Elyda Laisa (elsx) Disciplina: Ontologias e Web Semântica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelos e Sistemas de Reputação
Advertisements

1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Sumário Introdução A linguagem SPARQL
Lei de Acesso à Informação Painel de Debates W3C
Prof. Julio Cesar Sampaio do Prado Leite, Ph.D.
Um Modelo de Reputação Baseado em Testemunhos
Ontologia para Sistemas Configurarionais Urbanos
Gerald Jean Francis Banon Lise Christine Banon
Junções Adaptativas em consultas Federadas sobre Linked Data
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
Práticas da Gestão do Conhecimento e Ferramentas Computacionais aplicadas aos Processos da Comunicação Científica Domingos Bernardo Gomes Santos, Josemir.
Composição e Geração de Aplicações usando Aspectos
University of Minho, Portugal
Rebeca Teodoro da Silva[Voluntário] ;
Interoperabilidade semântica no domínio de Engenharia de Software
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
O catálogo como instrumento de mediação, administração e memória
Research of Dynamic SOA Collaboration Architecture
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
-Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007 Aluno: Antony Nelson Amaral da Silva Matrícula: Matéria: IHC Professor(a):
Biblioteca Virtual em Saúde:
WCGE WCGE Florianópolis Outubro, O Estado moderno e democrático tem por obrigação agir para diminuir a assimetria de informações entre os seus cidadãos.
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
Web Semântica Mineração na Web – if796 Subtitle.
SEMINÁRIO DE DIREITO ELETRÔNICO
Aluno: Rodolfo A. L. Costa Orientador: Prof. Frederico G. Guimarães
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
MAS-ML Tool: Um Ambiente de Modelagem de Sistemas Multi-Agentes
PETER ANTONY RAUSCH JOYCE MARTINS
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
Recursos educacionais abertos como objetos de aprendizagem
Gestão de Conteúdos com Aplicações Instaladas em Servidores
O Uso de Objetos de Aprendizagem nos Processos Educativos
1 My GRID: Bio-informática personalizada em uma grade de informação. Francisco Silva
Democracia na era digital Frederico Bortolato DDO – Divisão de Desenvolvimento Organizacional IV Encontro Estadual de Agentes Públicos 06/03/2013.
Vânia Maria P. Vidal, José Maria Monteiro, Luís Eufrasio T. Neto
Curso: Instituições do Direito Acimarney Freitas
COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Engenharia de Computação – Metodologia da Pesquisa em Computação Técnica e Tecnologia Giuliana Salgado Aleproti.
Elaborado por: Francisco Covas nº Manuel Felício nº
Ensinar e aprender em/na rede: criando ambientes de aprendizagem na web Patrícia B. Scherer Bassani.
Web de Dados Bruno Dutra – Roteiro Contexto Definição Princípios Estrutura e Componentes Benefícios X Desafios Aplicações Conclusão.
TVDesigner Uma Ferramenta para Criação de Aplicações MHP Interativas para TV Digital Orientador: Prof. Ph.D. Carlos André Guimarães Ferraz Aluno: Djaci.
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
Aplicativo de Interação Acadêmica
CONSTRUÇÃO DE UM PORTAL QUE APÓIE A SELEÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP DO TIPO SL/CA, Engenharias. Nome(s) do(s) autor(es), Diogo Domingos Cedório e.
Indexação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
EB2,3 Prof. Agostinho da Silva 9/11/09 Reunião Concelhia dos Professores Bibliotecários de Sintra.
WORKSHOP DE LANÇAMENTO SIB-Br - SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE A BIODIVERSIDADE BRASILEIRA 17 de abril 2012 O sistema de informação sobre a biodiversidade.
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Disciplina : Tópicos Avançados em Inteligência Artificial Simbólica Professores: Dr. Fred Freitas / Dra. Bernadette Farias Aluno: Clovis Holanda Introdução.
Inteligência Artificial Web Semântica
Linguagem de consulta SPARQL
Gerenciamento de Dados na Nuvem - DaaS Rafael Acevedo de Aguiar 27/02/2015.
2005 – Lançada como Projeto Piloto com a participação de três Instituições: PUCPR UFSC UNIDAVI.
Dados abertos interligados
1 Equipe Ana Pegorini Carlos Soares Éberli Riella Iran Vieira Luiz Canabarro Cunha Luiz Rogério Muzel dos Santos Maria Natalia Shiavon Paulo Rocha Roque.
Nº Pedro José de Oliveira Sessão Controlo Tese 2º Semestre 2007/2008 Orientador – João Rocha.
Ferramentas de Manipulação de Ontologias (Protégé)
Utilização de Ontologias para Integração de Heterogeneidade Semântica
Baixar plug-in Instalar plug-in antes de rodar Protégé.
Inteligência Artificial Web Semântica
A nova plataforma da Springer. The New SpringerLink Platform Nova URL: link.springer.com.
Integração Semântica: uma pesquisa sobre abordagens baseadas em ontologias Túlio Lages
Thiago José Tavares Ávila Mestrando
ONTOLOGIAS NO CONTROLE DA ADAPTAÇÃO AO CONTEXTO EM ESPAÇO UBÍQUO ONTOLOGIAS NO CONTROLE DA ADAPTAÇÃO AO CONTEXTO EM ESPAÇO UBÍQUO Nelsi Warken, Luiz A.
Ciências da Informação, Comunicação & Computação Web 3.0 e o CIBERJORNALISMO Mídias Digitais Multimodalidade, P rof. Benedito Medeiros Neto-CIC FAC – GRADUAÇÃO.
SENSIBILIDADE AO CONTEXTO NA COMPUTAÇÃO UBÍQUA UTILIZANDO WEB SEMÂNTICA Luthiano Venecian, Luis A. M. Palazzo, Adenauer C. Yamin Universidade Católica.
Transcrição da apresentação:

