A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO Alcoolismo. O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO Alcoolismo. O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon."— Transcrição da apresentação:

1 OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO Alcoolismo

2 O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon. A concentração do álcool que chega ao sangue depende de fatores como: quantidade de álcool consumida em um determinado tempo, massa corporal, e metabolismo de quem bebe, quantidade de alimento no estômago. Quando o álcool já está no sangue, não há comida ou bebida que interfira em seus efeitos.

3 Os efeitos do uso prolongado do álcool são diversos. Dentre os problemas causados diretamente pelo álcool pode-se destacar doenças do fígado, coração e do sistema digestivo. Devido ao uso crônico abusivo do álcool,causa falta de apetite, deficiências vitamínicas, impotência sexual ou irregularidades do ciclo menstrual.

4 Um curto período (8 a 12 horas) após a ingestão de grande quantidade de álcool pode ocorrer a "ressaca", que caracteriza-se por: dor de cabeça, náusea, tremores e vômitos. Isso ocorre tanto devido ao efeito direto do álcool ou outros componentes da bebida. Ou pode ser resultado de uma reação de adaptação do organismo aos efeitos do álcool. A combinação do álcool com outras drogas (cocaína, tranqüilizantes, anti-histamínicos) pode levar ao aumento do efeito, e até mesmo à morte.

5 Problemas clínicos do alcoolismo: A ingestão contínua do álcool desgasta o organismo ao mesmo tempo em que altera. Surgem, então, sintomas que comprometem a disposição para trabalhar e viver com bem estar. Essa indisposição prejudica o relacionamento com a família e diminui a produtividade no trabalho, podendo levar à desagregação familiar e ao desemprego. Alguns dos problemas mais comuns da doença são:

6 No Sistema Cárdio Vascular : O uso sistemático do álcool pode ser danoso ao tecido do coração e elevar a pressão sangüínea causando palpitações, falta de ar e dor no tórax

7 Glândulas: As glândulas são muito sensíveis aos efeitos do álcool, causando sensíveis problemas no seu funcionamento. Impotência e perda do desejo sexual. O indivíduo alcoolista pode ter atrofiado os testículos, queda de pêlos, além de gincomastias(mamas crescidas).

8 Alcoolismo é doença (OMS): É o que a medicina afirma, mas a maior dificuldade das pessoas é entender como isso funciona. Alguns acham, que é falta de força de vontade, personalidades desajustadas, problemas sexuais, brigas familiares, etc.; A verdade é que algumas pessoas nascem com o organismo predisposto a reagir de determinada maneira quando ingerem o álcool. Aproximadamente dez em cada cem pessoas nascem com essa predisposição, mas só desenvolvem a doença se entrarem em contato com o álcool.

9 O alcoolismo não é hereditátio: Apesar do alcoolismo não ser hereditário existe uma predisposição orgânica para o seu desenvolvimento. O desenvolvimento do alcoolismo envolve três características: a base genética, o meio e o indivíduo. Filhos de pais alcoólatras são geneticamente diferentes, porém, só desenvolverão a doença se estiverem em um meio propício e/ou características psicológicas favoráveis.

10 TENHAM UM BOM TRABALHO E UM BOM DIA A TODOS SMS


Carregar ppt "OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO Alcoolismo. O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google