Gestão de Configuração de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Advertisements

ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
GERENCIAMENTO DE MUDANÇA GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO
Gestão e Governança de TI Parte 06
Gerenciamento de Projetos
Engenharia de Software
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
Desenvolvimento Global de Software
Gerenciamento de Configuração
Procedimentos Fábrica
Reutilização de Software
CMM(Capabililty Matury Model)
Implementação de Sistemas
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Gestão de Defeitos Vanilson Burégio.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Gerência de Configuração
Gerência de Configuração de Software
MANUTENÇÃO DE SOFTWARE
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Configuração
Gerência de Projetos de Software Prof. Rodrigo Nin
CMMI – Gerência de Configuração
Capability Maturity Model (CMM)
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
Gerência de Configuração - GC
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Controle de concorrência
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
O Processo de desenvolvimento de software
Melhoria do processo de software brasileiro
Paulo Oliveira – phslfo Victor Acioli - vaca 11/05/2010.
Gerência de Projetos.
Qualidade de Processo de Software CMM e CMMI Aldo Rocha.
1/113 Contexto para Gerência de Configuração. 2/113 Gerência de Configuração e mudança Objetivo Compreender a importância do uso de mecanismos de gerência.
Gerência de Configuração Autor: Silvio Cortez. Fluxos e papeis Escrever plano Definir ferramentas Escrever plano de gerência de configuração Gerente de.
Engenharia de Software
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Conceitos Básicos Introdução.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Hukarz Open Source Process D01 Alan Kelon, Silvio Meira Recife, 01/12/2006.
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antonio de Souza Neto
Estruturação Projetos
José de Arimatea - jarn José Luiz - jlcn 20/01/2013.
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Gerência de Configuração Unibratec Análise e Gerencia de Projetos Profº Henrique Vila Nova.
Gerência de Configuração e Mudança
Objetivos deste módulo
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Processo de Gerência de Mudanças
CMM – Capability Maturity Model Carlos Augusto Mar Ago/2014.
Qualidade de Produtos de Software
Linguagem Técnica II SCM Software Configuration Management Aula 03 Prof. Renato Novais
Gerenciamento de Configuração de Software
Professora: Kelly de Paula Cunha
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Metodologia de Desenvolvimento de Software Alexandre Vasconcelos, André Santos, Augusto Sampaio, Hermano Moura, Paulo Borba © Centro de Informática Universidade.
Engenharia de Software
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Configuração de Software Lílian Simão Oliveira

Histórico Gestão de Configuração de Software Teve início no final dos anos 60 Padrões militares americanos incluíam Gestão de Configuração (anos 70) Evolução dos Processos de Desenvolvimento de Software Criação de Modelos de Referência Ex: ISO 12207

Mudanças “Não há nada permanente, exceto a mudança” (Heráclito, 500 a.C.) A maioria das modificações no software é justificável. Assim não vale a pena se queixar delas. Em vez disso, certifique-se de que dispõe de mecanismos para cuidar delas.

Mudanças Origens Comuns das Modificações: Novas condições de negócio ou mercado Novas necessidades do cliente Reorganização ou crescimento/diminuição dos negócios Restrições de orçamento ou cronograma

Motivação Desenvolvimento Paralelo Projeto de Reestruturação de um Software em Produção: Implementação de novas funcionalidades X correção de bugs. Projeto para Correção de Falhas Impacto sobre vários elementos do sistema. Nem todas as partes envolvidas são avisadas. Após a implantação outras funcionalidades apareceram com novos bugs.