Uso de Tecnologias Semânticas para Publicação de Dados Abertos Governamentais Elyda Laisa (elsx) Disciplina: Ontologias e Web Semântica Professores: Fred Freitas e Bernadette Farias

Roteiro – Dados Abertos Governamentais Conceito Por Que Abrir os Dados? E no Brasil? Dificuldades Tecnologias para Publicação Tecnologias Semânticas Leis Princípios Cases Conclusões Referências

Conceito – Dados Abertos Governamentais é o compartilhamento, por parte do governo, de dados referentes à população. Podem ser dados sobre: Saúde da população Criminalidade Educação... O foco não são dados pessoais, mas sim dados públicos

Conceito – Dados Abertos Governamentais São dados produzidos pelo governo e colocados à disposição das pessoas de forma a tornar possível não apenas sua leitura e acompanhamento, mas também sua reutilização em novos projetos, sítios e aplicativos; seu cruzamento com outros dados de diferentes fontes; e sua disposição em visualizações interessantes e esclarecedoras (W3C Brasil)

Conceito – Dados Abertos Governamentais É uma extensão do Open Data... É na verdade, uma extensão do open data com dados do governo

Por Que Abrir os Dados? Aumento da transparência É um modo de ligar o governo à população.

Por Que Abrir os Dados? Incentivo ao Controle Social Não somente fiscalizar, mas também influenciar Prestação de Contas Controle Social: Participação da população na Gestão Pública.

E no Brasil? Lei de Acesso à Informação (BRASIL, 2011) Assegura o acesso à informação mediante processos ágeis, de modo transparente e claro A publicação a ser obrigação do Estado, regulamentada por lei

Dificuldades Publicação dos dados em formatos heterogêneos Problema da Torre de Babel Formatos de visualização inadequados Dados com pouca descrição Ou documentação inexistente (HOXHA e BRAHAJ, 2011) Formatos heterogêneos: Dificulta integração de dados de diferentes fontes, impedindo cruzamento de informações Formatos de visualização: Que os tornam incompreensíveis a uma grande parte da comunidade que deseja utilizá-lo Dados sem semântica: falta semântica a fim de compreender o que os dados descrevem.

