São substâncias químicas de origem natural (maconha e cogumelos) ou natural / sintética (cocaína, álcool, cigarro) que afetam de alguma forma o sistema.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Drogas Um caminho perigoso ! Breve Histórico Tipos de Drogas Overdose
Advertisements

DROGAS: MECANISMOS DE AÇÃO E EFEITOS.
TOXICOFILIAS
As Raves e as drogas recreativas
DROGAS E TRABALHO Dra Fernanda Livani Médica do Trabalho
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Drogas.
Colégio Estadual Antônio Gonçalves
A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Drogas Drogas Alucinogéneas.
Drogas Lícitas e Ilícitas.
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
DEPENDÊNCIA QUÍMICA CAPS AD Centro de Atenção Psicossocial
OS JOVENS E AS DROGAS.
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
Trabalho de Informatica
Projeto saúde (Drogas).
Drogas Não queres, pois não??.
O QUE É CONSIDERADA DROGAS ?
Toxicofilias Conceito objetivos.
Drogas na sociedade e na família
Profa: Roberta S. C. Costa
A VERDADE SOBRE O MUNDO DAS DROGAS
Substâncias psicoativas
AS DROGAS E SEUS MALEFÍCIOS2016. Estas drogas são divididas em dois tipos:  Drogas legalizadas cigarro e bebida alcoólica.  Drogas ilegais maconha,
QUANTO A ORIGEM NATURAL: Maconha, Trombeteira, Cogumelos, folhas de coca, Ópio, Cafeína, THC, Nicotina etc. SEMI-SINTÉTICA: Cocaína, Álcool, Tabaco, etc.
O QUE É HEROÍNA? É uma droga do grupo dos opióides, também conhecidos como analgésicos narcóticos. Outros opióides como o ópio, a codeína e a morfina são.
Yanna C.F. Teles 2015 Receptores Ionotrópicos e os Fármacos Ansiolíticos União de Ensino Superior de Campina Grande Curso Fisoterapia Disciplina: Farmacologia.
Histórico  O termo droga tem origem na palavra drogg, proveniente do holandês antigo e cujo significado é folha seca.  Esta denominação é devido ao.
A VERDADE SOBRE AS DROGAS Provérbios DROGAS – UM GRANDE DESAFIO! De acordo com a ONU, 243 milhões de pessoas no mundo usam drogas ilícitas.
Os cigarros contem mais de 40 substâncias cancerígenas que aumentam o risco de câncer na: Boca, pulmões, esôfago, estomago, rins, bexiga, colo do útero,
ANTIDEPRESSIVOS UM MANUAL PARA CURA DA DEPRESSÃO.
A EPIDEMIA A EPIDEMIA TABAGICA TABAGICA.
Para saber antes de beber
DROGAS ÁCIDOS – LSD ÁLCOOL ETÍLICO ETANOL AMANITA MUSCARIA ANFETAMINAS ANOREXÍGENOS BARBITÚRICOS BENZODIAZEPÍNICOS CAFEÍNA CANABIDIÓIS – MACONHA COCAÍNA.
O efeito das drogas no desenvolvimento
As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência física.
Atenção à saúde aos usuários de álcool e outras drogas
Drogas e Mudanças Sócio-Culturais
DEPENDÊNCIA QUÍMICA NOÇÕES BÁSICAS RELAÇÃO SOCIEDADE/DROGAS CONCEITOS E CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS Cássia Gonçalves CRESS: 9043.
CANNABIS.
Prevenção e combate ao álcool, tabagismo e entorpecentes!!!
RISCO QUÍMICO Cádmio.
Formações Falécio Lda..
É uma droga perturbadora,sintetizada e que apresenta também propriedades estimulantes,seu uso é frequentemente associados a certos grupos sociais,como.
Drogas Marcelo.
Álcool e Drogas Eder Portes Enfermeiro do Trabalho Especialista em Dependência Química - FURG.
ADOLESCÊNCIA & Qualidade de vida
O QUE É HEROÍNA? A heroína é uma droga do grupo dos opióides, também conhecidos como analgésicos narcóticos. Outros opióides como o ópio, a codeína.
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
APRENDA A ENFRENTAR A DEPRESSÃO.
A Dependência Química na Atenção Básica Antonio Sergio Almeida Fonseca Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria ENSP/Fiocruz Julho 2008.
OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO Alcoolismo. O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon.
Alunos: Bruna, Emily Bianca Ribas e Guilherme Scherer Professora: Vanessa Backes Nascimento Diel.
Psicopatologia I1 Abuso de Substância. Psicopatologia I2 Critérios para Abuso de Substância A categoria Abuso de Substância não se aplica à nicotina e.
DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS: NEUROBIOLOGIA E ATUALIDADES
CONSEP CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA AISP 84
EDUCAÇÃO FISICA PROFESSOR: WELLINGTON. 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Uso de Anabolizantes.
Efeitos do Álcool no Sistema Nervoso
Ano 2019 contra as Drogas. Veja os danos causados por algumas drogas.
O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo,
VEJA OS DANOS CAUSADOS POR ALGUMAS DROGAS. ÁLCOOL Atinge todos os tecidos do organismo e provoca 350 desordens físicas e psíquicas.
Transcrição da apresentação:

São substâncias químicas de origem natural (maconha e cogumelos) ou natural / sintética (cocaína, álcool, cigarro) que afetam de alguma forma o sistema nervoso e podem causar alterações na mente, no organismo e no comportamento das pessoas.

