Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Novos Meios de Comunicação
Advertisements

Laboratório de Informática Apresentação da Disciplina
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. “Canadá” Silvia Renata Rizzon – E.E. “Canadá” Antonio Marcos R. de.
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Pretérito Perfeito do Indicativo
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Auditoria de Segurança da Informação
Questionário de Avaliação Institucional
Questões sobre quatro quadrados
Provas de Concursos Anteriores
AUTOLIDERANÇA Palestra 1 hora
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Vícios em Jogos Encontros Online
Base Fundamental de um Bom Serviço
Boas Práticas nas Redes Sociais
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Projeto Voluntariado Brasil 2011 Job 11/ /12/2011.
Redes Sociais. 2 Permitem que as pessoas comuniquem umas com as outras de qualquer parte do mundo. Estão desenhadas para os utilizadores partilharem informações.
1 ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APRESENTA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
COMO CHEGAR AO CORAÇÃO DE UMA MULHER
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Pesquisa realizada por:
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
, Chats E Videoconferência
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Crescendo entre ecrãs. Os media na vida de crianças e jovens Cristina Ponte FCSH - Universidade Nova de Lisboa Maria João Malho Instituto de Apoio à Criança.
CURSOS NO EXTERIOR. 12/04/ :36:36 Amanda para Marcos Shibuta : fico o dia inteiro buscando coisas na internet, falando com outros falando, chego.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Perigos e cuidados Daniela Balena
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Pág 1, 2, 3, 4, 5, 6 ok.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Escola Secundária da Amadora Enquadramento – A era dos ecrãs O SeguraNet – Objectivos – Acção: Formação de formadores (360) Actividades (desafios.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
MEIA IDADE. MEIA IDADE Meia-idade é um estado de espírito Meia-idade é um estado de espírito. Mas, não importa que idade você tenha, saiba que você.
1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 06 A Primeira Comunhão de Dom Bosco.
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
Nome: Ruben Ferreira Turma: 8.8 Nº17 Ano letivo: 2013/2014.
Redes Sociais.
Tecnologias da Informação e Comunicação Castelo Branco, 17 de Maio de 2011 A Discente: Daniela Sofia Santo nº ºAno / 2ºSemestre - Turma:1A/EB.
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
 Passwords_______________ Slides 3,4  Downloads ______________ Slides 5,6  Redes Sociais_____________ Slides 7,8,9  Vírus e spyware _________ Slides.
Dia da Internet mais Segura Trabalho realizado pelos alunos do 9ºC.
2 Usas a Internet para quê? Aprender Comunicar Jogar Descobrir 3.
Transcrição da apresentação:

Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013

Análise realizada com base em 3118 respostas, obtidas até 17 de janeiro de 2013 Percentagem de inquiridos por ciclo: [145] 2

Questionário O questionário aplicado teve por base o inquérito do projeto EU Kids Online aplicado em Foi simplificado e sujeito à aprovação da coordenadora do projeto em Portugal, Profª Cristina Ponte. 3

Durante esta semana vamos refletir sobre alguns dos resultados. 4

Tempo passado online 5

Tempo passado online Um terço dos inquiridos passa de 3h a 3h 30m online nos dias de aulas Um terço dos inquiridos passa de 3h a 3h 30m online nos dias de aulas Horas tiradas ao estudo? Horas tiradas ao estudo? Horas tiradas ao sono? Horas tiradas ao sono? 6

Tempo passado online 7

Tempo passado online 41% dos inquiridos passa de 4h a 4h 30m online nos dias sem aulas 41% dos inquiridos passa de 4h a 4h 30m online nos dias sem aulas 8

Acompanhamento por parte dos adultos Pergunta: Quando usa a internet, com que frequência costumam estar ADULTOS (de 18 anos ou mais), na mesma divisão (quarto ou sala) consigo? 9

Acompanhamento por parte dos adultos – 1º Ciclo Pergunta: Quando usa a internet, com que frequência costumam estar ADULTOS (de 18 anos ou mais), na mesma divisão (quarto ou sala) consigo? 10