Tecnologias para Publicação Diversos formatos podem ser utilizados: CSV, JSON, PDF, XML... Tais formatos podem trazer problemas Há formatos adequados? Formatos que unam padro- nização e semântica No entanto, os formatos apresentados podem levar aos problemas citados Quais seria, portanto, os formatos adequados?

Tecnologias Semânticas As tecnologias semânticas permitem manipular os dados com maior qualidade Os precursores no uso de tecnologias semânticas foram o Advanced Knowledge Technologies (AKT), em 2007. AKT – Grupo de pesquisas interdisciplinar do Reino Unido

Tecnologias Semânticas Resource Description Framework – RDF É o padrão no qual a informação governamental deve ser disponibilizada, de acordo com os princípios do Linked Data (VILLAZÓN-TERRAZAS, 2011). Tem maior capacidade de representação de recursos na web (CUNHA, 2006) Linked Data descreve um método estruturado para publicação de dados de modo que eles possam ser interligado e ternam-se mais usuais.

Tecnologias Semânticas Resource Description Framework – RDF Permite que dados sejam identificados por referência e ligados com outros dados relevantes Se o dataset não estiver em RDF, pode ser conver- tido para tal

Tecnologias Semânticas SPARQL É a linguagem de consulta E um protocolo para acessar dados RDF (MACHADO e OLIVEIRA, 2011)

Tecnologias Semânticas As tecnologias semânticas são mais adequadas que as outras: São compreensíveis por máquina Facilitam o processamento dos dados Identificam recursos unicamente URI Facilitam o cruzamento de informações Vocabulários como FOAF, Dublin Core

Tecnologias Semânticas As tecnologias semânticas são mais adequadas que as outras (cont.): Têm maior expressividade Possuem sintaxe padronizada para representação de recursos Não são ambíguas Permite a ligação com outros datasets a partir de URIs (MAALI et. al., 2012)

Tecnologias Semânticas As tecnologias semânticas são mais adequadas que as outras (cont.): Permitem o uso de vocabulários conhecidos, facilitando a descrição e reuso dos dados Semântica + contexto Vocabulários como FOAF, Dublin Core, DBpedia Exemplo: A revista Ariadne, do Reino unido. <http://www.ukoln.ac.uk/metadata/resources/rdf/examples/4/>

Tecnologias Semânticas Vocabulários como FOAF, Dublin Core, DBpedia Exemplo: A revista Ariadne, do Reino unido. <http://www.ukoln.ac.uk/metadata/resources/rdf/examples/4/>

Tecnologias Semânticas As tecnologias semânticas são mais adequadas que as outras (cont.): Podem conter informações sobre a proveniência dos dados (MAALI et. al., 2012) Vocabulários como FOAF, Dublin Core

Tecnologias Semânticas As tecnologias semânticas são mais adequadas que as outras (cont.): Facilitam a busca!

Leis De acordo com David Eaves, o Open (Government) Data tem 3 leis: Se o dado não pode ser encontrado e indexado na web, ele não existe.

Leis Se não estiver aberto e em formato compreensível por máquina, ele não pode ser reaproveitado. Se algum dispositivo legal não permitir sua reaplicação, ele não é útil.