Desenvolvimento Paralelo

Múltiplas Versões

Motivação Falta de sincronismo entre atividade Notificação Limitada Mudanças interdependentes não implantadas juntas Notificação Limitada Ao se resolver algum problema num dado artefato compartilhado, a mudança deve ser notificada Conflito entre atividades paralelas Uma das duas é suspensa, até que a outra seja concluída

Motivação Falta de Controle de Modificações Em que versão foi realizada a correção? Qual é a versão mais atual? Quem foi o responsável pela mudança? O que realmente foi modificado? Quando? Perda do fonte de um programa Impossibilidade de recuperar uma determinada versão do sistema Indisponibilidade da versão anterior Falta de informação sobre a sua composição

Motivação Falta de controle nas mudanças/atividades Não é possível determinar a situação delas (atrasadas, concluídas, não alocadas, em andamento) Histórico das mudanças

O que é GCS? Gerência de Configuração de Software (GCS) Gestão de Configuração Software (GCS) Gestão de Configuração (GC) Software Configuration Management (SCM) Configuration Management (CM) Change Management (CM) Configuration & Change Management (CCM)

Change Management (CM) - Gestão de Mudanças “A arte de coordenar desenvolvimento de software para minimizar… confusão é chamada de gestão de configuração, que é a arte de identificar, organizar e controlar modificações no software que está sendo construído por uma equipe de programação. O objetivo é maximizar a produtividade pela minimização de erros.” (Pressman, 2006)

O que é GCS? Software Engineering Institute Capability Maturity Model (SEI SW-CMM) “Envolve identificar a configuração de um software em certos pontos no tempo, sistematicamente controlando as mudanças na configuração e mantendo a integridade e rastreabilidade da configuração durante todo o ciclo de vida do software. Os produtos de trabalho colocados sobre gestão de configuração incluem os produtos de software que são entregues ao cliente (ex: documentos de requisitos e o código-fonte) e os itens que são necessários para criá-los (ex: compilador, editor).”

O que é GCS? IEEE-Std-729-1983 “Gestão de Configuração: É o processo de identificar e definir os itens em um sistema, controlando as modificações nestes itens durante o seu ciclo de vida, gravando e relatando o status dos itens e das solicitações de mudanças, verificando a completude, consistência e corretude nos mesmos. “

O que é GCS? Artefatos de Software Características Equipe Mudanças

GCS Identificação Controle Auditoria Integração Objetivo: Estabelecer e manter a integridade e o controle dos produtos de software.

Abrangência da GCS Gestão de configuração de software é um conjunto de atividades de planejamento, acompanhamento, controle e atividades técnicas que: Começa quando o projeto de engenharia de software tem início. Continua durante todas as versões posteriores do software. Só termina quando o software sai de produção.

Abrangência da GCS

Vantagens Proporcionar estabilidade e confiabilidade Maior visibilidade do sistema (produtos) Maior rapidez na identificação e correção de problemas Apoiar a tomada de decisões Introduzir padrões Documentação, nomenclatura, armazenamento, procedimentos...

Vantagens Permite o controle de versões e releases do software Viabiliza a integração entre os membros da equipe Incrementa a qualidade nas diversas fases de desenvolvimento de software Garante a rastreabilidade entre o produto de software e suas partes constituintes (em suas várias versões)

Quem trabalha com GCS?

O Profissional: Gerente de Configuração São Paulo-SP na empresa "5A Consultoria" Nivel: Gerência - Necessário inglês Perfil:    A 5A Consultoria atua no mercado Corporativo de TI busca: Gerente de Configuração Atividades: Gerenciar as configurações durante o processo de desenvolvimento (incluindo controle do versionamento dos códigos), migração dos sistemas entre os ambientes(incluindo BD), implementar melhorias nos processos de publicação e configuração dos projetos, desenvolver estratégias de branch e merge para suportar as fases de desenvolvimento,criação de builds automatizados,definição de rotinas de rollback para as versões publicadas. Requisitos: Configuração de aplicações utilizando IIS,gerenciar vários branches e merges, Visual Studio Team System(preferencial) ou software de controle de código similar(GIT, SVN),SQL Server: scripts e atualizar objetos,criação de queries SQL Desejável Formação Completa e Inglês Avançado Fonte: Index Empregos

O Profissional: Gerente de Configuração Fonte: Empregocerto UOL

Onde a GCS está inserida?

Principais atividades Planejar a Gestão de Configuração Identificar a Configuração Controlar as Mudanças Administrar Baselines Relatar a Situação da Configuração Realizar Auditorias de Configuração

Referências Aula pós graduação de gerência de configuração – Prof. Misael Santos PRESSMAN, R. S., Engenharia de Software, 6ª. ed., 2006.