Acompanhamento por parte de adultos Mais de metade dos inquiridos usa a Internet sem a presença de adultos. No 1º Ciclo, 39%. Mais de metade dos inquiridos usa a Internet sem a presença de adultos. No 1º Ciclo, 39%. 11

Partilha de fotos, vídeos ou música? 12

Partilha de fotos, vídeos ou música 35% dos inquiridos partilham fotos, vídeos e música todos os dias ou quase. 35% dos inquiridos partilham fotos, vídeos e música todos os dias ou quase. ATENÇÃO Que fotos? Que vídeos? 13

1º Ciclo – Perfil em redes sociais 14

Interação nas redes sociais 15

Número de pessoas com que está em contacto 16

68% dos inquiridos tem perfil numa rede social. 49% no 1º Ciclo. 47% interage e partilha informação nas redes sociais 47% interage e partilha informação nas redes sociais todos os dias ou quase. 68% dos inquiridos tem perfil numa rede social. 49% no 1º Ciclo. 47% interage e partilha informação nas redes sociais 47% interage e partilha informação nas redes sociais todos os dias ou quase. Importância da formação para o fazerem em segurança e com respeito. Interação nas redes sociais 17

79% tem no seu perfil uma foto que mostra claramente o seu rosto e 60% indica a escola que frequenta. 3% indica a morada e o número de telefone. 79% tem no seu perfil uma foto que mostra claramente o seu rosto e 60% indica a escola que frequenta. 3% indica a morada e o número de telefone. Interação nas redes sociais 18

27% interage com mais de 300 pessoas. 16% interage com pessoas que conheceu primeiro na internet e que não têm qualquer outra ligação com a sua vida fora da internet. 27% interage com mais de 300 pessoas. 16% interage com pessoas que conheceu primeiro na internet e que não têm qualquer outra ligação com a sua vida fora da internet. Atenção às questões de falsa identidade Interação nas redes sociais 19

Conhecimento dos pais acerca do que os filhos fazem na Internet 20

Conhecimento dos pais acerca do que os filhos fazem na Internet 1º Ciclo 21

Permissividade dos pais Percentagem dos que deixam SEMPRE (atividades mais referidas em sempre) 22

Permissividade dos pais Percentagem dos que NUNCA deixam (atividades mais referidas em nunca) 23

Atitude dos pais Os meus pais/educadores às vezes… 24

Exemplos dados pelos inquiridos de coisas prejudiciais para a sua idade na Internet Às vezes vamos a sites que não conhecemos... e isso pode ser um perigo pra nós. Sites pornográficos Crianças ou adolescentes que estão ligadas a imensas pessoas (através do Facebook ) e nao conhecem a maior parte e na maioria usam fotos mais "provocantes" ou não apropriadas para uma pagina publica ou para a sua idade. A informação viaja demasiado rápido e coisas menos apropriadas chegam aos perfis de menores Pessoas no Facebook que se fazem passar por outras pessoas (perfis falsos) Violência e coisas para maiores de 18 anos Pedofilia Assédio sexual, sites de pornografia, vícios Possibilidade de falar com desconhecidos Bullying Encontros online 25

Alguns exemplos de conselhos dados pelos inquiridos a pessoas da sua idade Não dar conversa a estranhos nas redes sociais. Ter cuidado com o que se partilha na Internet Não colocar fotos provocantes Usar a Internet com moderação Usar a internet como diversão (jogos legais e aceitáveis), para os estudos e para falar com amigos Usar a Internet de forma a não prejudicar ninguém Para mim, a internet é como se fosse um professor que sabe tudo, nela podemos fazer o que quisermos, é um mundo de informação, mas temos de saber utilizá-la de forma correta... Tenham cuidado no que fazem, não entrem em sites que não conheçam e muito menos comunicar e falar da vida pessoal com desconhecidos. 26