Princípios Completo Primário Atual Todos os dados devem ser divulgados Apresentar os dados tais como colhidos na fonte Atual Devem ser publicados o mais rápido possível Atual: para manterem o seu valor

Princípios Acessível Processável por Máquinas Não Discriminatório Disponibilizado para a maior quantidade possível de pessoas Processável por Máquinas Para serem processados automaticamente Não Discriminatório Disponível para qualquer pessoa Acessível: para servir a diferentes propósitos Não discriminatório: Sem necessidade de cadastro

Princípios Não Proprietário Livre de Licenças Nenhuma entidade ou organização deve ter controle exclusivo sobre os dados Livre de Licenças Não devem estar submetidos a copyrights ou patentes

Cases

Cases - Brasil ParaOndeFoiOMeuDinheiro? Reúne dados abertos de diversas fontes para responder à pergunta Organiza os dados da maior granularidade até o menor, chegando até à empresa que prestou o serviço

Cases - Brasil

Cases - Canadá A empresa Bing Thom Architects pesquisaram sobre o impacto do aquecimento global Foram analisados os impactos do aumento do nível do mar em 1 metro até 7 metros sobre Vancouver Fonte: How global warming might transform Vancouver’s shoreline. Disponível em <http://www.straight.com/news/how-global-warming-might-transform-vancouvers-shoreline>. Acesso: 03/02/2012

Cases - Canadá É um alerta à população sobre os efeitos reais do aquecimento E mostrou às autoridades quais medidas devem ser tomadas Criação de diques e bombas Fonte: How global warming might transform Vancouver’s shoreline. Disponível em <http://www.straight.com/news/how-global-warming-might-transform-vancouvers-shoreline>. Acesso: 03/02/2012

Cases - UK OpenCharities.org Reúne em um só lugar informações sobre instituições de caridade Além de contato, site e responsável, é possível ver informações de contabilidade A população pode ajudar e fiscalizar Fonte/; Manual de dados abertos governo

Cases - UK Fonte/; Manual de dados abertos governo

Cases - USA ILiveAt Utiliza dados públicos de Washington DC para fornecer informações sobre criminalidade, idade da população, entre outras Informações úteis diversas em visualizações interessantes Fonte/; Manual de dados abertos governo

Conclusões

Conclusões O OGD é um movimento mundial de grande valia Incentiva a participação popular no governo Pode beneficiar parte da sociedade, se trabalhados adequadamente Em visões pertinentes, por exemplo

Referências Eaves, DAVID. The Three Laws of Open Government Data. http://eaves.ca/2009/09/30/three-law-of-open-government-data/. Acesso: 01/02/2013 W3C BRASIL. Manual dos dados abertos: governo / traduzido e adaptado de opendatamanual.org; [cooperação técnica científica entre Laboratório Brasileiro de Cultura Digital e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)]. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2011. HOXHA, Julia; BRAHAJ, Armand. Open Government Data: A Semantic Approach. International Conference on Emerging Intelligent Data and Web Technologies, 2011. BRASIL. Lei Nº 12.527, de 18 de Novembro de 2011.

Referências Villazón-Terrazas, Boris; Vilches-Blázquez, Luis. M.; Corcho, Oscar; Gómez-Pérez, Asunción. Methodological Guidelines for Publishing Government Linked Data. Linking Government Data. D. Wood (Ed.) Part 1, pp.: 27- 49. Springer, New York. 2011. ISBN: 978-1-4614-1767-5. http://www.springerlink.com/content/v1h0327g0002255h/ MAALI, Fadi; CYGANIAK, Richard; PERISTERAS. Vassilios. A Publishing Pipeline for Linked Government Data. Proceedings of the 9th international conference on The Semantic Web: research and applications - ESWC'12. Pages 778-792. 2012 MACHADO, Alexandre Lopes; OLIVEIRA, José Maria Parente de. DIGO: An Open Data Architecture for e-Government .15th IEEE International Enterprise Distributed Object Computing Conference Workshops. 2011. CUNHA , Leonardo Magela . Um framework de aplicações para a Web semântica. Orientador: Carlos José Pereira de Lucena. – 2006. Tese (Doutorado em Informática)–Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

Uso de Tecnologias Semânticas para Publicação de Dados Abertos Governamentais Elyda Laisa (elsx) Disciplina: Ontologias e Web Semântica Professores: Fred Freitas e Bernadette Farias