Energia Solar Bianca e Laura 2M2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energias renováveis.
Advertisements

Escola EBI Padre Joaquim Flores
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Energias renováveis… … o futuro.
AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
Fontes e formas de energia
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
Energia Limpa O que é?.
Energia Eólica.
E.B.I/JI Padre Joaquim Flores
Energias renováveis… … o futuro.
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
ENERGIAS ALTERNATIVAS
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEA-5730 Planejamento Integrado de Recursos Energéticos Tema 15 Avaliação do potencial de conservação.
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Energias renováveis.
Trabalho realizado por:
ENERGIA SOLAR.
Energia Renovável e Não Renovável
Energia limpa.
Estudos de Contemporaneidade
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Comparação entre as as fontes energéticas Professora: Ana Paula Diniz
Energia Geotérmica ENERGIA GEOTÉRMICA
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Menu D.2 D.3 D.4 D.5 D.6 D.7 D.8 D.9 D.10 D.11 D.12 D.13 D.14 D.15 D.16 D.17 D.18 D.19 D.20 D.21 D.22.
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
VidroFotovoltaico.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Escola Secundária do Castelo da Maia
ENERGIA SOLAR Colégio Salvatoriano Bom Conselho
ENERGIA TERMONUCLEAR Ana Cláudia e Jéssica 2M2.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
Energia solar.
Energia Solar.
Escola: COOPEN Aluno: Maria Eduarda Campos e Arthur Série: 4º ano B
Definição de Energia. Energia é tudo aquilo capaz de produzir calor, trabalho mecânico, luz, radiação etc. Em sentido geral, poderia ser definida como.
O Grupo MS Gomes está direcionado 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando.
Daniel Omar Soria Santos Wagner Pinho Monteiro Francisco Ataide Thiago Yakomizo
USINAS HIDRELÉTRICAS.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
Agradecimentos: Ao Hospital Estadual Vila Alpina e ao Seconci SP pelo apoio e auxílio com todo material necessário ao desenvolvimento do estudo. Ao utilizar.
Painéis fotovoltaicos Este tipo de sistema converte a luz do sol em energia elétrica Os painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para.
EU SOU DA TERRA DA LUZ EU SOU DO CEARA
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
Energia solar Sol é VIDA!.
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
Economia Verde ECONOMIA VERDE 1.
Energia solar.
Energia das Biomassas.
Escola: Coopen Coc Aluno: Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B
Escola:Coopen Aluna:Júlia Swart e Laura Casagrande Série:4° ano A
Escola:Coopen Alunos:Guilherme , João Vitor Série:4ºC
ENTRETENIMENTO PRODUTIVIDADE.
Seja Bem vindo(a), ao Curso de Introdução
Seja Bem vindo(a), ao Curso de Introdução A Geração de Energia Solar Fotovoltaica.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
USINAS TERMELÉTRICAS: POLUENTES E CRESCENTES. REFLEXÕES SOBRE O DESEMPENHO E INCONVENIENTES DO PROCESSO DE CONVERSÃO DE ENERGIA TÉRMICA PRESENTE NOS GASES.
Energia solar. . As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo.
EFEITO ESTUFA NATURAL APLICAÇÕES TÉCNICAS DA ENERGIA SOLAR 1.
Energia Solar Condicionamento de Energia – EEL 805 Esthefânia Costa Joana Campos Juliana Bertoni Caio Bachega Gustavo Giansante.
Energia: tecnologia e desenvolvimento sustentável II.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Energia Solar Bianca e Laura 2M2

O que é ? Energia solar é aquela proveniente do Sol, captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água, também conhecida como energia fotovoltaica ainda é muito pouco aproveitada no Brasil, possuindo características favoráveis a implantação deste sistema, que é muito utilizada em países europeus que ao contrário de nosso país, que não as possui. Claro que como qualquer outro sistema gerador de energia, o solar não possui apenas pontos positivos também há os negativos, porém irrelevantes se comparado ao bem que trás ao nosso planeta. A radiação solar é um dos maiores responsáveis por grande parte da energia renovável disponível no planeta terra. E por incrível que pareça, apenas uma pequena parte desta forma de energia é utilizada. 

Tipos de energia solar Energia fototérmica: Este tipo de energia possui relação com o aquecimento de líquidos ou gases através da absorção dos raios solares que causam o seu aquecimento. Geralmente são empregadas no aquecimento de água para uso em chuveiros, ou mesmo gases para secagem de grãos ou uso em turbinas.

Energia fotovoltaica: Este tipo de energia visa a conversão da energia solar em energia elétrica através de células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas mais conhecidas e utilizadas são feitas de silício por possuir características intermediárias entre um condutor e um isolante. Assim, cada célula possui duas camadas de silício. A mais fina é carregada negativamente, quando atingida pelos raios solares tem seus elétrons transferidos para a camada mais grossa, que fica carregada positivamente. Apesar de mais tradicional, a célula de silício é mais cara. Um sistema fotovoltaico não precisa do brilho do Sol para operar. Ele também gera eletricidade em dias nublados, entretanto, a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens. Devido à reflexão da luz do Sol, dias com poucas nuvens podem resultar em mais produção de energia do que dias completamente claros.

(Captação de energia fotovoltaica)

tipos de captura de energia solar Método Direto: No método direto existe somente uma transformação que torna a energia solar utilizável. Essa transformação se dá na conversão da energia solar em energia elétrica através de células fotovoltaicas. Esta energia funcionará enquanto houver Sol. As tecnologias para obtenção de energia por método direto vêm se desenvolvendo de forma rápida, porém as células fotovoltaicas possuem preços elevados.Exemplo: A energia solar atinge um painel solar, sendo após transformada em eletricidade.

Método Indireto: No método indireto é necessário haver mais de uma transformação para a obtenção de energia, através da absorção dos raios solares que possibilitam o aquecimento de líquidos ou gases. Esta energia, conhecida como fototérmica, é bastante utilizada no aquecimento de água em chuveiros, ou gases na secagem de grãos. Neste método é utilizado um coletor solar que capta os raios solares, e os líquidos ou gases são armazenados em um reservatório termicamente isolado.

(Parques de captação de energia solar)

Vantagens - Ela é renovável, ou seja, nunca acaba. - É uma energia limpa, não gera poluentes para o meio ambiente. - Baixo custo de manutenção dos equipamentos usados. - É uma excelente fonte de energia em locais não atendidos por outras fontes de energia. A energia hidrelétrica, mais consumida no Brasil, não chega em locais de dificil acesso ou com grandes dificuldades para instalação de torres e cabos de energia elétrica. - O equipamento pode ser instalado em residências, baixando o custo da conta de energia elétrica. Desvantagens - Em dias de chuva ou com baixa incidência de sol (dias nublados) diminui a geração de energia. No período da noite não ocorre a produção de energia. - O custo para compra e instalação dos equipamentos ainda é alto no Brasil. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.