Lícitas Ilícitas  Bebidas alcoólicas;  Fumo (tabagismo);  Ansiolíticos (tranquilizantes);  Barbitúricos (tratamento da insônia).  Maconha;  Cocaína;  Heroína;  LSD, Ecstasy;  Crack.

 Curiosidade  Influência  Vontade própria  Desejo de fuga  Coragem  Enfrentamento  Hábitos  Rituais  Busca por novidades  Prazeres

Pode ser física ou psicológica. Se caracteriza pelo desejo forte (algumas vezes irresistível) de consumir drogas psicoativas, sempre, e cada vez mais. Sequência de alterações físicas ou psicológicas que surgem ao se suspender o uso de alguma droga

 Ansiedade;  Vontade incontrolável de consumir;  Sudorese Excessiva;  Fraqueza Geral;  Tremores Musculares;  Inquietação;  Aumento do Batimento Cardíaco;  Aumento da pressão Sanguínea.

 Quando é necessária uma quantidade cada vez maior de uma substância para se obter o mesmo efeito anterior.  É a exposição do organismo a grandes doses de uma substância química, seja ela um medicamento ou droga ilícita, levando-o a um colapso.

Naturais Maconha Ópio Nicotina Sintéticas Anfetaminas Barbitúricos Ecstasy LSD Semi- Sintéticas Heroína Cocaína Crack Oxi

 A maconha, cujo nome científico é Cannabis sativa, é uma das drogas mais usadas no Brasil, por ser barata e de fácil acesso nos grandes centros urbanos.Cannabis sativa  O tempo do efeito depende do modo como a maconha é utilizada. Se for fumada, o THC vai rapidamente para o cérebro, e o efeito dura em média 5 horas. Se for ingerido, o efeito demora pra vir (cerca de 1 hora) mas dura aproximadamente 12 horas.

Efeitos Euforia, Sonolência, Sentimento de felicidade, Risos espontâneos, Perda de noção do tempo, Perda de coordenação motora, Perda temporária de inteligência, Fome, Olhos vermelhos.

 O Ecstasy é uma droga sintética, fabricada em laboratório. Princípio ativo do é chamada MDMA ( metilenodioximeta nfetamina), que é um tipo de anfetamina (esti mulante),anfetamina  também tem efeitos parecidos com os alucinógenos. O ecstasy é vendido geralmente em comprimidos (veja a foto), mas também em pó

Efeitos Ansiedade, Paranóias, Aumento dos Batimentos Cardíacos, A pessoa sua Muito, podendo levar à desidratação, Náuseas, Bruxismo (Ranger dos Dentes), Secura na Boca, Alucinações, Psicose, insônia, perda temporária de visão.

 Pertencem ao grupo mais comum das drogas psicoestimulantes, as quais são responsáveis por acelerar o sistema nervoso central, acarretando na redução da necessidade de sono e da fadiga, aumento da atividade motora e euforia.

 A heroína é uma variação da morfina, que por sua vez é uma variação do ópio, obtido de uma planta denominada Papoula.  A heroína é uma das mais prejudiciais drogas de que se tem notícia. Além de ser extremamente nociva ao corpo, a heroína causa rapidamente dependência química e psíquica. Ela age como um poderoso depressivo do sistema nervoso central. Logo após injetar a droga, o usuário fica em um estado sonolento, fora da realidade. Esse estado é conhecido como "cabeceio" ou "cabecear". As pupilas ficam muito contraídas e as primeiras sensações são de euforia e conforto. Em seguida, o usuário entra em depressão profunda

 É produzida a partir de folhas de coca. Normalmente, os traficantes colocam outros compostos juntos ao pó (como talco, areia fina, etc) para "render" mais. Quando introduzida direto na veia, os efeitos são imediatos  Os efeitos da cocaína quando cheirada demoram de 1 a 2 minutos para começarem, e se prolongam por minutos. Se for introduzida na veia ou fumada, os efeitos aparecem instantaneamente, mas duram pouco mais de 10 minutos, após isso vem a depressão.

 O crack tem os mesmos efeitos que a cocaína, mas são mais intensos. por causa disso, ao final do efeito, o usuário sentirá uma depressão prolongada, fazendo-o fumar a pedra de novo. O risco de morte fica maior com o crack. Sensação de estar mais forte, enérgico, ativo, falta de apetite, ansiedade, sensação de estar sendo perseguido/observado, agressividade, aceleração dos batimentos cardíacos, pupilas dilatadas, convulsões, dor de cabeça, tonturas, ataques cardíacos, overdose, psicose (alucinações, ouvir vozes, etc), derrame cerebral (AVC)ansiedade

Não use drogas....