr/Mn ou Ni/Cr/Mo. 1.0-1.5% - Aços Ni/Cr/Mo. 1.5-2.5% - Aços Ni/Cr/Mo. 3.5-4.0% Principais componentes: - Engrenagens; eixos; rolamentos Processo típico: forjamento, usinagem, tratamento térmico Requisitos dos produtos: esforços alternados de flexão, torção, impacto e contato

EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DOS COMPONENTES PARA “POWERTRAIN” SISTEMA: - Evolução de “Inspeção” para “Qualidade Assegurada” - Adequação principais certificações: ISO 9001, ISO-TS 16949. - Melhores Praticas de Gestão - PNQ DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO: - Processo de fabricação - Desempenho do Produto

FABRICAÇÃO DE COMPONENTES PARA “POWERTRAIN” CONFORMAÇÃO TRATAMENTO TÉRMICO PÓS-CONFORMAÇÃO USINAGEM TRATAMENTO TÉRMICO OPERAÇÕES PÓS TRAT. TÉRMICO

Evolução Tecnológica vs Qualidade do Aço OPERAÇÃO EVOLUÇÃO IMPACTO NOS REQUISITOS DE QUALIDADE DO AÇO CONFORMAÇÃO Forjamento a quente Forjamento a frio “Near net shape” Dimensional Acabamento Temperabilidade Inclusões (micro/macro) TRATAMENTO TÉRMICO – PÓS FORJAMENTO Normalização Recozimento Resfriamento controlado pós forjamento Composição química Temperabilidade restrita Curva temperabilidade Tamanho de grão

Evolução Tecnológica vs Qualidade do Aço OPERAÇÃO EVOLUÇÃO IMPACTO NOS REQUISITOS DE QUALIDADE DO AÇO USINAGEM Torneamento Fresamento Furação, etc. Severidade da remoção de material “Dry cutting” Microestrutura Inclusões (micro/macro)

Evolução Tecnológica vs Qualidade do Aço OPERAÇÃO EVOLUÇÃO IMPACTO NOS REQUISITOS DE QUALIDADE DO AÇO TRATAMENTO TÉRMICO Cementação / Carbonitretação “Low pressure carburizing” – LPC “Plasma carburizing” Controle das distorções Controle da velocidade de resfriamento Controle automático de atmosfera Controle microestrutural Temperabilidade restrita Curva de temperabilidade Balanço elementos de liga (Si,Cr, Mn vs Ni,Mo) Compromisso entre “Design” e especificação do aço

Evolução Tecnológica vs Qualidade do Aço OPERAÇÃO EVOLUÇÃO IMPACTO NOS REQUISITOS DE QUALIDADE DO AÇO Temperabilidade restrita Curva de temperabilidade Composição química restrita % Austenita retida Microestrutura do núcleo Balanço dos el. liga OPERAÇÕES PÓS TRAT. TÉRMICO (1) DIMENSIONAL Retífica Honing Desempenamento Redução na remoção de material Ferramentas CBN Desempenamento automático OPERAÇÕES PÓS TRAT. TÉRMICO (2) DESEMPENHO DO PRODUTO Shot Peening Roleteamento Tensões residuais como parâmetro de projeto Controle efetivo das tensões residuais Balanço dos el. de liga % Austenita retida Sequência transformação casca/nucleo

EXPECTATIVA DOS CLIENTES DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CONJUNTO: Padronização Redução de custo Estratégia para uso de elementos de liga - Disponibilidade; - Impactos políticos / regionais Antecipar necessidades p/ novos materiais

DESAFIOS COMPETITIVIDADE (Custos, inovação tecnológica) EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DO “POWERTRAIN” CONSOLIDAÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA ACELERAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA

QUALIDADE DE AÇOS PARA POWERTRAIN OBRIGADO!